Foi hoje! Tinhamos como plano para hoje, montar apenas o pluviómetro, de modo a poder contabilizar melhor a chuvada que aí vem... O André veio-me cá ajudar... Mal chegámos, agarrámos no pluviómetro e fomos logo para o telhado! A minha mãe lá me deu permissão, embora estivesse sempre cheia de medo... Por uma minúscula entrada, chegámos ao telhado, e fomos "explorá-lo"... a chaminé parecia (e foi) perfeita... A entrada... (sim, eu sei, vêm alí um guarda chuva... não é que fosse para nos proteger da chuva, mas foi a melhor maneira que encontrámos para poder agarrar e fechar o alçapão) Agarrámos nas coisas e pusemos mãos á obra! Poucos minutos depois, o pluviómetro estava lá, fixo, para assim ficar durante os próximos anos Aí, o André lembrou-se... e que tal se puséssemos lá também o resto da estação, só para estudar o local e os dados recolhidos? Depois retirávamo-la (por causa do condomínio e tal; decisões oficiais ainda não tomadas...) Assim foi... montámos a estação e levámo-la lá para cima... Descemos... então, ao falar com a minha avó (minha vizinha) ela afirmou que podiamos já colocar lá a estação, e depois sim, falávamos com a administração... Ficámos, era hoje, iamos finalmente montar a estação, definitivamente!! Assim foi... Para não ficarem preocupados, prendemos muuuuito bem tudo, sim E pronto... assim nos viémos embora, felizes e contentes Dados actuais da estação (Oregon Scientific WMR100): Temperatura: 19,3ºC Humidade: 91% Pressão: 1010 hPa Vento: 29,5 km/h Dew Point: 18ºC Precipitação: 0,0mm
Foi mesmo um profundo trabalho de bricolage. Mas um trabalho que deu muito prazer em participar. O lugar da estação é o melhor que conseguimos. O espaço em volta é completamente aberto. A distância do sensor da temperatura às telhas é cerca de 1,70m e o cata vento e anemómetro estão a 1,80m das telhas. O único se não é o facto de estar encostado a uma chaminé. No entanto, não achámos que vá ter grande influência nos dados. Primeiro porque a distância do sensor da temperatura à chaminé ainda é considerável. Depois porque da chaminé, o mais que poderá sair é o cheiro a comida. Quanto aos nós visíveis e a todo aquele fio de arame, é sinal de que a estação está bem fixa. Só faltou pegarmos num rolo de fita cola gigante, e amarrámo-la à volta da chaminé. Tudo porque queremos que a estação dure e dure. E o Gil vai cuidar bem dela PS: O Gil não sabe, mas o meu plano inicial sempre foi sair de lá com a estação instalada e em pleno funcionamento. No fundo, também eu estava ansioso por a ver a transmitir dados.
Vamos montar uma empresa? Vamos chama-la de "BRICOMET", empresa onde apenas se vai fazer bricolage de instrumentos meteorológicos. Arranjávamos uma carrinha com material e aproveitávamos para fazer venda e manutenção aos mesmos instrumentos. E que tal ? Eu tive a ideia, por isso fico já com 30% . Fizeram um bom trabalho e o Gilmet até merece
Pobre da estação que vai ficar a cheirar a fritos Agora a sério, parabéns aos dois pelo trabalho Eu também tenho o meu pluviómetro em cima de uma chaminé, pelas condições que oferecem (inclinação nula + boa exposição) são óptimos locais para os colocar.
Mais uma vez, obrigado pelos simpáticos comentários... A chaminé foi defacto um lugar perfeito, até porque ainda está livre de antenas indesejadas... Bem, virando-me para outro assunto... a estação já está a enviar dados para o Weather Underground... Ainda está em fase de testes, mas parece que estou a conseguir... O link: IPORTUGA7 (Durante o dia de hoje, não liguem se houver problemas, ou mesmo ao facto da máxima estar muito alta..., amanhã estará tudo bem...)
Fiquei contente com os resultados que tem dado. Parabéns e que corra tudo bem com ela, que te sirva bem.
Muitos parabéns Gil! É certamente uma alegria enorme para ti veres as coisas a andar e teres já tudo operacional! Fico mesmo muito feliz Ah e a localização parece-me mesmo muito boa (outra coisa não seria de esperar! )