Fim do Observatório Astronómico de Lisboa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
A notícia já é de Outubro de 2022, mas não deixa de ser mais uma machadada do governo na ciência, uma instituição com mais de 100 anos é desmantelada.

O Observatório Astronómico de Lisboa perdeu os seus astrónomo​

No site do OAL é esta informação que tem:
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.

A notícia já é de Outubro de 2022, mas não deixa de ser mais uma machadada do governo na ciência, uma instituição com mais de 100 anos é desmantelada.

O Observatório Astronómico de Lisboa perdeu os seus astrónomo​

No site do OAL é esta informação que tem:
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.
Por acaso passei pelo site há umas semanas e achei estranho estar desactualizado.. mas na altura como foi à pressa, nem me apercebi que a instituição iria mesmo ser desmantelada!
Enfim... mais um mau exemplo de como se gere e de como não se dá importância a este tipo de instituições...

Ainda fiz observações lá, aquando do curso da FCUL, anos 70.
Absolutamente lamentável e reprovável esta decisão, isto seria como fecharem Greenwich para os londrinos, não há justificação.
E que raio tem um histórico Observatório Astronómico a ver com o Instituto da Qualidade?? Só por causa da Hora? Ridículo!
Espero que a FCUL mantenha ao menos a parte museológica aberta e que cuidem do edifício e do seu espaço.

Ainda fiz observações lá, aquando do curso da FCUL, anos 70.
Absolutamente lamentável e reprovável esta decisão, isto seria como fecharem Greenwich para os londrinos, não há justificação.
E que raio tem um histórico Observatório Astronómico a ver com o Instituto da Qualidade?? Só por causa da Hora? Ridículo!
Espero que a FCUL mantenha ao menos a parte museológica aberta e que cuidem do edifício e do seu espaço.
Mas, não se resume só à hora, tinha informações sobre eclipses, fases da lua, fenómenos astronómicos e agora essa informação simplesmente acabou.

Não vai gostar do meu comentário, é bastante normal que em 2022 este tipo de edifício seja desmantelado pela simples razão de que os meios tecnológicos actuais requerem um ambiente e infra-estruturas muito sofisticadas.
Querer continuar seria totalmente utópico em comparação com outras possibilidades.
Temos de viver com as possibilidades que são possíveis no nosso tempo.
O futuro da ciência está à nossa frente, não atrás de nós.

normal que em 2022 este tipo de edifício seja desmantelado pela simples razão de que os meios tecnológicos actuais requerem um ambiente e infra-estruturas muito sofisticadas.
Não estamos a falar do edifício, esse vai continuar lá, não vai ser demolido, está convertido em museu. É toda a estrutura de cientistas e do trabalho que fizeram e fazem que é desprezada e desmantelada.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Não estamos a falar do edifício, esse vai continuar lá, não vai ser demolido, está convertido em museu. É toda a estrutura de cientistas e do trabalho que fizeram e fazem que é desprezada e desmantelada.
Eu sei, a minha tradução provavelmente não é boa. Conheço duas pessoas que trabalharam lá (no passado) que esta instituição não evoluiu com os tempos.
O tempo dos espelhos polidos à mão já passou ;)

A prova de que este campo científico não é esquecido em Portugal: https://divulgacao.iastro.pt/pt/2022/12/20/memorando-ia-oao/

https://www.capjournal.org/issues/index.php