Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Olá joselamego! Recentemente também adquiri um destes pluviómetros. Como não tinha forma de medir a temperatura em dias de chuva por falta de um abrigo em condições consegui assim matar dois coelhos de uma só cajadada.

Logo no momento da compra fiquei sem compreender o motivo da não inclusão de um termo-higrómetro, haveria certamente espaço para a inclusão destes dados na consola. E por falar em consola referir que sem a retroiluminação é dificil a leitura do histograma, poderiam ter apostado um pouco mais na visibilidade mas pelo preço que foi está aceitável. Entretanto a comunicação de dados com obstáculos não é muito poderosa e já tive que reposicionar a consola porque perdi a ligação.

O sensor de temperatura parece ser fiável e veio até mostrar-me que o meu sensor La Crosse com 10 anos ainda está para as curvas, contrariamente ao termo-higrómetro que estava a usar, também da Bresser que está a acusar frequentemente temperaturas abaixo da realidade. Mas ainda a este respeito dizer que não testei até agora o comportamento da temperatura aquando de exposição solar direta, mas de acordo com algumas críticas estou à espera de obter temperaturas inflacionadas, mas darei mais notícias em relação a isto depois. Quanto a mim o inflacionamento é expectável devido a dois ou três factos: a tinta usada parece ser um branco sujo que não me parece a melhor opção para reflexão da radiação e por outro lado o facto de o pluviómetro e radiation shield estarem quase que colados, não parece permitir uma grande circulação do ar e eventualmente até vai criar uma espécie de "efeito de estufa" dentro do pluviómetro que não sei até que ponto poderá influenciar a temperatura. Por último as divisórias do RS parecem-me insuficientemente espaçadas, mas enfim tudo o que disse é baseado na minha mera observação.

Apesar de tudo, serve perfeitamente para medições de temperatura sem exposição direta do sol (pelo menos de radiação mais intensa) e resolve bem o problema do arrefecimento radiativo nas noites de geada. Tendo isto em mente e sabendo que o pluviómetro é facilmente removível dos seus encaixes, parece-me que o ideal é instalá-lo a 1.5m do solo e sempre que for interessante medir as máximas (em dias de sol intenso), amarrá-lo algures à sombra. Até porque o material não deve ser extraordinário e em caso de uma saraivada é muito mais fácil removê-lo imediatamente do que se estiver num telhado ou mais inacessível. Atenção ao nivelamento do pluviómetro, porque se ele estiver descaído mais para um lado que para o outro a báscula vai oscilar de forma errada (e isto é mais uma crítica, porque a Bresser devia incluir um nível de bolha, tal e qual como outras marcas fazem). Nas críticas que li há quem pinte o RS e passe a ter melhores resultados, mas não vou arriscar visto a garantia ser de 5 anos (se registado no site da bresser).

A ausência de espigões dissuasores de aves e de um filtro pode ser meio caminho andado para juntar mais lixo no interior, pelo que a limpeza é capaz de ter que ser mais frequente.

Entretanto a resolução parece-me interessante e é de 0,25mm (critico aqui a não inclusão das leituras até às centésimas na consola, mas pronto é percetível), as Davis também só têm resolução de 0.2mm. Mas se compararmos o cone da bresser com o cone da VP2, percebe-se facilmente que água escorre melhor no cone da VP2 e que ressalta muito mais facilmente no da bresser (faziam falta umas abas no cone). Assim sendo estou à espera de encontrar medições menos precisas sempre que chover diluvianamente... A comunicação dos dados também é um pouco demorada e isto vê-se sobretudo quando chove intensamente e o pluviómetro faz várias descargas em pouco tempo, ainda que não perca a contagem e tudo seja comunicado corretamente. Li também que é conveniente selar com fita adesiva a tampa das pilhas para reduzir a quantidade de humidade que entra, protegendo-se assim os contactos.

O histórico de dados que a consola guarda é muito interessante, dando para regressar atrás e ver exatamente o que choveu em cada hora, em cada semana, mês ou ano.

