Estação Meteorológica de Mira-Sintra - Montagem e instalação final

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Foi hoje!:D

Tinhamos como plano para hoje, montar apenas o pluviómetro, de modo a poder contabilizar melhor a chuvada que aí vem... O André veio-me cá ajudar...

Mal chegámos, agarrámos no pluviómetro e fomos logo para o telhado! A minha mãe lá me deu permissão, embora estivesse sempre cheia de medo...:hehe:

Por uma minúscula entrada, chegámos ao telhado, e fomos "explorá-lo"... a chaminé parecia (e foi) perfeita...


A entrada... (sim, eu sei, vêm alí um guarda chuva... não é que fosse para nos proteger da chuva, mas foi a melhor maneira que encontrámos para poder agarrar e fechar o alçapão)
sdc11555hu3.jpg


Agarrámos nas coisas e pusemos mãos á obra!

Poucos minutos depois, o pluviómetro estava lá, fixo, para assim ficar durante os próximos anos:)

sdc11561zp3.jpg


Aí, o André lembrou-se... e que tal se puséssemos lá também o resto da estação, só para estudar o local e os dados recolhidos? Depois retirávamo-la (por causa do condomínio e tal; decisões oficiais ainda não tomadas...)

Assim foi... montámos a estação e levámo-la lá para cima...

Descemos... então, ao falar com a minha avó (minha vizinha) ela afirmou que podiamos já colocar lá a estação, e depois sim, falávamos com a administração...

Ficámos:w00t::w00t:, era hoje, iamos finalmente montar a estação, definitivamente!!

Assim foi...

sdc11591op6.jpg


sdc11594mv7.jpg


sdc11595cq0.jpg



Para não ficarem preocupados, prendemos muuuuito bem tudo, sim:D

sdc11601mp6.jpg


sdc11602kd2.jpg



E pronto... assim nos viémos embora, felizes e contentes:D:D:D


Dados actuais da estação (Oregon Scientific WMR100):

Temperatura: 19,3ºC
Humidade: 91%
Pressão: 1010 hPa
Vento: 29,5 km/h
Dew Point: 18ºC
Precipitação: 0,0mm
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais um excelente trabalho de bricolage dos membros do meteopt.com :thumbsup:

E dados online :D

Foi mesmo um profundo trabalho de bricolage.
Mas um trabalho que deu muito prazer em participar.:rolleyes:

O lugar da estação é o melhor que conseguimos.
O espaço em volta é completamente aberto.
A distância do sensor da temperatura às telhas é cerca de 1,70m e o cata vento e anemómetro estão a 1,80m das telhas.

O único se não é o facto de estar encostado a uma chaminé.
No entanto, não achámos que vá ter grande influência nos dados. Primeiro porque a distância do sensor da temperatura à chaminé ainda é considerável.
Depois porque da chaminé, o mais que poderá sair é o cheiro a comida. :lol:

Quanto aos nós visíveis e a todo aquele fio de arame, é sinal de que a estação está bem fixa. Só faltou pegarmos num rolo de fita cola gigante, e amarrámo-la à volta da chaminé. Tudo porque queremos que a estação dure e dure.

E o Gil vai cuidar bem dela;)

PS: O Gil não sabe, mas o meu plano inicial sempre foi sair de lá com a estação instalada e em pleno funcionamento. No fundo, também eu estava ansioso por a ver a transmitir dados.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Vamos montar uma empresa?
Vamos chama-la de "BRICOMET", empresa onde apenas se vai fazer bricolage de instrumentos meteorológicos. Arranjávamos uma carrinha com material e aproveitávamos para fazer venda e manutenção aos mesmos instrumentos. E que tal ?:lol::lol:

Eu tive a ideia, por isso fico já com 30% :lmao::D.



Fizeram um bom trabalho e o Gilmet até merece ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pobre da estação que vai ficar a cheirar a fritos :D

Agora a sério, parabéns aos dois pelo trabalho :thumbsup:
Eu também tenho o meu pluviómetro em cima de uma chaminé, pelas condições que oferecem (inclinação nula + boa exposição) são óptimos locais para os colocar.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Mais uma vez, obrigado pelos simpáticos comentários...

A chaminé foi defacto um lugar perfeito, até porque ainda está livre de antenas indesejadas...:)


Bem, virando-me para outro assunto... a estação já está a enviar dados para o Weather Underground...:D:D
Ainda está em fase de testes, mas parece que estou a conseguir...

O link: IPORTUGA7

(Durante o dia de hoje, não liguem se houver problemas, ou mesmo ao facto da máxima estar muito alta...:p, amanhã estará tudo bem...)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Muitos parabéns Gil! É certamente uma alegria enorme para ti veres as coisas a andar e teres já tudo operacional!

Fico mesmo muito feliz :) Ah e a localização parece-me mesmo muito boa (outra coisa não seria de esperar! ) ;)