Estudo da NASA mostra que cada vez chove mais nos trópicos

madzoid

Cirrus
Registo
26 Fev 2006
Mensagens
13
Local
Campelos (97m), Torres Vedras (Oeste)
Analisados dados de 1979 a 2005
Estudo da NASA mostra que cada vez chove mais nos trópicos
28.08.2007 - 19h51 PUBLICO.PT

Os cientistas da NASA (agência espacial norte-americana) analisaram imagens de satélite e de estações meteorológicas terrestres e concluíram que cada vez chove mais nas regiões tropicais do planeta, foi hoje revelado. De 1979 a 2005, os anos com maior precipitação ocorreram a partir de 2001.

O ano mais chuvoso foi 2005, seguido de 2004, 1998, 2003 e 2002.

“Quando olhamos para o planeta nos últimos 30 anos, a quantidade total de precipitação mudou muito pouco. Mas nos trópicos, onde cai cerca de dois terços da chuva, houve um aumento de cinco por cento”, explicou Guojun Gu, coordenador do estudo e cientista no Goddard Space Flight Center, em Maryland. O aumento da precipitação concentrou-se nos oceanos, com um ligeiro declínio na superfície terrestre.

Os climatólogos prevêm que uma tendência de sobre-aquecimento da atmosfera e superfície terrestres poderá acelerar a reciclagem da água entre solo, mar e ar. Temperaturas mais quentes aumentam a evaporação da água do oceano e da terra, permitindo ao ar manter mais humidade. Esta situação levará à formação de nuvens que produzem chuva e neve.

“Um clima mais quente é a causa mais plausível para esta tendência na precipitação tropical”, comentou o co-autor do estudo, Robert F. Adler, do mesmo instituto.

Adler e Gu estão a trabalhar agora num estudo mais detalhado sobre a relação entre as temperaturas de superfície e os padrões de precipitação.

Fonte: Público

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1303475&idCanal=undefined