Por ora são as críticas que faço, mas como disse, pelo preço que foi considero que é um equipamento que até vale a pena, com as suas limitações obviamente.
Boa noite, Mr.Neves
As minhas primeiras impressões relativamente à consola são boas... sobre o pluviométro e temperatura exterior ainda estou à espera de ver se o RS consegue proteger do sol intenso . Para já em relação à minha estação Netatmo , observo que a Bresser tem mínimas e máximas um pouco mais baixas ( cerca de 1/2 graus ) será normal ?
Comprei a bresser por 49.99 em promoção, pelo preço espero que corresponda às expectativas.
Pena é não ter dados online como tenho da minha antiga netatmo.


Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite, Mr.Neves
As minhas primeiras impressões relativamente à consola são boas... sobre o pluviométro e temperatura exterior ainda estou à espera de ver se o RS consegue proteger do sol intenso . Para já em relação à minha estação Netatmo , observo que a Bresser tem mínimas e máximas um pouco mais baixas ( cerca de 1/2 graus ) será normal ?
Comprei a bresser por 49.99 em promoção, pelo preço espero que corresponda às expectativas.
Pena é não ter dados online como tenho da minha antiga netatmo.


Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
Olá joselamego, boa noite!

Quanto à consola não estou muito satisfeito e tem havido perdas de sinal e o pluviómetro não está assim tão longe.

O RS não filtra suficientemente. Fiz o teste ao sol e a temperatura acusada, comparativamente à medida à sombra pelo La Crosse, disparou mais de 4ºC, o que prova que não é grande coisa. Protege mais que um RS de rolo que tinha, obviamente, mas não é o suficiente.

Para já em relação à minha estação Netatmo , observo que a Bresser tem mínimas e máximas um pouco mais baixas ( cerca de 1/2 graus ) será normal ?
Se a diferença entre sensores é de 1ºC ou 2ºC, considero que não seja muito normal... Os sensores estão instalados a que altura? Estavam os dois próximos um do outro quando descobriste essas diferenças ? O sensor de temperatura da netatmo tem algum RS ou apanha sol durante o dia? Há quantos anos tens a Netatmo?

O meu termómetro La Crosse costuma ter uma diferença de 0.4ºC a menos em relação ao pluviómetro, embora isto não seja rígido e vão havendo outras flutuações.

Eu ainda consegui ligeiramente mais barato, mas não fosse por este valor não tinha comprado, porque francamente não acho que valha os 79€ que costumam ser pedidos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Olá joselamego, boa noite!

Quanto à consola não estou muito satisfeito e tem havido perdas de sinal e o pluviómetro não está assim tão longe.

O RS não filtra suficientemente. Fiz o teste ao sol e a temperatura acusada, comparativamente à medida à sombra pelo La Crosse, disparou mais de 4ºC, o que prova que não é grande coisa. Protege mais que um RS de rolo que tinha, obviamente, mas não é o suficiente.


Se a diferença entre sensores é de 1ºC ou 2ºC, considero que não seja muito normal... Os sensores estão instalados a que altura? Estavam os dois próximos um do outro quando descobriste essas diferenças ? O sensor de temperatura da netatmo tem algum RS ou apanha sol durante o dia? Há quantos anos tens a Netatmo?

O meu termómetro La Crosse costuma ter uma diferença de 0.4ºC a menos em relação ao pluviómetro, embora isto não seja rígido e vão havendo outras flutuações.

Eu ainda consegui ligeiramente mais barato, mas não fosse por este valor não tinha comprado, porque francamente não acho que valha os 79€ que costumam ser pedidos.
Os sensores estão colocados a 1.5 m solo ( aproximadamente) o sensor da netatmo está num alpendre à sombra porque não tem RS como sabes.
Os sensores da netatmo tenho desde 2017
Tinha pluviométro mas avariou e daí eu comprar pouco tempo este pluviométro da Bresser.


Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Os sensores estão colocados a 1.5 m solo ( aproximadamente) o sensor da netatmo está num alpendre à sombra porque não tem RS como sabes.
Os sensores da netatmo tenho desde 2017
Tinha pluviométro mas avariou e daí eu comprar pouco tempo este pluviométro da Bresser.


Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
Então essa talvez seja a principal razão (o alpendre) porque inevitavelmente tens de contar com o calor que esse espaço reserva. Tenta trazer o pluviómetro para ao pé do sensor Netatmo e dá depois notícias. O contrário não recomendo devido ao arrefecimento radiativo durante noite, pelo que como o netatmo não tem RS, estaria completamente exposto (aí verias o contrário, isto é, o Netatmo com valores inferiores.

A netatmo possui já um RS para venda (
https://shop.netatmo.com/en-eu/weather/accessories/weather-station-shield), pese embora o facto de que de acordo com as críticas que encontrei não é extraordinário a refletir a radiação. Tens uma solução parecida da TFA não sei se encaixa lá. Mas tanto um como o outro não servem para a exposição solar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Então essa talvez seja a principal razão (o alpendre) porque inevitavelmente tens de contar com o calor que esse espaço reserva. Tenta trazer o pluviómetro para ao pé do sensor Netatmo e dá depois notícias. O contrário não recomendo devido ao arrefecimento radiativo durante noite, pelo que como o netatmo não tem RS, estaria completamente exposto (aí verias o contrário, isto é, o Netatmo com valores inferiores.

A netatmo possui já um RS para venda (
https://shop.netatmo.com/en-eu/weather/accessories/weather-station-shield), pese embora o facto de que de acordo com as críticas que encontrei não é extraordinário a refletir a radiação. Tens uma solução parecida da TFA não sei se encaixa lá. Mas tanto um como o outro não servem para a exposição solar.
E de estações com termômetro exterior e pluviométro o que aconselhas ? Digo com preço aceitável
Obrigado

Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
E de estações com termômetro exterior e pluviométro o que aconselhas ? Digo com preço aceitável
Obrigado

Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
Olá, @joselamego.

Vou tentar responder, ainda que não conheça todas as soluções que estão disponíveis para venda. Além da Bresser (e das marcas que têm pluviómetros idênticos) não conheço muitas marcas que apresentem esse tipo de solução que procuras, salvo erro atualmente só a La Crosse nos USA, Oregon e a TFA e eventualmente a Ecowitt se quiseres comprar 2 sensores e uma consola em separado (solução que não me parece muito barata). Destas marcas nenhuma possui radiation shield para o termómetro e os pluviómetros não me parecem ser extraordinários (comparando com o netatmo que tinhas). O pluviómetro da netatmo tem resolução de 0.1mm (o que não encontras na maioria dos pluviómetros), tem um filtro (a generalidade dos pluviómetros também não tem) e o cone coletor não me parece desinteressante de todo, visto que é mais largo e com bordos, pecando apenas pelo facto do cone ser pouco profundo e nisso talvez os pluviómetros da TFA (Amazon product ASIN B09CDX6CZL) e La Crosse sejam melhores. Este da TFA não tenho a certeza se apresenta dados de rain rate. Mas o problema do radiation shield terias que o resolver e o da TFA não é grande coisa para o sol.

Perante isto, considero que o melhor que ainda podes fazer será tentar adquirir novo pluviómetro da netatmo e tentar ou montar um RS artesanal ou encontrar algum à venda (sabendo que a maioria deles deixam a desejar).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Olá, @joselamego.

