formação de gelo em TºC acima de zero

bruno007

Cirrus
Registo
11 Mar 2013
Mensagens
1
Local
porto
Boa tarde,

pela primeira vez estou a ultilizar este forum pois surgiu-me uma dúvida que eu não consigo desvendar.

Vivo no Porto, à umas semanas de manha quando ia para o trabalho o vidro do meu carro apresentava sinais de gelo, no entanto nessa noite segundo me informei, as temperaturas foram baixas mas nunca abaixo de zero.

Gostaria de saber se existe aqui alguém que me saiba explicar este fenómeno pois não sou muito entendido nesta matéria, apenas sou curioso :) já procurei uma resposta para isto mas não parece fácil obte-la!

Obrigado
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boa tarde,

pela primeira vez estou a ultilizar este forum pois surgiu-me uma dúvida que eu não consigo desvendar.

Vivo no Porto, à umas semanas de manha quando ia para o trabalho o vidro do meu carro apresentava sinais de gelo, no entanto nessa noite segundo me informei, as temperaturas foram baixas mas nunca abaixo de zero.

Gostaria de saber se existe aqui alguém que me saiba explicar este fenómeno pois não sou muito entendido nesta matéria, apenas sou curioso :) já procurei uma resposta para isto mas não parece fácil obte-la!

Obrigado

A temperatura do ar não tem necessariamente de ser igual á temperatura dos objectos expostos ao ar.
Por exemplo, num dia de sol de Agosto podes ter uma estrada quente quase a ponto de derreter as solas dos tenis...e o ar está a uns 30ºC.

Do mesmo modo, num dia de Inverno com céu limpo, o solo ou os carros ou uma parede podem arrefecer bem mais que o ar á volta, isto deve-se ao facto dessas superficies arrefecerem por irradiação ( o mesmo fenomeno que nos faz sentir calor a "sair" de um ferro em brasa mesmo á distancia).

Esse arrefecimento ( libertação de energia) é maior nos dias de céu limpo pois as nuvens actuam como um cobertor que impede (reflete) a energia que sai da terra de volta para a terra...num dia de céu limpo essa energia escapa-se para o espaço.

Bom...portanto num dia de céu limpo no Inverno podemos ter temperaturas negativas e formação de gelo em materiais/superficies expostas ao ar que esteja bem mais quente do que elas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Boa tarde,

pela primeira vez estou a ultilizar este forum pois surgiu-me uma dúvida que eu não consigo desvendar.

Vivo no Porto, à umas semanas de manha quando ia para o trabalho o vidro do meu carro apresentava sinais de gelo, no entanto nessa noite segundo me informei, as temperaturas foram baixas mas nunca abaixo de zero.

Gostaria de saber se existe aqui alguém que me saiba explicar este fenómeno pois não sou muito entendido nesta matéria, apenas sou curioso :) já procurei uma resposta para isto mas não parece fácil obte-la!

Obrigado

Só uma pequena nota:
0ºC é a temperatura do ponto de fusão da água destilada à pressão atmosférica normal e não a temperatura do ponto de congelação...
A física da água e as suas mudanças de estado, são uma das maravilhas da natureza.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Só uma pequena nota:
0ºC é a temperatura do ponto de fusão da água destilada à pressão atmosférica normal e não a temperatura do ponto de congelação...
A física da água e as suas mudanças de estado, são uma das maravilhas da natureza.

Já agora desculpa uma resposta tão tardia, mas pode ter sido uma zona mais localizada, por vezes ve-se geada nuns locais e não noutros e o vento conta muito, em que parte do Porto vives.
Quanto à água é uma substancia unica com muitas propriedades que outros liquidos não teem