Extremos da pressão atmosférica em Portugal e no Mundo

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Pressão atmosférica ainda a subir, segundo o site do IPMA às 9H UTC Chaves e Bragança com 1049.8hpa's!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


M

Membro excluído 274

:winner:Parece uma competição... estão taco a taco... qual vai vencer e possívelmente estabelecer um recorde de pressão atmosférica em PT? Aceitam-se apostas!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Nestas situações mais extremas fica sempre a dúvida se estarão bem calibradas. Mas as três do nordeste estão consistentes umas com as outras.
(...)

Provavelmente temos aqui fenómenos regionais de menor escala, onde o ar frio durante a noite em certas regiões afunda muito mais do que à escala sinóptica. Afinal, o inverso do que acontece nas depressões térmicas no Verão. Mas não sei sinceramente.

Essas três estações que mencionas estão a altitudes semelhantes? E quais?
Se não estão, não deixa grande margem para dúvidas que o valor da pressão reduzida ao nível do mar será mesmo dessa ordem.
Se estão à mesma altitude, e especialmente esta for muito alta, como dizes, o valor da aproximação ao nível médio do mar não sei se não poderá ser ligeiramente inflacionado pelas condições locais, e haver alguma margem de erro maior na interpolação para o valor à superfície, maior o erro quanto maior a altitude onde está a ser medida. Embora tenha dúvidas que o erro possa ser muito (sem contar com estações mal calibradas) na aproximação, pois é muito simples o cálculo. Ainda assim, parte sempre do princípio que nada muda entre o nível de medição e o nível do mar, o que como dizes poderá não ser totalmente verdade nesse caso do NE...

O ideal mesmo era uma medição junto a Bragança, de uma estação o mais baixa possível.
 

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
757
Local
Covas, V N Cerveira
Sorry, new record, 1049.3!!

e9zy81.png


Nem um pingo de chuva no horizonte

Bom dia, Já atingiu os 1049.8 em Bragança às 9.00h
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Essas três estações que mencionas estão a altitudes semelhantes? E quais?
Se não estão, não deixa grande margem para dúvidas que o valor da pressão reduzida ao nível do mar será mesmo dessa ordem.
Se estão à mesma altitude, e especialmente esta for muito alta, como dizes, o valor da aproximação ao nível médio do mar não sei se não poderá ser ligeiramente inflacionado pelas condições locais, e haver alguma margem de erro maior na interpolação para o valor à superfície, maior o erro quanto maior a altitude onde está a ser medida. Embora tenha dúvidas que o erro possa ser muito (sem contar com estações mal calibradas) na aproximação, pois é muito simples o cálculo. Ainda assim, parte sempre do princípio que nada muda entre o nível de medição e o nível do mar, o que como dizes poderá não ser totalmente verdade nesse caso do NE...

O ideal mesmo era uma medição junto a Bragança, de uma estação o mais baixa possível.

Pois. Como referi, ficamos sempre na dúvida. E a haver uma estação, teriamos que ter a certeza que estaria mesmo bem calibrada.
Nem GFS nem WRF "vêm" nada disto, já o HIRLAM vê. O que neste último é curioso, pois tenho ideia que em depressões muito cavadas é sempre esse a pôr a pressão menor.

v68okKk.gif
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Nem GFS nem WRF "vêm" nada disto, já o HIRLAM vê. O que neste último é curioso, pois tenho ideia que em depressões muito cavadas é sempre esse a pôr a pressão menor.

O GFS não ver não me espanta, sendo algo mais local, e dada a menor resolução do modelo. Agora entre os mesoscalas pronto, pelos vistos o Hirlam portou-se melhor!
 

Galactica

Cirrus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Lagoa
De memória não me recordo destes valores no nordeste. Tenho ideia que em 2005 os valores andaram pelos 1046.

oJ5HssY.png


Nestas situações mais extremas fica sempre a dúvida se estarão bem calibradas. Mas as três do nordeste estão consistentes umas com as outras.
Em estações da Galiza próximo da fronteira, Xurés tem 1043,9 hPa e Baltar 1047,2 hPa Não dá para concluir grande coisa.

Provavelmente temos aqui fenómenos regionais de menor escala, onde o ar frio durante a noite em certas regiões afunda muito mais do que à escala sinóptica. Afinal, o inverso do que acontece nas depressões térmicas no Verão. Mas não sei sinceramente.

No GFS vê-se estas altas pressões em níveis mais baixos no interior da PI durante a noite.

5lfQsNU.gif

Eu bem me parecia que estavam a ser batidos recordes de pressão atmosférica!
Atenção, porque a partir dos 1045 hPa provoca efeitos físicos no corpo humano, dores de cabeça principalmente.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000