Vou tentar responder, ainda que não conheça todas as soluções que estão disponíveis para venda. Além da Bresser (e das marcas que têm pluviómetros idênticos) não conheço muitas marcas que apresentem esse tipo de solução que procuras, salvo erro atualmente só a La Crosse nos USA, Oregon e a TFA e eventualmente a Ecowitt se quiseres comprar 2 sensores e uma consola em separado (solução que não me parece muito barata). Destas marcas nenhuma possui radiation shield para o termómetro e os pluviómetros não me parecem ser extraordinários (comparando com o netatmo que tinhas). O pluviómetro da netatmo tem resolução de 0.1mm (o que não encontras na maioria dos pluviómetros), tem um filtro (a generalidade dos pluviómetros também não tem) e o cone coletor não me parece desinteressante de todo, visto que é mais largo e com bordos, pecando apenas pelo facto do cone ser pouco profundo e nisso talvez os pluviómetros da TFA (Amazon product ASIN B09CDX6CZL) e La Crosse sejam melhores. Este da TFA não tenho a certeza se apresenta dados de rain rate. Mas o problema do radiation shield terias que o resolver e o da TFA não é grande coisa para o sol.

Perante isto, considero que o melhor que ainda podes fazer será tentar adquirir novo pluviómetro da netatmo e tentar ou montar um RS artesanal ou encontrar algum à venda (sabendo que a maioria deles deixam a desejar).
Muito obrigado, Mr. Neves .
De facto a melhor solução além deste da Bresser que já tenho como tu , será comprar de novo o pluviométro da netatmo. Quando tive funciona bem .

Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Muito obrigado, Mr. Neves .
De facto a melhor solução além deste da Bresser que já tenho como tu , será comprar de novo o pluviométro da netatmo. Quando tive funciona bem .

Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
Sim realmente isso parece-me o mais sensato. Quanto a temperaturas enquanto não tiveres RS diria, que o melhor seria considerares as leituras do bresser para as mínimas e as máximas usas o netatmo (atenção que sobretudo no verão o alpendre pode influenciar por baixo a temperatura). De outro modo só posicionando o bresser à sombra para teres as máximas. Fazer um RS para o sensor da netatmo talvez possa não ser tão prático, como o sensor é grande exige algo de maior dimensão. O RS da netatmo parece-me precisamente ser pouco ventilado e a tinta usada também parece não ser brilhante.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Venho só partilhar um anúncio que vi.


IMG_20240109_140837.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Bom dia

Apos alguns anos sem ter uma estação meteorológica e sem muito tempo para acompanhar o forum.
No passado tinha uma estação watson, tinha a estação online com o site meteocasas.
Neste momento estou fora de Portugal queria comprar uma estação mas vejo agora tantas e nem sei o que escolher.
Não quero ir alem dos £200.
Algumas sugestões deixo abaixo algumas que andei a ver

ECOWITT Weather Stations, 7-in-1 O... Home Garden GW1101 https://amzn.eu/d/dy32wsE

Deal: Ecowitt Wireless Wi-Fi Weath... Ecosystem, HP2551 https://amzn.eu/d/9DOnyRe


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

grandeurso

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
81
Local
Caniço, Ilha da Madeira
Boa tarde. Sou professor numa escola da Região Autónoma da Madeira e pretendia construir, com os alunos de 7º ano, num projeto interdisciplinar, uma estação metereológica. O objetivo será, não só a estação, mas também registar o processo de construção com documentação fotográfica de todo o processo construtivo. Temos espaço disponível e também alguma folga financeira. Será que me podiam indicar sites, não só para adquirir as partes constituíntes da estação, assim como a elaboração da sua construção? Já sigo este fórum há bastantes anos, lembro-me de ver algumas participações de foristas a explicar a construção de estações, como fotos, mas não as consigo encontrar... A estação também seria para disponibilizar os dados online. Desde já agradeço a vossa ajuda.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde. Sou professor numa escola da Região Autónoma da Madeira e pretendia construir, com os alunos de 7º ano, num projeto interdisciplinar, uma estação metereológica. O objetivo será, não só a estação, mas também registar o processo de construção com documentação fotográfica de todo o processo construtivo. Temos espaço disponível e também alguma folga financeira. Será que me podiam indicar sites, não só para adquirir as partes constituíntes da estação, assim como a elaboração da sua construção? Já sigo este fórum há bastantes anos, lembro-me de ver algumas participações de foristas a explicar a construção de estações, como fotos, mas não as consigo encontrar... A estação também seria para disponibilizar os dados online. Desde já agradeço a vossa ajuda.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego