Furacão DEAN (Atlântico 2007 #04)

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

noaaleft1de7f5bwu1.png



Aviso Público 26A do Centro Nacional de Furacões



...CENTRO DEL EXTREMADAMENTE PELIGROSO HURACAN DEAN ACERCANDOSE A
JAMAICA...

UN AVISO DE HURACAN CONTINUA EN EFECTO PARA JAMAICA Y PARA LAS ISLAS
CAYMAN. LOS PREPARATIVOS PARA PROTEGER VIDA Y PROPIEDAD EN JAMAICA
TIENEN QUE HABER SIDO COMPLETADOS. LOS PREPARATIVOS PARA LAS ISLAS
CAYMAN DEBEN DE COMPLETARSE PRONTO


DEAN SE ESTA MOVIENDO HACIA EL OESTE A CERCA DE 18 MPH...30
KILOMETROS POR HORA...Y SE ESPERA QUE CONTINUE ESTA TRAYECTORIA
GENERAL POR LAS PROXIMAS 24 HORAS. EN ESTA TRAYECTORIA EL CENTRO DE
DEAN ESTARA PASANDO MUY CERCA DE LA COSTA SUR DE JAMAICA DENTRO DE
LAS PROXIMAS SEIS A DOCE HORAS.

.....

LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN EN CERCA DE 145 MPH...230
KILOMETROS POR HORA...CON RAFAGAS MAS ALTAS
. DEAN ES UN HURACAN DE
CATEGORIA CUATRO EN LA ESCALA SAFFIR-SIMPSON. ES POSIBLE QUE OCURRAN
ALGUNAS FLUCTUACIONES EN INTENSIDAD DURANTE LAS PROXIMAS 24 HORAS.



Aviso Completo em Inglês
 


heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Informação recolhida de um blog local (Cancun):

The current estimates are showing that Hurricane Dean may make landfall well south of Cancun. The current estimate is that Hurricane Dean’s center point will make landfall along the Yucatan about 100 miles south of Cancun, sometime close to 7 am on Tuesday morning.

Currently hurricane force winds extend out from the center of Hurricane Dean for 60 miles, and tropical storm force winds extend out 205 miles. Because hurricane winds move in a counter-clockwise motion, when Dean hits the Yucatan it’s strongest winds will be those on the north-side of the storm.

What does this mean to me? We could still get clobbered big time! If Hurricane Dean follows the current predicted tracks we will get tropical storm force winds. If Hurricane Dean jogs north just 40 miles we will be getting hurricane force winds.

Don’t relax yet Cancun!

Alguém pode validar isto?
 

marques

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

PESSOAL pela experiencia que tem,como as agencias vao agir nos proximos dias,normalmente o que os hhoteis fazem e que medidas tomam apos isto
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

PESSOAL pela experiencia que tem,como as agencias vao agir nos proximos dias,normalmente o que os hhoteis fazem e que medidas tomam apos isto

Pela minha experiência, o que se passa é o seguinte:

1) Os hoteis logo que a coisa acabe informam o operador do estado do hotel. Se este estiver indisponivel para a dara, geralmente costumam indicar alternativas próximas, pois pode suceder que alguns hoteis sejam menos afectados.

2) Se não existirem lá alternativas viáveis, o operador procura mesmo outro destino, por exemplo neste caso seria Rep.Dominicana ou Cuba provavelmente. Mas neste caso o cliente pode cancelar e reaver o dinheiro. No 1º caso não tenho a certeza... Também pode suceder não haver muita gente a aceitar a alternativa e o operador acabe por desistir de todo. Mas é raro, pois as pessoas querem passas as suas férias.
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Sobre as agencias de viagens, tenho viagem marcada para a Riviera Maya em 27/8, amanhã vou falar com a agencia para avaliar a situação, depois conto a reacção..

Se bem q eu trate directamente com uma agencia espanhola e tenha uma posição de algum previlégio.....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Informação recolhida de um blog local (Cancun):
Alguém pode validar isto?

Sim, está correcto. Segundo as previsões, que podem mudar, a zona teoricamente mais afectada corresponde à mancha roxa desta imagem, e a parte norte da tempestade costuma ser sempre pior precisamente pelas razões que ele explicou.
E neste cenário, ninguém no Yukatan pode estar verdadeiramente descansado, pois as previsões vão sempre mudando um pouco.

zzvl9.jpg


Neste cenário, um landfall com Cat5, é provável que alguns dos vossos hoteis fiquem indisponiveis, mas Cancun não deverá ter problemas de maior. Pelo que podem também ir pensando nesse cenário de eventualmente vos virem a propôr uma estadia em cancun. Eu já lá estive, não tem a exuberância da natureza da Riviera, mas a partir de lá fazem na mesma as tradicionais excursões a Tulum, Xel-Ha, etc. E tem a vantagem de estarem próximo da cidade, para compras, etc, e a diversão nocturna é uma das melhores do mundo.
Mas isto é tudo cenários, pois se ele muda de rota mais para norte, pode suceder o inverso.
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Q sorte :(

O resort para onde vou (??) na próxima semana é em Playa Paraíso, em frente à Ilha Cozumel.... ou seja na orla norte da "zona de impacto"::angry:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Agora que falei nisso, tinha-me esquecido desse pormenor.

