Boa tarde, Estou interessado em jujuba das variedades de fruto grande, nomeadamente Li e Lang (aconselhadas pelo luismeteo3) porém estou a ter dificuldades em arranjar estas plantas porque na maior parte dos viveiros espanhois está esgotada. Alguém sabe onde se pode comprar com um preço acessível?
O Viveiro do Lima tem jujuba, mas não especifica a variedade: https://drive.google.com/file/d/16ROue4GzpLbA1skUTZQ_ER98qFJvLqj_/view Pág. 26.
Boa tarde, as minhas Ugni Molinae morreram todas no final do verão/Outono, de tão bonitas tiveram uma morte súbita já com mais de 60cm, sobrou-me uma pequena que morreu o mês passado, estavam todas em vasos e produziram bem, depois começaram as folhas a ficar verde claro, desidratadas meio-dobradas e morreram, ainda as tenho secas nos vasos. Não consigo explicar porquê, nem o que aconteceu, mas já tinha ouvido falar que às vezes morrem assim repentinamente. As suas Loniceras estão lindas...Pode-me ajudar em relação às Ugnis?, gostava de voltar a tentar. Neste momento tenho Araças vermelho/amarelo, Pitanga, Jujuba, Feijõa e Feijoa autofertil, Cerejeira do rio Grande, enfim tenho pouca coisa.
Os ugnis são bastante resistentes... não seria de desidratação? Porque é que estavam em vaso se já eram grandes?
Quanto à questão da desidratação, na altura que as comprei uns diziam que gostavam muito de àgua, outros diziam que às vezes até se esqueciam de as regar, já agora pedia que me desse sua opinião. Quanto aos vasos pensei em ter tudo em vasos porque a minha terra aqui é quase pó no verão é muito leve, para além de ácida, costumo utilizar terra de compra misturando com húmus de minhoca, às tantas é muito forte e devia misturar com outra terra/areia... Como não tenho tido problema com as outras meti as Ugni também em vasos, também secaram as Cranberrys que tinha. Dizer também que vivo muito perto do rio Tejo 700-800 mts e numa àrea tipo microclima com alguma geada durante o Inverno que fez algumas vitimas, mas nesse aspecto as Ugnis e os Arandos até resistiram bem, penso que o calor foi o pior. Se puder ajudar agradecia, sou novo aqui de Abrantes e também tenho o bichinho da árvores/arbustos. Espero ir trocando idéias e aprendendo por aqui alguma coisa convosco, já vi que sim. Tenho um amigo no Brasil que pode ser útil quando vai vindo até cá. . Obrigado
Sem querer abusar logo de início, estou com ideias de comprar as minhas 2-3 prendas deste ano durante a próxima semana...por causa da geada que todos anos aparece por aqui ando com muitas dúvidas, Sei que dentro das sub-tropicais algumas aguentam -5/-6 Cº, seria pedir muito ao sr. Luis que «arranjasse» por aí uma lista das mais rústicas entre as àrvores que conhece? Na minha cabeça andam o Guabiju, Uvaia, Grumixama, Ugni, Pitanga Preta, Jambo amarelo que me dizem ser bem bom, gostava de tentar o PAW-PAW mas não tenho muito espaço, e até a Manga se houvesse alguma cultivar mais resistente, (o meu maior espaço é neste momento ocupado por uma vinha)...tenho lido coisas acerca, mas a informação é muito diferente uma da outra que vou encontrando.. Seria interessante haver algum sítio em que fizessem referência às mais resistentes dentro das sub-tropicais/tropicais.
Deixe lá o Sr de parte... Da lista que me deu com certeza absoluta de sucesso é o pawpaw, o guabiju, a uvaia e o ugni. A pitanga com alguma protecção ou junto a uma parede soalheira... o jambo, a grumixama ou a manga só com bastante protecção. Eu por exemplo tenho cá mas todos os anos morrem e rebentam da raiz, ou seja não vale a pena.
Porque é que tinha em vasos? Esses pequenos frutos querem é chão! Com calor precisam de humidade constante e regas frequentes com boa drenagem. Nãp desista deles porque valem a pena, mas plante-os no chão.