Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Tenho aqui em casa um abacateiro, para aí há 10 anos e nunca frutificou. Tenho também uma nespereira mas que infelizmente está a secar. Dá para plantar com os caroços?

As nespereiras germinam de forma excelente a partir do seu caroço, aliás tinha aqui no meu terreno umas 10 nespereiras todas obtidas a partir do caroço, e agora debaixo das árvores mais adultas até nascem as suas "filhas".
Pelo que tenho ouvido dizer o abacateiro obtido do caroço demora em média uns 7 anos para frutificar, mas também depois depende da polinização, ou seja tem de existir por aí outro abacateiro por perto, porque se não ele não irá dar mesmo frutos.
 


Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
As nespereiras germinam de forma excelente a partir do seu caroço, aliás tinha aqui no meu terreno umas 10 nespereiras todas obtidas a partir do caroço, e agora debaixo das árvores mais adultas até nascem as suas "filhas".
Pelo que tenho ouvido dizer o abacateiro obtido do caroço demora em média uns 7 anos para frutificar, mas também depois depende da polinização, ou seja tem de existir por aí outro abacateiro por perto, porque se não ele não irá dar mesmo frutos.
Qual a melhor forma para plantar os caroços da nespereira?
Pois, o problema do abacateiro deve ser esse. É que é a única árvore aqui...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Qual a melhor forma para plantar os caroços da nespereira?
Pois, o problema do abacateiro deve ser esse. É que é a única árvore aqui...

Assim que comeres uma nespera, retira o caroço e pode simplesmente colocar num vaso, ou então logo na terra em viveiro, para depois plantares no local desejado.
Pois os abacateiros é mesmo assim, é de polinização cruzada em que é necessário um abacateiro possuir flores femininas e outro com masculinas, isto tudo ao mesmo tempo.
Se morasses aqui perto daria-te umas quantas nespereiras, pois tenho aqui umas 15 já com mais de um palmo de altura.
 

MimPita

Cirrus
Registo
14 Jun 2017
Mensagens
4
Local
Santarém

MimPita

Cirrus
Registo
14 Jun 2017
Mensagens
4
Local
Santarém
Boas, tenho uma lichia pequena +/~1.5 m, (já deu flor este ano)e agora começou a brotar novas crescenças, tem cerca de 10 cm, mas acontece que os olhos (dos brotos) secaram em toda a planta. Só os olhos, as crescenças estão viçosas e sem parecença de doença. O que terá acontecido? Terá sido o calor? adubo em excesso? ácaros? fungos? Há que tenha passado por identica experiência e me possa ajudar? Obrg.
 

MimPita

Cirrus
Registo
14 Jun 2017
Mensagens
4
Local
Santarém
Boa noite: Comprei-o na madeira via OLX. mas já não o encontro. Há uma senhora do Algarve que tem algumas plantas, mas não vende.
Se me permite, visto sermos ambos ribatejanos
biggrin.gif
e apreciadores de frutas tropicais, poderíamos tirar algumas dúvidas e trocas de plantas, eventualmente:
Apresento-lhe uma situação: Esta semana apanhei um susto com uma lichie. ela estava na meia sombra a rebentar bem, brotos de 10 cm, num vaso de 50 litros. Mudei-a mais para o sol (ela estava à meia sombra), quando dei por ela tinha a ponta das crescenças secas, só a ponta, por toda a planta secaram os olhos, agora as próprias crescenças estão-se a libertar dos troncos mais velhos. O que acha? Calor nas raizes? bacterias? excesso de transpiração? Obrigado!
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Boa noite: Comprei-o na madeira via OLX. mas já não o encontro. Há uma senhora do Algarve que tem algumas plantas, mas não vende.
Se me permite, visto sermos ambos ribatejanos
biggrin.gif
e apreciadores de frutas tropicais, poderíamos tirar algumas dúvidas e trocas de plantas, eventualmente:
Apresento-lhe uma situação: Esta semana apanhei um susto com uma lichie. ela estava na meia sombra a rebentar bem, brotos de 10 cm, num vaso de 50 litros. Mudei-a mais para o sol (ela estava à meia sombra), quando dei por ela tinha a ponta das crescenças secas, só a ponta, por toda a planta secaram os olhos, agora as próprias crescenças estão-se a libertar dos troncos mais velhos. O que acha? Calor nas raizes? bacterias? excesso de transpiração? Obrigado!
Foi uma mudança brusca. Volte a por no sítio anterior. Como os brotos novos são sensíveis devem ter estranhado. Pela minha experiência as lichias gostam de rega abundante nestes dias quentes. Já agora o que tem? Está plantado ou ainda em vaso? ;)
 

