Boa noite, Venho apresentar aqui as primeiras fotos da instalação da Estação Meteorológica do Sitio das Fontes - Parque Municipal, Lagoa. Foram hoje instalados o poste e o anemómetro, sendo que o resto da estação deverá ser montada durante a próxima semana, quando a vedação do local estiver colocada. Aqui ficam as primeiras fotos: Local onde ficará toda a estação: O poste onde ficou o anemómetro. tem 10 metros de altura mais quase 1 metro no tubo da ponta onde ficou agarrado anemómetro. Irá levar 2 espias, para não abanar com o vento, apesar de com este diametro, o efeito do vento ser minimo. Vista Este, do topo do poste: Vista Sul: Vista Norte: Vista Oeste: O anemómetro depois de instalado: O resto da estação ficará instalada num tripé da Davis, posicionada a cerca de 2 metros do poste do anemómetro e a 1,5 - 2 m de altura, para ter o máximo de exposição solar e apanhar o minimo de sombra projectada pela vedação. O solo em redor terá vegetação rasteira. Depois coloco as restantes fotos, assim que a instalação ficar completa.
Bem que dizer desta instalação... excelente! A nível de anemómetro até está melhor que muitas EMAs do IM! Pertence à CM de Lagoa?
Sim, é da CM Lagoa. Como o Sitio das Fontes é um local que entre outras vertentes, tem uma forte componente de Educação Ambiental e dado o meu interesse pela meteorologia, achou-se interessante ter uma estação instalada nesse local. Irá ter os dados online na página www.cm-lagoa.pt e nas futuras páginas dedicadas à estação e ao Sitio das Fontes.
O local onde irá ser instalada parece ser uma excelente escolha; tem apenas atenção se a árvore não faz sombra aos sensores UV e solar, senão o número de horas de sol, a radiação solar e os níveis UV ficarão «atenuados» de forma evidente. De resto, parece ser um sítio com um excelente arejamento, o anemómetro está muito bem instalado e exposto, é impossível esse mastro abanar. Enfim, uma bela estação com todo o seu potencial aproveitado numa boa instalação. Vai ser, sem dúvida, uma estação para seguir com muita atenção. Quem me dera poder ter a minha estação instalada ao nível do solo...
Quanto à sombra da árvore, apenas uma faz sombra, mas só até à zona do mastro. Como a estação vai ficar ainda um bocado bom afastada do mastro, no sentido contrário ao da árvore e a 1,5 - 2 m de altura, parece-me que não será muito afectada por essa sombra. Depois farei uns testes para ver esses pormenores mais especificos, de forma a que nada afecte a estação. Em último caso (e não devia dizer isto!!!) corta-se uns ramos da árvore!
Não Digo isso porque por seres uma pessoa amante da meteorologia não é de certeza uma estação para instalar e esquecer como se tem visto em algumas por esse país fora, principalmente em escolas...
Como o Minho disse, a instalação do anemómetro está melhor que muitas EMAs do IM! Aliás, até serve de exemplo! A educação ambiental e a meteorologia, deveriam ser uma aposta forte em todas as câmaras deste país! Muito bem conseguido, ecobcg! Parabéns pelo trabalho realizado.
Boa noite pessoal!! Hoje andei a montar o resto da estação!!! Finalmente!!! Aqui ficam as fotos da mesma: A vedação colocada tem 2m de altura. O ISS da estação ficou entre os 1,5 e 1,80m de altura do solo, mais ou menos. Não há sombras a bater na estação, e parece-me que ficou num local bem arejado. Falta agora proceder à instalação do software no computador e meter os dados online. Tudo vai depender da facilidade (ou dificuldade) que terei nesse aspecto. Agradeço sugestões e criticas, no sentido de melhorar algum aspecto da instalação. Nota: já agora, alguém me sabe dizer se o software do weatherlink já traz "templates" de páginas web para a estação?
A instalação está excelente ! Palavras para quê ? Agora é só colocar os dados online. Nota: 1. Porque é que não usaste todo o tubo do tripé ? Desperdiças ali uns 20 cm que podiam ser aproveitados no topo do tripé para subir mais o módulo principal. Não é nada de fulcral, é mais uma questão de aproveitamento de recursos e também de estética. 2. Podes pôr os dados de temperatura da consola a mostrar as décimas, não precisam de ficar em unidades, como vêm originalmente.
1. Não usei todo o tubo do tripé devido ao tamanho do cabo do anemómetro, que não permitiu que o módulo principal subisse mais um pouco. Como o tripé ainda está um bocado afastado do mastro do anemómetro, o que sobrou de cabo só deu para o módulo ficar a essa altura. No entanto, vou comprar mais uns metros de cabo, de forma a que possa passar o cabo do anemómetro do mastro, por baixo de terra (num tubo), até ao tripé, saindo mesmo por baixo deste e subindo depois ao módulo. Ai já o módulo vai subir até ao fim do tubo do tripé. 2. Quanto aos dados da temperatura em décimas, tenciono fazer isso, mas ontem só tive tempo de ligar a consola no interior, não pude aprofundar e ler o manual da consola, para ver todos esses pormenores.