Férias de agosto de 2019: Aliste, Trás-os-Montes, La Carballeda e Sanabria. De volta às origens.

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por Pek 20 Ago 2019 às 18:55.

1. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Aproveitando as férias durante os primeiros dias de agosto, minha namorada e eu passamos alguns dias na casa dos meus pais em Figueruela de Arriba (Sierra de la Culebra, Aliste, Zamora), e de lá pudemos fazer alguns passeios pela terra das minhas origens. Poucos dias depois já temos saudade.

Algumas fotos dos diferentes dias. Vou gradualmente colocá-las por ordem:

Dia 1. Figueruela de Arriba - Petisqueira - Bragança - Babe - Figueruela de Arriba
    Objetivo: Visitar a área monumental de Bragança para que minha namorada conhecesse, comer no restaurante Lombada de Babe, comprar no Continente de Bragança (meus pais costumam comprar lá) e caminhada à tarde pelo rio da minha aldeia:

- Aldeia de Petisqueira com o termo municipal de Figueruela atrás

- Bragança. Castelo, muralhas, núcleo histórico...

Houve um casamento na igreja:

2. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Interessantes as tuas viagens, @Pek. Já percebi de onde vem o teu bom português! Cada vez melhor! ;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
    Cinza, Ricardo Carvalho e Pek gostaram disto.
  3. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Continuo

- Babe. Restaurante Lombada, excelente relação qualidade/preço. Talvez muitos dos brigantinos do fórum o conheçam, mas se não, eu recomendo. 56 euros para 4 pessoas e comida muito boa em abundância

- Continente de Bragança. Um par de imagens curiosas, com o nome de uma loja na entrada que coincide com a maneira carinhosa de chamar a cidade onde eu vivo agora, e alguns caramelos e pastilhas elásticas que me lembram da minha infância e que em Menorca não vendem:

- Pela tarde retornamos a Figueruela de Arriba e fomos dar um passeio ao longo da margem do ribeiro. No caminho até ele vemos Altocumulus stratiformis translucidus perlucidus. Nota: fotos misturadas de telemóvel e câmera.

Floresta de amieiros (Alnus glutinosa)

Banho no Arroyo (Ribeiro) del Cabrón (tributário do rio Manzanas (Maçãs))

Restos dos antigos pomares e moinhos

Cinza, MSantos, Dan e 2 outras pessoas gostaram disto.
  4. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Dia 2. Figueruela de Arriba - San Pedro de las Herrerías - Boya - Chana del Portillo - Chana del Retorno (Villardeciervos) - Figueruela de Arriba
    Objetivo: Incursão na região de La Carballeda para a observação da natureza e da fauna com a intenção de chegar à tarde a uma área remota com presença muito abundante de lobo (Canis lupus).

- Estrada de acesso à estação ferroviária de San Pedro de las Herrerías

- Início da rota

- Floresta recentemente aclarada de pinheiro silvestre (Pinus sylvestris)

- Hipparchia hermione. Muito numerosas. Camuflavam-se entre as acículas.

-
    Casa florestal

-
    Primeiros excrementos de lobo

Prados verdes, flores e uma infinidade de espécies de borboletas que não temos em Menorca:

- Argynnis adippe

- Argynnis pandora

- Melanargia lachesis

À tarde entramos em uma área mais remota com muitas pegadas de diferentes espécies (veado vermelho, corço, javali, raposa, gato bravo, etc.) e entre elas...

A pegada já estava antiga e foi lavada pela chuva que caiu dois dias atrás. Para comparar, a pegada de um dos meus cães, Cuco, 37 kg de mistura de labrador retriever e pastor alemão

Além de pegadas, havia uma presença constante de excrementos de lobo

Foto de telemóvel

O lugar com a luz quente de um pôr do sol fresco... Cuco cheirando o "cartão de cidadão" do seu primo selvagem :D No fundo florestas de pinheiros silvestres (Pinus sylvestris) e carvalho negral (Quercus pyrenaica) com vidoeiro (Betula pubescens).

