O Outono de 1989 fez terminar o período de seca severa que lhe antecedeu com a ocorrência de picos precipitação intensa/torrencial com períodos de retorno elevados.
Picos de precipitação durante o Outono:
São Brás de Alportel - 3 de Dezembro - 128,9 mm em 7 horas;
Picota - 14 de Novembro - 92,5 mm em 8 horas, 19 de Novembro - 51,0 mm em 7 horas; 21 de Novembro - 69 mm em 6 horas; 3 de Dezembro - 79,4 mm em 11 horas;
Faro - 3 de Dezembro - 67,5 mm em 8 horas;
Vila Real de Santo António - 3 de Dezembro - 57,9 mm em 6 horas;
E também o torrencial 13 de Outubro de 1989 que contribuiu para que o mês fechasse em Faro com quase 350 mm...
Dados retirados da «Caracterização hidrometeorológica das cheias de Outubro, Novembro e Dezembro de 1989 no Sotavento do Algarve - João Mimoso, Maria da Conceição Louro Almeida»
Picos de precipitação durante o Outono:
São Brás de Alportel - 3 de Dezembro - 128,9 mm em 7 horas;
Picota - 14 de Novembro - 92,5 mm em 8 horas, 19 de Novembro - 51,0 mm em 7 horas; 21 de Novembro - 69 mm em 6 horas; 3 de Dezembro - 79,4 mm em 11 horas;
Faro - 3 de Dezembro - 67,5 mm em 8 horas;
Vila Real de Santo António - 3 de Dezembro - 57,9 mm em 6 horas;
E também o torrencial 13 de Outubro de 1989 que contribuiu para que o mês fechasse em Faro com quase 350 mm...
Salvo erro ... em 13 Outubro de 1989?(90?) em Faro tb cairam 164 mm(l/m2), e algures em 1983, creio que em Tavira tb cairam cerca de 180 mm, sendo essa precipitação registada em cerca de 24h.
No que me lembro de 13 Outubro aqui em Faro começou a chover ao fim do dia(cerca das 17h/18h) logo com imensa violência e depois prolongou-se por toda a noite em regime de aguaceiros muito fortes acompanhados de trovoadas, e lembro-me particularmente de um caso muito estranho:
Uma nuvem pequenina aparentemente inofensiva a provocar um relampago violento que chegou á terra, felizmente sem causar estragos. Mas foi muito estranho ....
Bom, oh caro colega Aurélio a história está meio mal contada, o mau não foi à noite, porque se fosse à noite eu não teria de vir nos carros dos bombeiros para casa porque estava na escola, a manhã foi de sol, às 13 horas vi no Canal1 nas notícias que davam mau tempo para a tarde, mas nada previa-se que viesse acontecer, por volta das 14horas o céu começa a ficar escuro, meia hora mais tarde começa a trovejar fortíssimo e a chover copiosamente nunca mais vi nada igual, às 16 horas lembrou-me de ir à janela ver e olhei para a rua que é no Bairro da Cavalinha estava tudo submerso, fui à casa de banho fez dois estrondos que até a casa de banho abanava apareciam que estavam a bombardear a casa de banho, no prédio onde moro tem elevador os trovóes rebentavam dentro do elevador tal era a potência, às 18 horas chegaram os bombeiros a zona a sul da EN125 estava tudo submerso a àgua no túnel tapava a linha de caminho de ferro, a minha zona sem água dado ser a descer, e lá vim eu para casa, andava eu no 4ºano foi assustador os trovões, nunca vi mais uma tempestade dessa categoria, lembro-me como se fosse hoje , por isso, hoje cada vez que há uma sexta-feira dia 13 vejo se prevêm chuva e ainda dizem que não há coisas na sexta-feira dia 13, uma coisa que esqueci-me de referir o céu estava com cor de azeitona meio esverdeado nunca vi tal cor até hoje.
Depois foi o Dezembro de 1992 do trágico no aeroporto de Faro, o tornado que vi em Março de 1996 e os ventos a 150 km/h no dia de 31 de Dezembro de 1998, e claro as inundações no dia 28 de Novembro de 2006 em Faro, foram estes acontecimentos que marcaram até hoje, mas o que marcou mais foi o de 13 de Outubro de 1989.
O mês de Outubro de 1989 foi extremamente chuvoso no Algarve, como refere. Em 24 horas, de 13 para 14 de Outubro foram registados em Faro, 164 mm de precipitação (com 92mm/6horas - no dia 13 e 136mm/12horas - de 13para 14).
Dados retirados da «Caracterização hidrometeorológica das cheias de Outubro, Novembro e Dezembro de 1989 no Sotavento do Algarve - João Mimoso, Maria da Conceição Louro Almeida»
Última edição: