Funnel-cloud (possível tornado) monsanto/lisboa 22 setembro 2014

aisa43

Cirrus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Estoril / Alcantâra-Mar
Boa tarde a todos, faz hoje 8 dias e precisamente a esta hora que assisti a um fenómeno meteorológico, na minha perspectiva de amadora e fã da meteorologia. Com recurso ao meu telemóvel fotografei e filmei entre as 13:55 e as 14:20 no dia 22 -09-2014 segunda-feira, o que penso ter sido a formação de um mini-tornado. Partilho o filme para opiniões e comentários. (ignorem a musica :assobio:).

Espero participar mais vezes aqui no forum com fotos mas ainda estou a aprender a mexer com imgur :shocking:.Obrigada
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A atitude de resguardo é muito recomendável, e nem mesmo os "meteoloucos" se expôem a riscos como se possa pensar, até porque são normalmente bons conhecedores desses riscos e perigos, talvez mais do que a maioria das pessoas. :)

Aí é que se engana. :D Eu bem vi o que se passou no passado Sábado, com uma trovoada a poucos km e uns indíviduos, com tendências claramente suicidas, se foram colocar no terraço do IPMA para fazer uns excelentes apanhados da supercélula que estava em aproximação. :maluco::p


Boa tarde a todos, faz hoje 8 dias e precisamente a esta hora que assisti a um fenómeno meteorológico, na minha perspectiva de amadora e fã da meteorologia. Com recurso ao meu telemóvel fotografei e filmei entre as 13:55 e as 14:20 no dia 22 -09-2014 segunda-feira, o que penso ter sido a formação de um mini-tornado. Partilho o filme para opiniões e comentários. (ignorem a musica :assobio:).

Espero participar mais vezes aqui no forum com fotos mas ainda estou a aprender a mexer com imgur :shocking:.Obrigada


Boa tarde
Mini-tornado não era certamente, pois essa nomenclatura não é meteorologicamente correcta. :D
Aparenta haver rotação na célula o que pode representar a presença de um mesociclone e de facto em alguns instantes aparenta haver algumas nuvens em funil (funnel clouds) mas não chega a haver contacto com o solo.
 
  • Gosto
Reactions: aisa43 e StormRic

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Antes de mais obrigado pela partilha, excelente vídeo!:viva:

De facto, como os colegas já disseram, o termo "mini-tornado" não existe, mas é normal que surja essa dúvida, por culpa dos media, que têm espalhado essa nomenclatura errada recentemente...

Pelo vídeo parece-me claro a nuvem apresentar rotação, ou seja, ser um mesociclone, mas certezas só com confirmação do IPMA e do radar doppler. O funil até se desenvolveu bastante, e há ali um momento por volta dos 2:10 onde um bom bocado abaixo da parte compacta e definida do funil aparecem uns "farrapos" bastante turbulentos mais próximos do solo. Portanto dá a ideia que não esteve nada longe de efectivamente fazer contacto com o solo e de se poder chamar tornado.

:eek:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Antes de mais obrigado pela partilha, excelente vídeo!:viva:

De facto, como os colegas já disseram, o termo "mini-tornado" não existe, mas é normal que surja essa dúvida, por culpa dos media, que têm espalhado essa nomenclatura errada recentemente...

Pelo vídeo parece-me claro a nuvem apresentar rotação, ou seja, ser um mesociclone, mas certezas só com confirmação do IPMA e do radar doppler. O funil até se desenvolveu bastante, e há ali um momento por volta dos 2:10 onde um bom bocado abaixo da parte compacta e definida do funil aparecem uns "farrapos" bastante turbulentos mais próximos do solo. Portanto dá a ideia que não esteve nada longe de efectivamente fazer contacto com o solo e de se poder chamar tornado.

