Furacão EARL (Atlântico 2010 #AL07)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pressão já caiu para 932mb, medida há pouco por um avião

98837952.jpg



2uibqyu.gif
 


Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Continua como um poderoso categoria 4 e pressão abaixo dos 930 mb e irá percorrer toda a costa leste dos EUA enfraquecendo graças á existencia de uma frente fria a oeste que o força a afastar da costa, mas a causar certamente estragos á sua passagem.

Será o 1 grande furacão da epoca.
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Para mais tarde recordar:
(na parte superior o furacão Danielle e na parte inferior o furacão Earl)

Outra ainda. A extinta Danielle, ao centro o furacão Earl, e a futura Fiona.

3storms.png


Three Storms

The current Geostationary Operational Environmental Satellite GOES-13 captured this image of Hurricane Danielle heading for the north Atlantic (top center), Hurricane Earl with a visible eye hitting the Leeward Islands (left bottom) and a developing tropical depression 8 (lower right) at 1:45 p.m. EDT on Aug. 30.

Image Credit: NASA/NOAA GOES Project
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O earl esteve um pouco tremido esta manhã ( por momentos pensei que fosse outro EWRC), mas já estruturou melhor a sua eyewall a norte.
O earl está com mais força que o antecipado ontem, estado mantendo ventos sustendados maximos de até 125kt na parede do olho e uma SLP minima á volta dos 928hpa.

Está previsto que mantenha o movimento para NNW-->NNE ( com ligeiro enfraquecimento) nas proximas 48 a 54 h antes de iniciar a transição extratropical...assim sendo afectará a costa americana com ondulação forte e algum vento...especialmente á medida que se aproxima da costa E/NE americana, onde poderá causar ventos de TS ou no limite de furacão.

Há probabilidades do sistema afectar mais ou menos directamente as ciadades mais importantes do NE americano/SW canadiense...

Aqui algumas imagens:

Vapor de agua, onde se denota a lingua de ar seco que delimita o sistema a NW/W/SW e que seria fatal se "ingerida" :



Uploaded with ImageShack.us

Funktop, onde podemos ver a altitude do topo das nuvens convectivas, no anel central, atravez da analise da temperatura dos topos...pode-se concluir que os sectores W/S/E estão mais compactos e que o sector norte está mais fraco embora a criar nova convecção:



Uploaded with ImageShack.us
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
rgbu.jpg



O EARL teve o pico há umas horas atrás, cerca das 07:30z, quando apresentava uma pressão de 928mb, tendo vindo a subir um pouco desde aí, devido provavelmente à água mais fria e algum ar mais seco, os topos das nuvens no IR eram menos frios durante a manhã (menos altas).

Na última passagem de um Recon da USAF tinha 935mb, mas entretanto a convecção tem vindo a melhorar novamente fechando-se a mais intrusão de ar seco, daqui a minutos temos outra passagem pelo centro desta vez de um avião da NOAA e já se saberá se a tendência de subida da pressão se mantém ou foi invertida.

96304674.jpg



Nesta altura a atravessar uma zona de água mais fria, contudo em breve estará a aproximar-se da corrente do Golfo mais quente

ohc.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Furacão Earl fez um morto na passagem pelo Canadá

A tempestade tropical Earl fez um morto no sábado, à passagem na província canadiana da Nova Escócia, com ventos de 111 Km/hora, depois de ter assolado os Estados Unidos sem causar prejuízos de maior.

De acordo com os serviços de urgência locais, a vítima foi um homem de 54 anos que caiu de uma embarcação na baía de Blinde, perto de Halifax.

Quando o Earl chegou a território canadiano ainda era considerado um furacão, mas perdeu intensidade e passou a tempestade tropical.

"O Earl é agora uma forte tempestade tropical" com ventos que atingem os 111 km/h e chuvas intensas que arrancaram árvores e postes de eletricidade, informaram as autoridades.

Mais de 210 mil lares da Nova Escócia ficaram sem electricidade no sábado, de acordo com a Nova Scotia Power, a empresa que faz o abastecimento de energia a esta província canadiana.

Fonte: CM