Evento meteorológico raro enche Grand Canyon de nuvens
Uma inversão térmica ocorre quando o ar frio fica preso junto à superfície da terra por ar mais quente. A humidade no ar frio gera nevoeiro. Normalmente, apenas partes do Grand Canyon, no Arizona, ficam com nuvens, mas no fim de semana o vale ficou completamente coberto.
As imagens do fenómeno foram divulgadas na página do Facebook do parque nacional do Grand Canyon, com especialistas a dizer aos media norte-americanos que as inversões térmicas ocorrem uma a duas vezes por ano. Contudo, uma inversão térmica total como a que aconteceu agora é vista apenas uma vez a cada dez anos. Desta vez, ocorreu na sexta-feira e repetiu-se no domingo.
No Facebook, lia-se na legenda das fotos: "Os guardas do parque esperam anos para o ver. A palavra espalhou-se como um fogo florestal e muitos correram até à beira do vale para o fotografar. Que fantástico para todos."
O Grand Canyon tem 446 quilómetros de comprimento e chega a ter 29 quilómetros de largura e uma profundidade de 1800 metros. O vale foi escavado pelo rio Colorado, revelando quase dois mil milhões de anos da história geológica da Terra.
DN







https://www.facebook.com/GrandCanyonNationalPark