Já está na hora de fazermos um resumo do ano 2011.. Então, no Montijo foi basicamente assim: Janeiro - Mês dentro da média na precipitação, temperaturas a rondar os 1 e os 18ºC. Fevereiro - Mês mais chuvoso que Janeiro, acima da média a precipitação. Temperaturas a rondar os quase negativos e os 20ºC. Março - Dentro da média na chuva e temperaturas mínimas frias e máximas amenas. *Abril - Dias primaveris intervalados por belos episódios de precipitação e trovoada. *Maio -Muito semelhante a Abril com calor de Verão e bastante trovoada. Junho - Quente no geral, com temperaturas ardentes no fim do mês, perto dos 40ºC. Julho - Mês extremamente seco, quente o quanto baste. Agosto - Mês quente, mas não tão quente quanto esperado. Precipitação acima da média. Setembro - Noites mais frescas, dias quentes. Alguma chuva. Outubro - Noites frescas e dias quentes. com máximas perto dos anormais 35ºC. *Novembro - Chegou a frescura, com máximas em queda ( Finalmente ) e mínimas bastante frias ( abaixo dos 5ºC ). Dezembro - Ainda não chegou ao fim, mas mês seco e bastante frio, com bastantes dias de nevoeiro e dias gélidos. *Os meses a laranja são os que, para mim, foram os melhores meses do ano meteorológicamente.
André, não te enganaste a meter cor no mês de Dezembro? Não querias antes meter em Novembro, que foi em muitos locais o mais chuvoso do ano, e com vários eventos de vento?
Este ano de 2011 foi particularmente fantástico a nível de Trovoadas, quase todos os meses tiveram pelo menos 1 dia de Trovoada, sendo que para mim os meses de Abril e Maio foram excelentes a esse nível. Destaco o dia 18 de Abril, dia em que 5 relâmpagos atingiram a cidade (algo que nunca tinha presenciado), de destacar também a Wall Cloud no dia 28 de Maio (salvo erro) que passou mesmo aqui e por momentos tive algum receio, pois levantou-se um grande vendaval que metia respeito e destaco também a Funnel Cloud (a única que vi em toda a minha vida) no dia 29 de Abril. Foi um ano muito quente, praticamente tivemos temperaturas de Verão desde Abril até finais de Outubro. Em termos de Frio admito que foi fraquinho, a mínima do ano não foi além dos +1.3ºC, pelo menos até hoje visto que ainda faltam 2 semanas até o ano terminar e só no dia 31 é que poderei fazer um balanço completo sobre esse assunto.
12 fotos de 2011: Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Excelente ano meteorologicamente falando! Em termos de chuva e trovoadas tivemos vários meses bastante bons.Em termos de calor e sol Setembro,e Outubro foram fantásticos! Sem nortada,e calor foram meses de Verão no litoral Oeste. Dezembro foi/está a ser muito seco,mas depois de um Novembro genial em termos de precipitação( O mês foi muito acima da média em termos de precipitação pelo menos em Oeiras ),granizada e trovoada(Não me lembro de um mês com tantos dias de trovoada) nem me queixo. Só não gostei do mês de Julho,com a sua nortada forte constante,sem ser frio,nem calor,nem chuva,nada de nada... De resto ano interessante
Aqui na zona de Tavira/Cacela o ano civil termina com precipitação acumulada ligeiramente acima da média (>600 mm) e temperatura média acima da média. Destaque para o mês de Março, um dos mais chuvosos dos últimos 30 anos, com perto de 200 mm acumulados na estação de Cacela. As acumulações de Março, Abril e Maio salvaram o ano; Outubro e Novembro tiveram precipitação dentro da média, tal como Setembro (choveu apenas num único dia). Fevereiro e Janeiro ficaram abaixo da média, pois passou tudo ao lado, ao largo do Golfo de Cádis. O Verão foi seco, tal como Dezembro.
Na Atalaia ( Anterior posto de observação ) os extremos do ano foram: Mínima anual: -0,8ºC Máxima anual: 38,9ºC
Vou partilhar os meus dados da Islândia que tive em 2011: Janeiro: início gelado (entre -5ºC a -18ºC) mas extremamente seco (sem qualquer neve), no final do mês acima dos zero. Fevereiro: bastante tempestades polares, vários blizzards alternados com dias de chuva, temperatura rondou os 0ºC Março: mês bastante gelado, temperaturas a chegar aos -15ºC, neve acumulada aos 40cm, o final do mês bem acima dos zero Abril: depois de ter chegado aos 10ºC ainda houve bastante neve durante o meio do mês Maio: início primaveril com máximas a atingir 21ºC (anormalmente alto) para depois chegar perto dos zero e voltar a neve. De modo geral bastante seco e ventoso (o frio ventoso do final do mês foi bastante desastroso para a agricultura aqui) Junho: neve rara no ínicio do mês (que caiu misturada com cinza da erupção vulcânica do Grimsvotn), o resto do mês foi mais típico de verão, com temperaturas a rondar os 15ºC Julho: mês quente e anormalmente seco, houve até trovoadas algo que aqui é suposto ser muito raro. Máxima até 25ºC Agosto: mês muito mais húmido e fresco, e inclusive geadas no final do mês! Setembro: ínicio frio mas seco, e o resto do mês bem acima da média Outubro: temperaturas acima da média e bastante precipitação Novembro: temperaturas bastante acima da média (15ºC) para depois cair aos -15ºC no final do mês Dezembro: mês extremamente frio e com muita neve, a chegar aos 75cm, totalmente abaixo de zero, atingiu várias vezes abaixo dos -15ºC e inclusivé -20ºC Foi um ano muito interessante, com extremos de -20ºC e +25ºC. Com um janeiro muito seco, um maio igualmente muito seco e com extremos anormais (início muito quente e depois frio), um junho com neve raríssima, um verão seco e ameno, ocorrência de trovoadas (evento raro), um outono anormalmente quente e um dezembro anormalmente frio e com imensa neve.
Leiam, releiam, voltem a ler, imaginem, voltem a imaginar, fechem os olhos e sonhem, enfim ... deliciem-se com este ano meteorológico islandês, mês a mês ... GELO, NEVE, FRIO, TROVOADAS, BLIZZARDS, 75 cm NEVE, CALOR ANORMAL, NEVE EM JUNHO, CINZAS VULCÂNICAS, DEPRESSÕES CAVADAS, ... desculpem as letras grandes, mas ... é bom demais para viver in loco ! Felizardo Irpsit !