Uma coisa importante para todos vocês é também o estado dos parques.
Assim além dos hoteis, tentem saber o estado das praias, eu sei que com o Wilma houve praias que simplesmente desapareceram.
E além das praias, os parques. Porque ir à Riviera e não poder ir por exemplo a Xel-Ha, eu por exemplo acho que já não queira ir, pois é um dos sitios mais lindos onde já estive. E eu sei que Xel-Ha fechou durante algum tempo depois do Wilma. Mas como disse ateriormente, o Wilma em 2005 foi o mais intenso furacão desde que há registos no Atlântico. É provável que o Dean não seja tão mau.


Última imagem do Dean, agora parece-me mais perfeito do que antes. Talvez a melhor imagem que já vi desde que ele se formou.
Acho que o que se vê no olho são os temiveis vortexes.

21:32 (20:32 UTC)

visws0.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Furacão "Dean" já provoca fortes ventos e chuvas na Jamaica

Horace Help Kingston, 19 ago (EFE).- Fortes ventos e chuvas já castigam a Jamaica diante da proximidade do furacão "Dean", de categoria quatro, enquanto a maioria da população espera a chegada do ciclone em casa.
Com medo de possíveis saques, a maioria dos jamaicanos decidiu ficar em suas casas, apesar dos pedidos do Governo para que a população se dirija aos abrigos. A companhia de eletricidade anunciou a suspensão do abastecimento, para evitar danos nos equipamentos, deixando o país praticamente incomunicável.
O último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, emitido às 15h (horário de Brasília), indica que o olho do furacão estava a 125 quilômetros de Kingston, ou seja, próximo à latitude 17,1 norte, longitude 76 oeste. O olho do ciclone estará muito perto do sul do litoral da Jamaica dentro de seis a 12 horas, acrescentou o NHC, após afirmar que o "Dean" se movimenta a 30 km/h.
A primeira-ministra jamaicana, Portia Simpson Miller, voltou a pedir aos habitantes que busquem refúgio em escolas, centros esportivos e outras instalações. No entanto, muitos preferem esperar o ciclone em suas casas.
Um porta-voz do Governo reconheceu que "não se pode obrigar as pessoas a abandonar suas casas". Desta forma, a Polícia aconselha, mas não obriga os jamaicanos a se refugiarem nos centros de assistência, como o Estádio Nacional.
"Não vamos sair daqui. É a nossa casa, nosso bairro. Já enfrentamos outros furacões, e não temos medo", afirmou um pescador, que preferiu não se identificar, no velho Port Royal, que durante séculos foi o centro de atividade dos piratas no Caribe. Entre os poucos que abandonaram Port Royal está Tyrome Lindsey, de 47 anos, que decidiu se refugiar com a esposa e três filhos em um dos centros habilitados pelo Governo. "É o mais prudente. Sempre ficamos neste bairro, mas tenho medo de que o ciclone destrua tudo", disse Lindsey, enquanto embarcava com a família em um ônibus fretado pelas autoridades.
A Polícia patrulha as ruas permanentemente com tanques e veículos militares em Port Royal e outros bairros de Kingston. "Estamos tomando todas as medidas possíveis para garantir a segurança", assinalou Linval Bailey, subcomissário da Polícia de Kingston. A cidade estava agitada pela manhã. Enquanto a velocidade dos ventos aumentava, o povo se apressava para reforçar com madeira as portas e as janelas.
Simpson Miller pediu que a população não espere até o último momento para estar preparada, e reiterou que o país permanece em estado de emergência.
A campanha para as eleições gerais do dia 27 de agosto foi suspensa pela chegada do furacão, e as autoridades definirão se o pleito será adiado.
Desde a meia-noite de sábado, entrou em vigor na Jamaica um toque de recolher. Além disso, os dois aeroportos internacionais do país foram fechados, e as pessoas estão se refugiando em suas casas ou em abrigos.
Os últimos turistas abandonaram a ilha no sábado, e os hotéis permanecem fechados e preparados para receber os ventos de 230 km/h do "Dean", assim como fortes chuvas.
As Ilhas Cayman estão em uma situação similar. Elas receberão o impacto direto do ciclone, o primeiro da temporada de furacões do Atlântico este ano.
O "Dean", que deixou pelo menos uma pessoa morta em Santa Lúcia, duas em Dominica e mais uma na República Dominicana, será o primeiro furacão a atingir diretamente a Jamaica desde 1988, quando o ciclone "Gilbert" matou 45 pessoas e gerou muitos danos econômicos no país.

Último Segundo
 

Guilhati

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
4
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Pois é pessoal agradeço desde já toda a informação postada até agora pois realmente a nossa comunicação social vai de mal a pior e pouco ou nada se sabe sobre o DEAN.
O que se passa é que neste momento tenho familia na Riviera Maia e estamos todos muito preocupados!
Estou portanto a seguir tudo o que se passa com muita atenção para poder informar via sms o pessoal que lá está e posso-vos adiantar tá tudo mt tranquilo!!
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

É da minha vista ou o landfall en Yucatán foi "puxado" mais para sul em relação há umas horas atrás?
 

marques

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

É da minha vista ou o landfall en Yucatán foi "puxado" mais para sul em relação há umas horas atrás?

Estou a acompanhar passo a passo as noticias que estao a dar internacionalmente e na minha opiniao tambem acho que se esta a deslocar mais para sul.Alguem mais com essa ideia??:huh: