Estações Meteorológicas da Comunidade

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Pode inscrever-me sobre a lista: Toby René.
Se o projeto for sério e aparafusando a qualidade e não a quantidade, a minha sociedade (portuguesa) pode tornar-se sponsor (não sou milionário). :lol:
Piolho evitar uma má tradução com o meu mau português, se uma pessoa puder traduzir isto:

Excusez-moi, si j'écris en français, j'ai trop de difficulté avec le portugais.
Avec 30/40/50 x 10€, je ne vois pas comment vous allez financer une station météo de qualité (minimum 600/700€).
Je me permet de vous donner mon opinion, le problème portugais est que chacun travaille dans son coin (je constate cela aussi en astronomie, mon épouse étant artiste arrive à la même conclusion).
Pourtant il y a de belles stations au Portugal, bien montées, fiable. (voir plus haut, etc...)
Je pense que la première étape serait de regrouper les bonnes stations existantes pour présenter aux gens, IPMA, sponsor, etc... un projet serieux, qui tourne, qui apporte une valeur ajouté par rapport aux réseaux météo moribond qui accepte tout et n'importe quoi.
La qualité paie toujours, faut juste être patient.
Je trouve dommage que personne ne me suit pour inscrire des stations sur InfoClimat.
Ok c'est français :lol:, mais c'est un exemple à suivre (+ de 1400 stations de qualité), aujourd’hui infoclimat parviens à financer des stations.
Voilà en quelque mots, je suis partant pour un projet portugais fédérateur de qualité, mais désolé d'être direct un réseau fait de stations hétérolécithe sans ligne de conduite claire, précise n'a pas d'avenir pour moi.

Excuser ma franchise, mais mon soutien pour un projet d'avenir.
Merci pour la traduction.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
O 1º passo é questionar quem estará interessado em alinhar neste projecto, e para isso é necessário que se faça uma lista. A partir daí o objectivo será a recolha da opinião de todos acerca da melhor estação a comprar tendo por base a relação qualidade/custo. Se tivermos 30 pessoas a contribuir com 10 euros já teremos uma margem razoável para se comprar uma estação. Claro que o feedback dos Moderadores/Administradores do Fórum é sempre primordial e com a sua experiência seria sem dúvida muito mais fácil :) .
Nem mais!

Então a lista vai em:

- @gui5000
- @criz0r
- @Toby
- @jonas_87
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Boa noite,

Pode inscrever-me sobre a lista: Toby René.
Se o projeto for sério e aparafusando a qualidade e não a quantidade, a minha sociedade (portuguesa) pode tornar-se sponsor (não sou milionário). :lol:
Piolho evitar uma má tradução com o meu mau português, se uma pessoa puder traduzir isto:

Excusez-moi, si j'écris en français, j'ai trop de difficulté avec le portugais.
Avec 30/40/50 x 10€, je ne vois pas comment vous allez financer une station météo de qualité (minimum 600/700€).
Je me permet de vous donner mon opinion, le problème portugais est que chacun travaille dans son coin (je constate cela aussi en astronomie, mon épouse étant artiste arrive à la même conclusion).
Pourtant il y a de belles stations au Portugal, bien montées, fiable. (voir plus haut, etc...)
Je pense que la première étape serait de regrouper les bonnes stations existantes pour présenter aux gens, IPMA, sponsor, etc... un projet serieux, qui tourne, qui apporte une valeur ajouté par rapport aux réseaux météo moribond qui accepte tout et n'importe quoi.
La qualité paie toujours, faut juste être patient.
Je trouve dommage que personne ne me suit pour inscrire des stations sur InfoClimat.
Ok c'est français :lol:, mais c'est un exemple à suivre (+ de 1400 stations de qualité), aujourd’hui infoclimat parviens à financer des stations.
Voilà en quelque mots, je suis partant pour un projet portugais fédérateur de qualité, mais désolé d'être direct un réseau fait de stations hétérolécithe sans ligne de conduite claire, précise n'a pas d'avenir pour moi.

Excuser ma franchise, mais mon soutien pour un projet d'avenir.
Merci pour la traduction.

Concordo, o melhor é investir primeiro na qualidade do que criar uma rede gigante do nada. Pelo que tenho visto, as Davis parecem-me as melhores, deve rondar à volta dos 500€, talvez se consiga mais barato. Contudo, esta primeira estação que estamos a tentar colocar tem como objetivo medir o vento (talvez o @jonas_87 seja a melhor pessoa para falar sobre o clima daquele local), não sabendo se é útil ter um instrumento para medir a precipitação.

Outra coisa que tenho a apontar é que se quisermos continuar a expandir a rede precisamos de locais para colocar as estações. Ora, tendo em conta que existem inúmeras pessoas que moram em sítios diferentes e que preferiam ver uma certa estação num sítio ou noutro, a subjetividade vai ser maior e as opiniões e pontos de vista vão se dividir. Por isso, acho que seria útil fazermos tipo "candidaturas", em que uma pessoa apresentava onde queria uma estação, as razões, os benefícios, o clima do local, etc. Com várias candidaturas depois existia tipo uma votação, a que ganhasse depois seguia para a próxima "etapa" que provavelmente seria a escolha do responsável pela estação, quem podia comprar a estação, quem a instalava, ou fazer parecias com o IPMA ou com o projeto da Troposfera. Depois sim, podia-se juntar o dinheiro por meio de crowdfunding ou outros meios (ainda não tive outras ideias), e instalava-se a estação. As outras candidaturas continuavam em stand-by até às próximas candidaturas, provavelmente assim que a outra estive em período de funcionamento.

A outra parte do projeto era juntar as estações já existentes, de pessoal daqui do fórum por exemplo, mas estações certificadas/qualidade como dizes. Talvez depois com o crescimento, provavelmente lento, da rede, poderíamos colaborar com o IPMA ou com o projeto da Troposfera ou com o teu sponsor.

PS: Não sei qual é a vossa ideia quanto a reunir os dados das estações, se preferiam juntar-se a uma rede (tipo WU, infoclimat, projeto da Troposfera) ou criar um site próprio nosso?
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A outra parte do projeto era juntar as estações já existentes, de pessoal daqui do fórum por exemplo, mas estações certificadas/qualidade como dizes. Talvez depois com o crescimento, provavelmente lento, da rede, poderíamos colaborar com o IPMA ou com o projeto da Troposfera ou com o teu sponsor.

Por diversas razões nunca consegui efectivamente obter uma estação que me permitisse retirar todo o tipo de leituras para além das temperaturas e da humidade relativa, sempre considerei isso uma falha enorme da minha parte tendo em conta o meu gosto por este ramo da Ciência mas a vida é complicada. Conto muito em breve já ter finalmente ao meu dispor uma Estação para desse modo poder partilhar com toda a nossa comunidade o que se passa a nível climático na minha área de residência. Nesse dia e caso este projecto ultrapasse a Fase da Teoria terei todo o gosto em incluir a minha estação na rede. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000