Banho "selvagem" a 12 ºC ao entardecer em uma das várias lagoas da área (foto de telemóvel)

Fresco... No dia seguinte a temperatura cairia ainda mais (com mínimas de 2 ºC e 3 ºC nas estações de AEMET de El Puente (Sanabria) e Villardeciervos. Esta área das fotos, no termo municipal de Villardeciervos, é visivelmente mais fria do que o local onde a estação de AEMET está localizada. Não descartaria a geada). É um local frio para ficar a apenas 860 metros de altitude.

No caminho de volta para minha aldeia, vimos desde o carro uma raposa, um javali e um corço.

Amanhã mais.

#4 Pek, 21 Ago 2019 às 05:25
    Última edição: 21 Ago 2019 às 05:44
    Cinza, MSantos, JPAG e 4 outras pessoas gostaram disto.
  5. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Dia 3. Figueruela de Arriba - Caravela (São Julião de Palácios e Deilão) - Villarino - El Portillón - Linarejos - Santa Cruz de los Cuérragos - Robledo - San Martín de Castañeda - El Llombo (subida para a Laguna de los Peces. Parque Natural Lago de Sanabria y sierras Segundera y de Porto) - Figueruela de Arriba
    Objetivo: Comer no restaurante O Rústico de Caravela e visita paisagística, cultural e arquitectónica de algumas áreas de La Carballeda e Sanabria. Dia principalmente de carro.

- Comida no restaurante O Rústico de Caravela (perto de São Julião de Palácios). Recomendação de um amigo de Gimonde dos meus pais. Menos conhecido que o Lombada de Babe, mas ficamos encantados, pouca gente (dia da famosa greve), pessoal muito amável e carne excepcional :viva:

Resultado

- O anúncio de Euromilhões da televisão chamou nossa atenção... A paisagem paradisíaca é Menorca!!! Vista aérea das calas Macarella e Macarelleta no sul da ilha.

O lugar:

- Depois de comer dirigimo-nos a La Carballeda, atravessando a Sierra de la Culebra pela estrada de Villarino até Linarejos pelo Portillón. Esta área da serra do termo municipal da minha aldeia ainda está recuperando-se do terrível incêndio dos anos 90 que arrasou 12.000 ha de floresta madura em uma das piores catástrofes ecológicas da história recente de Castela e Leão. O fogo começou entre Rio de Onor e Guadramil e em poucas horas percorreu 20 km destruindo tudo em seu caminho

25 años del mayor incendio de la sierra de La Culebra: "Linarejos no se ve"

12.000 hectáreas arrasadas por el fuego en Zamora

- Estado actual na encosta sul (termo municipal de Figueruela de Arriba). Muito pinheiro bravo (Pinus pinaster) nesta secção. Note-se a multidão de vales e subvales e a amplitude de um território quase sem presença humana (2 hab./km2)

A "estrada" comida pelas urzes

- Perto do Portillo de la Sierra de la Culebra começaram a ser vistos mammatus. Nessa posição também se pode ver Bragança e a Serra da Nogueira com o seu Santuário de Nossa Senhora da Serra

- Atravessamos El Portillo e entramos em La Carballeda, encosta norte e mais úmida e fria. Principalmente os pinheiros já são pinheiros silvestres (Pinus sylvestris). Notável presença de vidoeiro (Betula pubescens). A ausência de população melhora e vai de 2,3 hab./km2 do município da minha aldeia para 2,8 hab./km2 do termo de Manzanal de Arriba :D:D. Entre os dois municípios falamos de um território de 300 km2 com apenas 2,5 hab./km2 (densidade menor que a da Islândia). E há municípios piores. Terra selvagem com muitas espécies de animais e presença muito proeminente de grandes mamíferos. Ao fundo a Sierra de la Cabrera já em Sanabria.

- A aldeia de Pedroso de la Carballeda perdida entre a natureza

- Linarejos e a "estrada" (mais tarde ficará pior :D)

#5 Pek, 21 Ago 2019 às 16:12
    Última edição: 21 Ago 2019 às 19:37
    Cinza, MSantos, Dan e 2 outras pessoas gostaram disto.
  6. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    - Santa Cruz de los Cuérragos, exemplo de arquitectura típica da área

- Algumas casas abandonadas

- Outras bem restauradas

- Entardece e continuamos a viagem para Robledo pela "estrada"

- Terra de lobos. No fundo a Sierra Segundera em Sanabria

Continuará...

7. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Depois de viajar 25 km desde Villarino e não cruzar-nos com nenhum veículo ou pessoa (circunstância quase impossível na grande maioria da Europa em agosto) chegamos a Robledo, uma aldeia com uma infinidade de castanheiros (Castanea sativa) e, como o nome indica, carvalhos (roble em castelhano/espanhol), alguns de grande tamanho. Exemplo de castanheiro:

- Está ficando tarde, portanto continuamos 30 km mais sem parar na direção do Lago de Sanabria (maior lago de origem glaciar da Península Ibérica) e San Martín de Castañeda. Na subida perto do lago apreciamos a imensidão da floresta de carvalho negral (Quercus pyrenaica, acompanhada de outras espécies) de grande parte da Baja Sanabria (no fundo de tudo a Sierra de la Culebra).

- Chegamos a San Martín com o mosteiro em restauração

- Continuamos subindo e vemos Ribadelago Nuevo

- Últimas imagens desde El Llombo com San Martín de Castañeda, parte da Baja Sanabria e do Lago, e o rosa do pôr do sol. A temperatura era de apenas 8 °C nesse momento.

- Ao voltar para casa à noite através de Villardecievos e Boya, pudemos ver mais uma vez ao lado da estrada um bom número de animais: veados vermelhos (Cervus elaphus), corços (Capreolus capreolus), corujas do mato (Strix aluco), etc.

Amanhã mais.

Cinza, ALBIMETEO, Dan e 1 outra pessoa gostaram disto.
  8. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Parabéns @Pek, excelente registo fotográfico, muito detalhado, e com muita biodiversidade, quer animal, quer vegetal.
    São fotos de locais que deixam qulaquer pessoa com vontade de visitar esses locais tão belos e sossegados.
    Podes continuar a brindar-nos com essas maravilhas de fotos.

Cinza, Pek e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  9. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca

Muito obrigado! Infelizmente não tenho muitas fotos mais porque desta vez fomos muito poucos dias, mas voltaremos em breve.

Dia 4. Figueruela de Arriba - Rio Guadramil - Varge - Figueruela de Arriba - Madrid
    Objetivo: Comer no restaurante O Careto de Varge e partida para Madrid.

- Este foi o nosso último dia na área e queríamos fechá-lo em um restaurante que adorávamos. Tristemente pudemos constatar uma diminuição na qualidade, atenção e gestão do estabelecimento, certamente agravada pela quantidade de pessoas e as datas em que estávamos. Uma pena, às vezes a fama causa estas coisas. Ainda assim, provavelmente vamos dar uma nova oportunidade no futuro, se apenas pelos bons momentos que tivemos lá.

- No caminho, ainda no município da minha aldeia, tivemos tempo de parar no rio Guadramil na Boca de Retuerta e tirar algumas fotos:

- Algumas fotos nesse lugar de quem põe esta reportagem :D

- Calopteryx virgo macho e fêmea. Não temos esta espécie em Menorca.

Muitos Aeshnidae também.

- E de extra um par de imagens dos arredores de Montserrat (Barcelona) fazendo tempo antes de apanhar o ferry para Menorca

- Mosteiro de Sant Benet de Montserrat

Um lindo lugar para percorrer com calma.

10. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Finalmente algumas imagens de contexto e localização do satélite Sentinel-2.

- Imagem sem nuvens do verão de 2018 do Sentinel-2

- Com limites administrativos

- Imagem recente do momento em que estivemos (agosto de 2019) do produto L2A do satélite Sentinel-2

- Mais detalhes e localização das imagens do reportagem em ordem de colocação

Naturalmente respondo qualquer pergunta sobre a área que querem fazer-me.

11. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Fantástica foto reportagem Pek! :thumbsup:

"Charneca" Mundial e Pek gostaram disto.
  12. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Muito obrigado!

MSantos gostou disto.

Partilhar esta Página