Estação Meteorológica do Geofísico Lisboa (IM)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Faz já um tempo que eu, o André, o Mário e o Gil nos encontrámos e fomos ao Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, conhecer a estação do Geofísico, mas só agora - depois de vários esquecimentos - me lembrei de a apresentar aqui.

Conhecemos a estação por acaso, pois nem estávamos à espera de a encontrar, tínhamos ido ao Jardim Botânico à procura de «marcas do Outono». :p

Como já se estava à espera, resolvemos proceder à fiscalização da estação, estando lá mais de uma hora, com um termómetro portátil a verificar os dados da temperatura por ele conferidos para depois comparar com a estação oficial, que estava mesmo à nossa frente.

Às 16h, depois da média dos últimos 10 minutos (desde as 15:50h até às 16:00h) da hora, procedemos ao registo da temperatura no local (correspondente às 16h).

Assim, de acordo com os procedimentos oficiais, com a média dos últimos dez minutos da hora - que entram para a hora que começa logo a seguir - registámos uma média de 16,4 ºC às 16h.

Já em casa, fui consultar os registos da estação oficial do Geofísico, que tinham sido de 16,9 ºC à mesma hora, como se pode ver no gráfico seguinte, do dia 15 de Novembro de 2008:

Algumas fotografias do local onde a estação está instalada, por sinal bem arejado, mas com muitas árvores; não consegui encontrar o anemómetro a 10 metros de altura nem o piranómetro, que estão noutro local onde, de certeza, não haverá árvores a servir de obstáculo:

Mais um interessante trabalho de terreno :)

Á primeira vista e usando como comparação outras estações já fotografadas em diversos locais do país, parece-me que esta se encontra pelo menos num estado de conservação bom, o que me parece factor de certa forma importante também para a fiabilidade dos dados! Certamente que vocês no local observaram isso melhor claro :)

Á primeira vista e usando como comparação outras estações já fotografadas em diversos locais do país, parece-me que esta se encontra pelo menos num estado de conservação bom, o que me parece factor de certa forma importante também para a fiabilidade dos dados! Certamente que vocês no local observaram isso melhor claro :)

Eu sinceramente, ainda gostava de perceber até que ponto todas aquelas árvores influenciam, ou não, os valores da estação.

Pormenor na imagem que localiza a estação que o Daniel postou.
Às 2:26 PM UTC, de um dia de verão, dada a folhagem verdejante, a estação já estava à sombra.

Tem sem dúvidas demasiadas árvores em volta, alguma influência terá que ter nas medições. Em teoria as máximas seriam mais baixas e as mínimas mais altas. Não sei como é que conseguem medir a insolação, especialmente no inverno. Mas está em excelentes condições. De qualquer maneira acho que todos consideram a estação de Gago Coutinho como a principal estação meteorológica de Lisboa. Mas sendo a estação do Geofísico uma das mais antigas do país, deve continuar em funcionamento.

Estação Meteorológica - Antiga Universidade de Lisboa - Jardim Botânico (05/08/2009)

Fui no passado dia 5 visitar o Jardim Botânico da (antiga :D) Universidade de Lisboa e aproveitei para tirar mais umas fotos à estação. ;)

Como tinha o telemóvel à mão e ainda me restava um pouquinho de bateria, aproveitei... :)

Antes de me vir embora tirei ainda uma última foto onde é visível instrumentos de medição da velocidade do vento e respectiva direcção, montados numa espécie de torre.

dsc00078zhk.jpg

dsc00079azx.jpg

dsc00080vyg.jpg

dsc00081gut.jpg

dsc00082eqs.jpg

dsc00083oda.jpg

dsc00084mas.jpg

dsc00085qrs.jpg

dsc00086ohu.jpg

dsc00087p.jpg

dsc00088k.jpg

dsc00089jcn.jpg