MimPita

Cirrus
Registo
14 Jun 2017
Mensagens
4
Local
Santarém
Foi uma mudança brusca. Volte a por no sítio anterior. Como os brotos novos são sensíveis devem ter estranhado. Pela minha experiência as lichias gostam de rega abundante nestes dias quentes. Já agora o que tem? Está plantado ou ainda em vaso? ;)
Obrigado pela dica! Quanto à minha colecção, é pequena, comecei há 2/3 anos, tenho cerca de 85 espécies tropicais diferentes e tinha a esperança de lhe adquirir algumas.
Depois da geada do ano passado, decidi só colocar na terra quando a árvore estiver feita, por isso estou a utilizar 4 estágios: vaso 5l; vaso 20l; vaso 50l e terra.
Estava interessado em encontrar alguma destas espécies, poderá me vender algumas?
pitangatuba, laranjilla, fruta che, grumixama amarela, guamirim, pitanga amarela...

podemos falar melhor no Face :https://www.facebook.com/amor.pita.3

Cumps.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Obrigado pela dica! Quanto à minha colecção, é pequena, comecei há 2/3 anos, tenho cerca de 85 espécies tropicais diferentes e tinha a esperança de lhe adquirir algumas.
Depois da geada do ano passado, decidi só colocar na terra quando a árvore estiver feita, por isso estou a utilizar 4 estágios: vaso 5l; vaso 20l; vaso 50l e terra.
Estava interessado em encontrar alguma destas espécies, poderá me vender algumas?
pitangatuba, laranjilla, fruta che, grumixama amarela, guamirim, pitanga amarela...

podemos falar melhor no Face :https://www.facebook.com/amor.pita.3

Cumps.
Olá! Não tenho face. Podemos falar aqui por PM. Não tenho nada para trocar por enquanto... nem sementes. Mas já existem hortos cá que vendem estas espécies raras.
https://www.facebook.com/SitioDasFrutasRaras
http://viveirodolima.blogspot.pt/

Qualquer coisa disponha. :thumbsup:
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Os meus pais já tiveram lichia e aquilo parecia uma praga de tanto que cresceu e rebentou. Os canitos na altura comiam diretamente da planta, sobravam as mais altas.
Agora têm um abacateiro, apenas um, que estava repleto de rebentos. Alguns caíram com as chuvadas e ventos que se fizeram sentir mas contamos ter uns quantos para fazer umas mousse de abacate. Quando lá for tiro foto.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não é tropical mas bem que podia ser. O nosso país precisa de descobrir o Paw Paw (Asimina Triloba)... não é a Papaia!
Esta árvore é da família das anonas só que precisa de frio, quanto mais melhor. Por isso todo o norte e centro tem grandes possibilidades para esta cultura. Outra característica é que gosta de bastante água. No seu habitat natural nos Estados Unidos gosta de crescer à beira dos rios. É nutricionalmente riquíssima e considerada a fruta mais anti-cancerígena que existe, mais que a graviola! Um se não é que é bastante perecível, mas a sua polpa pode ser vendida congelada ou ser processada em doces, biscoitos, bolos, gelados, ou bebidas alcoólicas. Até já fazem cerveja de paw paw! As folhas e casca da planta podem ser usadas para fazer pesticidas naturais... enfim é puxar pela imaginação! :w00t:

paw-paw-main.jpg


pawpaw-fruit-photo-courtesy-Englands-Orchard-Sand-Gap-KY.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não é tropical mas bem que podia ser. O nosso país precisa de descobrir o Paw Paw (Asimina Triloba)... não é a Papaia!
Esta árvore é da família das anonas só que precisa de frio, quanto mais melhor. Por isso todo o norte e centro tem grandes possibilidades para esta cultura. Outra característica é que gosta de bastante água. No seu habitat natural nos Estados Unidos gosta de crescer à beira dos rios. É nutricionalmente riquíssima e considerada a fruta mais anti-cancerígena que existe, mais que a graviola! Um se não é que é bastante perecível, mas a sua polpa pode ser vendida congelada ou ser processada em doces, biscoitos, bolos, gelados, ou bebidas alcoólicas. Até já fazem cerveja de paw paw! As folhas e casca da planta podem ser usadas para fazer pesticidas naturais... enfim é puxar pela imaginação! :w00t:

paw-paw-main.jpg


pawpaw-fruit-photo-courtesy-Englands-Orchard-Sand-Gap-KY.jpg
Esqueci-me de referir um factor importante, o sabor... é referido como um mix entre manga + banana + papaia! :D