Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Olá apedro, feliz natal! Nunca tinha comido antes, mas adorei. É muito diferente de qualquer fruto que alguma vez tenha comido. É uma espécie de polpa fibrosa mas que se come bem. Para mim tem um sabor de tangerina e ananás, e as sementes comem-se como as castanhas... AMAZING! :D

Comprei hoje no mercado da Batalha! Grande prenda de Natal! :viva:

Feliz natal Luís, sim de facto foi mesmo uma boa prenda de natal, pois não é em todos os mercados que encontras um fruta, como a jaca á venda, eu quando comprei a pitaya, foi aqui no mercado de Torres Novas, mas foi a um vendedor que só vende futos vermelhos e exóticos.
 

chinezeca

Cirrus
Registo
31 Dez 2018
Mensagens
5
Local
Vila do Conde
Bom dia, sou novo neste fórum. Tenho interesse em plantas de frutas raras. Gostaria de saber qual é a melhor variedade de pawpaw auto-fértil para consumo e mais apelativa esteticamente (que não ganha "manchas"). Sei da existência da variedade mango e prima.
Tenho uma árvore que tem parecenças com jujuba, mas não produz caroço, produzindo sementes pequenas. Quando comprei indicaram-me o nome de açofaifo. Porém, os ganos secam com muita facilidade, provavelmente devido ao frio. Tou a pensar enxertar em jujuba.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Bom dia, sou novo neste fórum. Tenho interesse em plantas de frutas raras. Gostaria de saber qual é a melhor variedade de pawpaw auto-fértil para consumo e mais apelativa esteticamente (que não ganha "manchas"). Sei da existência da variedade mango e prima.
Tenho uma árvore que tem parecenças com jujuba, mas não produz caroço, produzindo sementes pequenas. Quando comprei indicaram-me o nome de açofaifo. Porém, os ganos secam com muita facilidade, provavelmente devido ao frio. Tou a pensar enxertar em jujuba.
Olá e bom ano! O melhor pawpaw auto-fértil é a sunflower ou a prima. Essa jujuba deve precisar de polinizador... existem as variedades li e lang...
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Há uns anos comprei num mercado umas favas de tamarindo indonésias, para experimentar este fruto. Achei piada às sementes, que fazem lembrar as de alfarrobeira, tendo-as semeado num vaso na varanda.

Ao contrário do esperado, nasceram e cresceram bem. É daquelas plantas que quanto mais quente melhor (a varanda é aberta e virada a SO), aguenta bem alguma seca, mas é extremamente sensível aos frios, mesmo os de Lisboa - perde as folhas com as primeiras friagens fortes, é só rebentam em abril/maio ou junho, depois dos primeiros dias de 30 e tal graus - algumas nem chegam a renascer na primavera, devem morrer com o frio no inverno (das 20 plantas iniciais só restam 4).

Este ano aconteceu uma coisa engraçada: já íamos em finais de julho e os pequenos tamarindos ainda sem qualquer folha, pensava eu que tinham acabado por morrer todos (e que mesmo o doce clima de Lisboa era demasiado frio para a espécie). Eis senão quando, após o tórrido início de agosto (42ºC na estação meteo do IS Técnico), voltaram (quase) todos a florescer: a primavera e o início de verão, anormalmente frescos, não tinham produzido calor suficiente para as despertar! Mas com este recomeço tardio já pouco cresceram este verão.

E como este outono praticamente ainda a temperatura não desceu abaixo dos 6-7ºC em Lisboa, ainda vão com a folhagem bem composta... que deixo aqui em baixo

Um Bom Natal para todos!


Vão crescer bastante... que lhes vais fazer? Plantá-las à socapa nalgum jardim lisboeta? :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Olá apedro, feliz natal! Nunca tinha comido antes, mas adorei. É muito diferente de qualquer fruto que alguma vez tenha comido. É uma espécie de polpa fibrosa mas que se come bem. Para mim tem um sabor de tangerina e ananás, e as sementes comem-se como as castanhas... AMAZING! :D

Comprei hoje no mercado da Batalha! Grande prenda de Natal! :viva:
Já comi, mas em conserva. Vi uma vez no Jumbo e tive de experimentar :D É que desde que ouvi falar deste fruto pela primeira vez; há décadas a ler as bandas desenhadas do Zé Carioca, :lol:, que tinha curiosidade em saber ao que sabiam :D

Não sabia é que as sementes eram comestíveis.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Já comi, mas em conserva. Vi uma vez no Jumbo e tive de experimentar :D É que desde que ouvi falar deste fruto pela primeira vez; há décadas a ler as bandas desenhadas do Zé Carioca, :lol:, que tinha curiosidade em saber ao que sabiam :D

Não sabia é que as sementes eram comestíveis.
Olá João, feliz ano novo! Mas o sabor da jaca em conserva não tem nada a ver com a jaca ao natural... é muito melhor! :D
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Vão crescer bastante... que lhes vais fazer? Plantá-las à socapa nalgum jardim lisboeta? :D

Olá, não me parece que venham a crescer muito, mesmo que protegidos na varanda. Se estivessem numa estufa, ou mesmo numa varanda fechada, penso que teriam calor suficiente para medrar, assim não.

Quanto à sua plantação em Lisboa, no exterior, a sensação que tenho é que sem ser na Estufa Fria morriam logo no primeiro inverno... são muito sensíveis ao frio e, sobretudo, ao facto de não se acumular calor suficiente para as suas exigências mínimas (quem diria!), nem teriam água suficiente no verão, já que os verões tropicais são quase sempre húmidos. Talvez com o aquecimento global a gente lá chegue (joking...).

Mas isto sou eu a pensar, já que é nulo o meu conhecimento da cultura do tamarindo (ou destas espécies de árvores verdadeiramente tropicais).
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Olá, não me parece que venham a crescer muito, mesmo que protegidos na varanda. Se estivessem numa estufa, ou mesmo numa varanda fechada, penso que teriam calor suficiente para medrar, assim não.

Quanto à sua plantação em Lisboa, no exterior, a sensação que tenho é que sem ser na Estufa Fria morriam logo no primeiro inverno... são muito sensíveis ao frio e, sobretudo, ao facto de não se acumular calor suficiente para as suas exigências mínimas (quem diria!), nem teriam água suficiente no verão, já que os verões tropicais são quase sempre húmidos. Talvez com o aquecimento global a gente lá chegue (joking...).

Mas isto sou eu a pensar, já que é nulo o meu conhecimento da cultura do tamarindo (ou destas espécies de árvores verdadeiramente tropicais).
Bem, podes sempre dedicar-te à bonita arte dos bonsais... :D