:eek:

Excelente. Já havia suspeita de uma funnel nessa tarde em Lisboa, tinha aparecido uma foto suspeita na TVI, mas foi estranho não aparecerem mais registos numa cidade como Lisboa. Afinal sempre há. Aos 2:10 parece mesmo um tornado de vórtices múltiplos. Resta saber se chegou a tocar no chão ou não.

Não me lembro de alguma vez ter sido avistado um fenómeno destes sobre a cidade, que não é de todo plana. Da cidade para o Tejo e planícies limítrofes sim, mas sobre a orografia de Lisboa não. Penso que esta ocorrência devia ser bem investigada pelo IPMA e só este avistamento é já por si algo extraordinário.
 
  • Gosto
Reactions: aisa43

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
fraco mas parece-me um tornado. Talvez estrutura da nuvem não fosse grande o suficiente para acomodar um vórtice e entretanto dissipou-se.
 
  • Gosto
Reactions: aisa43

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Não me lembro de alguma vez ter sido avistado um fenómeno destes sobre a cidade, que não é de todo plana. Da cidade para o Tejo e planícies limítrofes sim, mas sobre a orografia de Lisboa não. Penso que esta ocorrência devia ser bem investigada pelo IPMA e só este avistamento é já por si algo extraordinário.

Há um registo com alguns anos de um tornado a entrar em Lisboa a partir do estuário do Tejo na zona oriental da cidade (Santa Apolónia).

 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Não me lembro de alguma vez ter sido avistado um fenómeno destes sobre a cidade, que não é de todo plana. Da cidade para o Tejo e planícies limítrofes sim, mas sobre a orografia de Lisboa não. Penso que esta ocorrência devia ser bem investigada pelo IPMA e só este avistamento é já por si algo extraordinário.

OFF TOPIC

Quanto à orografia há um bom exemplo que ocorreu aqui 2008, o tornado Amiais/Alcanena/Zibreira. Despertou-me a curiosidade e introduzi os dados no Google Earth que criou o seguinte perfil acidentado.

24e3m7s.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
OFF TOPIC

Quanto à orografia há um bom exemplo que ocorreu aqui 2008, o tornado Amiais/Alcanena/Zibreira. Despertou-me a curiosidade e introduzi os dados no Google Earth que criou o seguinte perfil acidentado.

24e3m7s.jpg

:thumbsup: Muito interessante trabalho! Mesmo assim a superfície de Lisboa, num percurso mais curto do que este, é ainda mais irregular, com as altitudes de Monsanto a atingirem 220m e descendo para menos de 50m nos vales, adicionado dos obstáculos aos ventos horizontais que constituem as edificações. Vou tentar traçar este perfil a partir das imagens disponíveis que foram obtidas de escassos pontos de observação.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há um registo com alguns anos de um tornado a entrar em Lisboa a partir do estuário do Tejo na zona oriental da cidade (Santa Apolónia).



Sim, este foi bem formado e documentado, mas formou-se na zona plana do Mar da Palha e ao entrar em Lisboa dissipou-se, claro.

Penso que a célula de dia 22 se estivesse sobre terreno mais plano teria formado efectivamente um tornado com rasto ao nível do solo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estranho não haver registo de danos...mesmo um EF0 daria alguns problemas no meio de uma cidade como Lisboa..
Provavelmente não tocou o solo, e assim sendo será uma funnel cloud.

Também é essa a minha opinião. Mesmo assim vou tentar localizá-lo porque se tiver tocado o solo parece ter sido na zona de Monsanto em local apenas arborizado onde na altura não havia pessoas. Será que há algum vestígio nalgum ponto da mata de Monsanto?
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,570
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Sim, este foi bem formado e documentado, mas formou-se na zona plana do Mar da Palha e ao entrar em Lisboa dissipou-se, claro.

Penso que a célula de dia 22 se estivesse sobre terreno mais plano teria formado efectivamente um tornado com rasto ao nível do solo.
Acho que o termo correto deverá ser " tromba de água" e não tornado
 
  • Gosto
Reactions: StormRic