Estou à procura de um estudo sobre a velocidade do vento durante o ano no território português, será que alguém conhece algum sitio onde possa arranjar esta informação.
Estou à procura de um estudo sobre a velocidade do vento durante o ano no território português, será que alguém conhece algum sitio onde possa arranjar esta informação.
O INETI tinha em mãos um projecto denominado por "Atlas do Vento", que não sei se já estará concluído.
O projecto visa conhecer todo o potencial eólico do país, estudando em pormenor a velocidade do vento nas diversas regiões.
Devo de salientar que maravilhoso estudo que foste encontrar
Tem a explicação de como funciona os ventos ao passar por colinas e montanhas é tal como a zona onde vivo,que tem por influencia da serra de sintra e onde se forma uma nuvem secundária(lenticular) a sul da serra em certas ocasiões meteorologicas.
Reavivando o assunto deste tópico, alguém sabe onde exista algum estudo do género onde constem as velocidades médias do vento por região e por mês?
O link do atlas que postaram aí infelizmente já não está disponível...
Eu estou neste momento no 12º ano no curso de Técnico de Gestão do Ambiente e estou a desenvolver um projeto de aptidão profissional sobre energias renováveis e gostava de saber se existe uma shape dos ventos cá de Portugal para utilizar no sistema de informação geográfica, Arc Gis. Obrigado.
Ha uns anos atrás cheguei a usar as shapefiles do site da agencia do ambiente, eles tinham muitos dados por exemplo, geadas, temperatura media anual, nº horas de sol etc, não recordo se tinha vento.
Tentei procurar no site, mas não encontrei nada.