1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Estudo de Impacte Ambiental decorrente de um desastre/emergência

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Goku 22 Out 2011 às 11:08.

1. Goku

Goku
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Leiria
    Boas.
    Alguém deste forum fez algum trabalho que tenha envolvido uma situação da potencial situação decorrente do desastre/emergência (por. exemplo, um derrame de produto químico, incêndio, explosão, ou outro acidente com causas naturais), alvo de estudo; identificar e avaliar os impactes ambientais reais e potenciais decorrentes nas diferentes componentes naturais ou humanas; propor medidas de mitigação e de minimização para os impactes ambientais resultantes.
    Obrigado.

2. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Boas, nunca fiz nenhum estudo desses.
    Esse tipo de estudos de impacte para situações preventivas não se fazem, normalmente o que acontece é fazer o estudo a partir do momento em que tal situação acontece, pois podes estar a fazer um estudo para algo que nunca possa ocorrer. Nestes casos a não ser que sejam extremamente mediáticos também não se fazem... O grande problema desse estudo é a área e o produto envolvido, que estão totalmente dependentes das características do meio que nestes casos extremamente pontuais na sua ignição.

Collapse Signature Expand Signature
  3. Goku

Goku
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Leiria
    Eu tenho uma cadeira na Universidade que é Avaliação de impactes Ambientais.
    Esta cadeira requer que fazamos um trabalho que consiste em estudar os impactos do desastre/emergência, em que pode ser real ou imagnário (por. exemplo, um derrame de produto químico, incêndio, explosão, ou outro acidente com causas naturais).
    O objectivo deste trabalho consiste em avaliar os impactos que esse desastre/emergência pode trazer ao meio ambiente envolvente, ou seja, que consequências pode trazer caso no local onde ocorreu o desastre/emergência caso exista especies protegidas, lençois friáticos, habitações, etc..

4. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Então estamos o dois na mesma. Eu também tenho a mesma cadeira.:D:D

Eu vou fazer o estudo mas em situação de construção de uma grande obra, não em situação de emergência.

A grande maioria dos estudos já publicados uns aprovados e outros ainda avaliação estão aqui:
    http://aiacirca.apambiente.pt/Public/irc/aia/aiapublico/library?l=/&vm=detailed&sb=Title

5. Goku

Goku
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Leiria
  6. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Geografia na Universidade de Évora e tu?

7. Goku

Goku
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Leiria
    Protecção Civil em Leiria.

8. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Pois não sei...
    Se necessitares de algo diz-me. Pode ser que eu tenha. Não sei se o site que indiquei te ajuda.

9. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    offtopic..
    Bom curso, ainda tentei transferência para PC quando o curso abriu pela primeira vez em Peniche (ESTM) antes de ser mudado para Leiria.

10. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)

Partilhar esta Página