É uma irridescência.
É um fenómeno extremamente mais vulgar do que possa pensar. Passa muitas vezes despercebido. Somente quem olha para o céu frequentemente é que repara. Eu já vi dezenas de vezes nos mais variados países, geralmente em dias de céu nublado com cirros.
Ocorre quando o sol reflecte-se em cristais de gelo. E geralmente dura uns minutos apenas.
Também é observado após a passagem dos foguetões espaciais.
Geralmente não são tão coloridas como a da fotografia, mas também podem ser assim.
Em circunstâncias raríssimas, fenómenos idênticos ocorrem antes de grandes sismos, causados pela libertação de gases e electricidade gerada pelas rochas sob grande tensão. Obviamente este fenómeno nunca vi.
Também muito raras e muito mais espectaculares são as nuvens nacreosas. Somente observadas na Antárctida e esporadicamente no Árctico, nunca em latitudes temperadas. Eu já vi uma vez e foi extraordinário. Geralmente ocorre no circulo polar uma vez a cada poucos anos, quando a atmosfera está extremamente fria, o que resulta na formação de nuvens na estratosfera que reflectem a luz do sol. Por consequência também só são observadas no Inverno.
Se esta fotografia tivesse sido tirada no Inverno e na parte norte do Canadá poderia dizer que também poderia ser um bocadinho de nuvens nacreosas, mas geralmente são bem mais espectaculares do que esta fotografia mostra. Creio que o que esta foto mostra é mesmo uma boa irridescência.
Outro fenómeno já mais diferente mas também potencialmente belo são as nuvens noctilucentes, normalmente somente observadas nas regiões polares mas ocasionalmente a latitudes médias, sempre em Junho, pois estas são nuvens formadas na alta atmosfera, que está mais fria nesse mês (sol mais distante da Terra). São nuvens de um azul eléctrico e com algum brilho e luminosidade, observadas após o por do sol. Este fenómeno já vi várias vezes, muitas na Islândia e também na Áustria, mas nunca em Portugal (embora ocorra de vez em quando).
A minha prima do Canadá publicou esta foto no facebook ontem
Lixo espacial?
Sol reflectido em cristais de gelo?
Tirada em
Sauble Beach, Ontário, Canadá