Eventos meteorológicos raros na zona de Lisboa

cdm

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Mafra, 217 metros
Boa Noite, e olá a todos do fórum, pois é a minha estreia. :)


Sabem-me fazer uma lista (não muito exaustiva, só por curiosidade) de eventos climatéricos raros na zona de Lisboa (refiro-me a mini-tornados, neve [mesmo que com pouca expressão], trovoadas grandes, quedas violentas de granizo, etc.).?:rolleyes:
 


iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Eventos climatéricos raros na zona de Lisboa

Boa Noite, e olá a todos do fórum, pois é a minha estreia. :)


Sabem-me fazer uma lista (não muito exaustiva, só por curiosidade) de eventos climatéricos raros na zona de Lisboa (refiro-me a mini-tornados, neve [mesmo que com pouca expressão], trovoadas grandes, quedas violentas de granizo, etc.).?:rolleyes:

Bem vindo :thumbsup:
Se calhar também tu sabes fazer essa lista se fizeres umas pesquisas!
Tanto no fórum como no google encontras muita informação.
Quando tiveres algo coloca ai !!:thumbsup:
Boa sorte
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Bem ,aqui vai um ajudinha, pelo menos no que diz respeito a fenómenos ocorridos ha pouco tempo (ou seja, desde há 30 anos):

Neve: :cold:- Ocorreu nos dias 29 de Janeiro de 2006 e 28 de Janeiro de 2007 (por curiosidade dois domingos, separados de um ano menos um dia). Não chegou a fixar-se por muito tempo na cidade, mas chegou a cobrir de branco vários pontos da região, tendo chegado a haver acumulações consideráveis em Sintra, Pero Pinheiro, Loures e Tojal, por exemplo.

Noutro episódio, caiu chuva gelada durante alguns minutos na zona norte de Lisboa, no mês de Março (o que é extremamente raro), tendo nesse dia a temperatura atingido 0ºC :cold:

Quedas intensas de granizo: :w00t:a pior que há registo ocorreu a 29 de Outubro de 2002. A cidade, bem como muitos outros pontos do litoral centro ficou coberta por uma camada de mais de 10 cm de granizo. Nesse dia ocorreu também uma violenta trovoada.

Temperaturas altas: a máxima ocorreu a 14 de Junho de 1981, com 41,6ºC. No dia 1 de Agosto de 2003 a mínima foi de 26,6ºC, a maior de sempre.

Trovoadas: as piores ocorreram a 16 de Setembro de 1979 (caíram raios em vários pontos da cidade), 6 de Agosto de 1983, 26 de Outubro de 1983 (caiu um raio no Palácio Foz), 16 de Junho de 1989 (a pior de todas:eek:, uma coisa pavorosa, a cidade e todos os arredores tiveram o céu iluminado constantemente, à razão de um relâmpago a cada 5 seg., das 0h30 a 1h00 ocorreram estrondos piores que bombas, enfim, algo nunca visto. Se já houvesse detectores de raios ter-se-ia batido o record), e 29 de Outubro de 2002.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Noutro episódio, caiu chuva gelada durante alguns minutos na zona norte de Lisboa, no mês de Março (o que é extremamente raro), tendo nesse dia a temperatura atingido 0ºC :cold:

Isso foi quando? Chuva gelada em LX? uau! :eek: Sabes data?

Trovoadas: 29 de Outubro de 2002.

Essa lembro-me bem! Foi fantástica!! Linda!! :w00t::shocking:

Temperaturas altas: a máxima ocorreu a 14 de Junho de 1981, com 41,6ºC. No dia 1 de Agosto de 2003 a mínima foi de 26,6ºC, a maior de sempre.

Nessa onda de calor de 2003 penso que foi batida a anterior marca de máxima.. Chegou aos 42º em Lisboa, dia 1.. Certo? :)
E essa mínima não é do dia seguinte? Dia 2, depois do record de máxima de dia 1? :)
Nesse dia estavam 35º à noite aqui na praia, e pessoal lá a tomar banho à noite, com relâmpagos no céu ao longe..
Surreal esse dia...
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Isso foi quando? Chuva gelada em LX? uau! :eek: Sabes data?





Essa lembro-me bem! Foi fantástica!! Linda!! :w00t::shocking:



Nessa onda de calor de 2003 penso que foi batida a anterior marca de máxima.. Chegou aos 42º em Lisboa, dia 1.. Certo? :)
E essa mínima não é do dia seguinte? Dia 2, depois do record de máxima de dia 1? :)
Nesse dia estavam 35º à noite aqui na praia, e pessoal lá a tomar banho à noite, com relâmpagos no céu ao longe..
Surreal esse dia...


Sei, perfeitamente, foi na noite de 1 para 2 de Março, mas durou muito pouco tempo.

Segundo os dados do IM nesse dia a maxima foi de 40.6ºC no aeroporto, eses 42ºC devem ser da est meteo do Jardim Botânico. Essa mínima de facto e de 1 para 2, nessa noite houve uma trovoada seca. Dentro de casa estavam 32ºC .

Para quem gosta de trovoada e estudar situações do género, tenho aqui umas imagens sobre a sit metereológica dos dias das piores trovoadas, tenho é algumas dificuldades em pô-las. Se alguém souber ajudar, agradeço.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Já agora..
Em que ano foi aquele temporal de Inverno que fez rajadas de cerca de 120km/h em Lisboa?
Foi uma madrugada, lembro-me da trovoada, de acordar com ela, mas nessa altura já tinha passado o vendaval, nem soprava nada quase..
Sei que fecharam a ponte e tudo..
No dia seguinte havia muitos estragos..

Andava no secundário, portanto, deve ter sido por volta de 96/97....
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Aproveito para dizer que no dia 1 de Agosto de 2003 eu registei 46 graus em Setúbal numa parte da serra da Arrábida junto ao castelo de S.Filipe, fui a uma matança de um porco no meio da serra, só vos digo era quase impossível respirar;) A temperatura foi registada pelo o termómetro do carro, que para mim é muito fiável, tem sempre a mesma temperatura igual a da minha estação;)
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Já agora..
Em que ano foi aquele temporal de Inverno que fez rajadas de cerca de 120km/h em Lisboa?
Foi uma madrugada, lembro-me da trovoada, de acordar com ela, mas nessa altura já tinha passado o vendaval, nem soprava nada quase..
Sei que fecharam a ponte e tudo..
No dia seguinte havia muitos estragos..

Andava no secundário, portanto, deve ter sido por volta de 96/97....

E esta certo.. foi mesmo de 1996, mais concretamente no dia 21 de Dezembro. Nesse dia o vento rebentou janelas nalgumas casas e fechou a ponte 25 de Abril (na altura a única). Tenho aqui o mapa de superfície desse dia. Uma enorme depresão com uma presão muito baixa no centro (asim estilo Erica, mas penso que ainda mais forte.:w00t:

 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ena, terrivelmente parecida com a de ontem, até o facto da acalmia depois da tempestade, lembro-me perfeitamente que não vi vento algum nessa altura! Acordei por volta das 6 da manhã com um enorme trovão, e chovia, com o vento parado.. Quando minutos antes o vento tinha andado nos 120km/h..
Mas certamente mais forte essa de 96.. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E esta certo.. foi mesmo de 1996, mais concretamente no dia 21 de Dezembro.

Bom achado. Não tenho memória deste temporal, se calhar não estava cá.

Criei uma animação de satélite da mesma, entre a meia noite do dia 18 e a meia noite do dia 22 Dezembro de 1996.

1996.gif


A mesma animação mas com data e hora:
http://i217.photobucket.com/albums/cc44/lx2000/dez1996.gif