Fenómenos ópticos atmosféricos

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
  • Gosto
Reactions: CptRena e actioman

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Local
Nem sei qual o nome deste tipo de fenómeno óptico, mas bem bonito! :cool:
Ontem em Elvas às 13h36 na direcção NO.

São irisações. Provocam-se através da refracção da radiação solar e decomposição da luz nos cristais de gelo dos cirrus, resultando nesse efeito prisma.

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Local
Como disse ontem:

Os sundogs são sempre duplos, embora por vezes um não seja visível por alguma razão de menor reflexão. No entanto, ocorrem geralmente na sequência do Halo Solar e por reflexão da radiação ao seu redor.

Apesar disso, este fenómeno indica a presença de cirrostratus, pois ocorre apenas em condições de nebulosidade estratiforme e formada por cristais de gelo.

• Gosto
Reactions: CptRena e Garcia

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Durante o dia de hoje:

:thumbsup: bem apanhado e realçado este belo efeito!

:intrigante: isto merece investigação. Às 13h36 (hora legal=hora utc +1 logo utc =12h36= meio dia solar praticamente em ponto) o sol estava na sua culminação logo a sua direcção azimutal era precisamente sul (180º). Sendo esta foto tirada para noroeste precisávamos de saber qual o ângulo de vista para perceber se estes "arco-íris" estão mesmo na direcção oposta à do sol. O segmento à direita parece ter uma concavidade voltada para baixo.

Uma foto de ontem ás 19h53m, na Praia de Porto Dinheiro..

:cool: excelente qualidade!

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local

Durante o dia de hoje:

Deixo uma foto tirada hoje perto das 14H:
Esta última foto é excelente pois mostra dois tipos de arco, o arco de um halo solar 22º e um arco chamado Circum-horizontal, se é que se pode traduzir assim.

Acho que as fotos citadas acima são todas do mesmo fenómeno óptico atmosférico que referi nesta mensagem.

Transcrevo :

Circumhorizon arc

Sobre a sua raridade é muito interessante esta explicação: Is a circumhorizon arc "rare"?

Agora que o sol atinge uma altura superior a 58º e tem havido muitos cirrus, devemos procurar activamente este belo efeito. O desafio é encontrar o mais longo, o mais completo, sabendo que teoricamente pode dar a volta toda ao horizonte caso existam cirrus suficientes.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena