Furacão NOEL (Atlântico 2007 #14)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical NOEL (Atlântico 2007 #14)

A tempestade tropical Noel manteve-se hoje praticamente estacionária, com o centro à superficie (LLC) próximo da costa norte de Cuba. A convecção profunda esteve durante o dia de hoje bastante desacoplada do LLC, maioritariamente a NE do centro. No entanto não está previsto que se separe e enfraqueca consequentemente, e é até possível que esteja a tentar criar um novo LLC na zona com mais convecção.

Segundo as previsões, o NOEL iniciará um movimento mais pronunciado para norte, e manter-se-á durante algum tempo como Tempestade tropical,e posteriormente como extra tropical, ainda com bastante intensidade, rumo à Terra Nova, Canadá.

THE CENTER OF NOEL DRIFTED WESTWARD FOR A FEW HOURS AROUND
MIDDAY...BUT RECENTLY HAS BEEN NEARLY STATIONARY...OR PERHAPS
MAKING A SMALL CYCLONIC LOOP...JUST OFFSHORE OF THE NORTH COAST OF
CUBA. THE CENTER IS NOT AS WELL CONNECTED TO THE DEEP CONVECTION AS
IT WAS SEVERAL HOURS AGO...BUT THE OFFICIAL FORECAST PRESUMES THAT
THE TWO WILL NOT COMPLETELY SEPARATE. INDEED...THERE WAS SOME
EVIDENCE IN THE RECON DATA AROUND 18Z THAT A SECOND VORTICITY
CENTER WAS TRYING TO DEVELOP IN THE CONVECTION TO THE NORTHEAST OF
THE SURFACE CENTER. SOUTHWESTERLY FLOW AHEAD OF A MID-LEVEL TROUGH
IN THE GULF OF MEXICO IS ADVANCING TOWARD THE CYCLONE...AND THIS IS
EXPECTED TO INDUCE A NORTHWARD AND THEN NORTHEASTWARD ACCELERATION
OF NOEL. THE OFFICIAL FORECAST FOLLOWS A GFDL/HWRF/GFS
BLEND...EXCEPT FOR BEING A LITTLE SLOWER THAN THE GUIDANCE AND THE
PREVIOUS FORECAST DURING THE FIRST 24 HOURS.

THE INITIAL INTENSITY REMAINS 45 KT BASED ON FLIGHT-LEVEL AND SFMR
DATA. THERE COULD BE SOME STRENGTHENING DURING THE NEXT 24
HOURS...BEFORE SOUTHWESTERLY SHEAR INCREASES AND EXTRATROPICAL
TRANSITION BEGINS. GLOBAL MODEL GUIDANCE CONTINUES TO INDICATE
NOEL WILL BECOME A VIGOROUS EXTRATROPICAL CYCLONE.

WINDS ASSOCIATED WITH THE ENVIRONMENTAL PRESSURE GRADIENT HAVE
DECREASED BELOW GALE FORCE ALONG THE SOUTHEAST FLORIDA COAST.
RECONNAISSANCE DATA INDICATE THAT THE WIND FIELD OF NOEL HAS
EXPANDED IN THE NORTHWEST QUADRANT...AND THE OFFICIAL FORECAST NOW
BRINGS TROPICAL STORM WINDS TO NEAR THE SOUTHEAST FLORIDA COAST.
SINCE ANY SUBSEQUENT INCREASE IN WINDS AT THE COAST WOULD BE
ASSOCIATED WITH THE TROPICAL STORM...A TROPICAL STORM WATCH IS
BEING ISSUED AT THIS TIME. WHILE A WATCH IS USUALLY ASSOCIATED WITH
A LONGER LEAD TIME THAN A WARNING...IT ALSO CONVEYS THE
POSSIBILITY...AS OPPOSED TO THE EXPECTATION...OF TROPICAL STORM
CONDITIONS. BECAUSE THE TROPICAL STORM FORCE WIND RADII ARE
FORECAST TO REMAIN OFFSHORE...A WATCH IS MORE APPROPRIATE THAN A
WARNING. THE NEED FOR A WARNING WILL BE REASSESSED THIS EVENING.


FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INITIAL 31/2100Z 22.6N 78.8W 45 KT
12HR VT 01/0600Z 23.5N 79.0W 50 KT
24HR VT 01/1800Z 25.3N 78.1W 55 KT
36HR VT 02/0600Z 28.0N 76.0W 50 KT
48HR VT 02/1800Z 31.5N 72.5W 55 KT...EXTRATROPICAL
72HR VT 03/1800Z 39.0N 66.0W 60 KT...EXTRATROPICAL
96HR VT 04/1800Z 49.0N 57.5W 60 KT...EXTRATROPICAL
120HR VT 05/1800Z 60.0N 47.5W 60 KT...EXTRATROPICAL


203525W_sm1.gif


anim-50.gif
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical NOEL (Atlântico 2007 #14)

Tempestade tropical "Natal" ? :shocking::huh:

Tempestade tropical "Natal" fez 59 mortos desde domingo
31.10.2007 - 18h13 AF
A tempestade tropical “Natal” provocou 59 mortos nas Caraíbas desde o último domingo, estando previsto que ainda hoje abandone o território cubano, onde fortes chuvas já provocaram danos materiais consideráveis, sem que tenham sido registadas vítimas nos primeiros balanços oficiais.

Na República Dominicana, a tempestade causou a morte a 41 pessoas e o desaparecimento de 38 outras, segundo os últimos dados da Comissão Nacional de Emergências.

No Haiti, de acordo com um balanço da Protecção Civil, a “Natal” fez 18 vítimas mortais, seis delas em Port-au-Prince e nos arredores, quatro desaparecidos, cerca de 15 feridos e forçou mais de 3000 a abandonarem as suas casas. As chuvas continuam a provocar inundações e aluimentos de terras e a provocar danos em habitações.

Esta tarde, a tempestade seguia em direcção a noroeste, no sentido das Bahamas, acompanhada por ventos com rajadas de 65 quilómetros/hora. O Centro Nacional de Furacões de Miami, nos Estados Unidos, prevê que a “Natal” venha a aumentar de intensidade nas próximas 24 horas.

Na República Dominicana, Luis Luna Paulino, um dos elementos da Comissão Nacional de Emergências, advertiu que a “situação permanece perigosa” e que o “número de mortos poderá aumentar”. “O salvamento dos sinistrados é difícil porque as chuvas continuam”, acrescentou o responsável, sublinhando que 39 comunidades no sul do território estão privadas de meios de comunicação.

“O pior neste tipo de situações é o transbordo dos rios”, disse Paulino, indicando que os serviços de socorro não conseguem aceder a algumas populações devido à destruição de dez pontes.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a continuação do mau tempo e mantém o alerta laranja em 28 das 32 províncias do país.

Cerca de 35 por cento da população não tem abastecimento de electricidade no sul, onde estão concentradas as províncias mais pobres. No total, 25.540 pessoas na República Dominicana foram forçadas a abandonar as suas residências, tendo 5884 sido acolhidas em centros públicos.

O Presidente dominicano, Leonel Fernandez, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Ministros e anunciou uma ajuda de três milhões de dólares para as vítimas da tempestade.

No Haiti, o primeiro-ministro, Jacques-Edouard Alexis, enviou seis dos seus ministros para as regiões mais afectadas, depois de ter anunciado anteontem um apoio de 1,5 milhão de dólares para os sinistrados.
(c) Fonte: Público
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Tempestade Tropical NOEL (Atlântico 2007 #14)

A tempestade tropical Noel deixou Cuba, nesta quarta-feira, rumo ao norte, após deixar chuvas no leste da ilha que obrigaram à remoção de milhares de pessoas, fundamentalmente para casas de parentes. Só na parte norte de Camagüey são mais de 120 casas destruídas total ou parcialmente, enquanto no resto das províncias ainda se calculam os danos. Áreas inteiras foram isoladas pela água, que invadiu estradas e passagens. Muitas plantações também foram inundadas.
Noel é o primeiro ciclone a afetar Cuba diretamente desde 2005. Wilma foi o último, e provocou grandes inundações e danos na capital Havana.

Último Segundo
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Tempestade Tropical NOEL (Atlântico 2007 #14)

Tempestade Noel provoca ventos nas Bahamas

A tempestade tropical Noel atravessou na quinta-feira o noroeste das Bahamas, ganhando força e velocidade ao se distanciar da Flórida e do Caribe, onde provocou inundações e deslizamentos que deixaram mais de cem mortos. Uma alerta de tempestade em vigor na Flórida foi suspenso quando o Noel fazia sua já aguardada curva no sentido nor-nordeste, o que deve levar seus efeitos até a Nova Scotia, no Canadá. Bermuda, território britânico no meio do Atlântico, está sob alerta, para caso Noel se encaminhe mais a leste que o previsto, segundo meteorologistas dos Estados Unidos.
Às 14h (16h em Brasília), o centro da tempestade estava perto de Nassau, capital das Bahamas, deslocando-se a nor-nordeste a 22 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. A tempestade tinha ventos regulares de 95 quilômetros por hora, ligeiramente mais do que três horas antes, mas aquém dos 119 quilômetros por hora que a colocariam na categoria dos furacões.
Noel matou pelo menos 66 pessoas na República Dominicana, muitas delas arrastadas pelas águas de dois rios que transbordaram em Villa Altagracia, nos arredores de Santo Domingo. No Haiti, que divide a ilha Hispaniola com a Dominicana, há 34 mortos confirmados, segundo a Defesa Civil. Na Jamaica, uma pessoa morreu no desabamento de uma casa. Cuba retirou milhares de pessoas de áreas vulneráveis, e reservatórios transbordaram, mas não houve vítimas fatais.
Esta é a 14a tempestade tropical da temporada de 2007. Os meteorologistas prevêem que ela rapidamente perderá suas características tropicais, mas continuará provocando fortes ventos.

O Globo Online
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
NOEL: Furacão de categoria 1

A tempestade tropical Noel ganhou força e se transformou em um furacão da categoria 1

Pelo menos 109 pessoas morreram na República Dominicana, no Haiti, na Jamaica e nas Bahamas em decorrência das inundações e deslizamentos de terras provocados pela passagem da até então tempestade tropical, que já é considerada a mais devastadora a atingir a região do Atlântico neste ano.
Até agora, o furacão mais devastador a atingir a região neste ano havia sido o Félix, que deixou 101 mortos na Nicarágua e em Honduras, em setembro.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o Noel está se movendo em direção ao nordeste com ventos de 120 km/h.
O arquipélago das Bermudas está em alerta para a passagem do Noel. O Centro Nacional de Furacões chegou a emitir um alerta de tempestade tropical para a costa sudeste da Flórida, que depois foi cancelado.
A passagem do Noel provocou destruição em diversos países. Em Cuba, cerca de 24 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas. Calcula-se que pelo menos 2 mil casas foram danificadas pelas enchentes no centro e no leste da ilha.
Na República Dominicana, pelo menos 73 pessoas morreram. O ministro do Interior dominicano, Franklin Almeyda, disse à BBC que mais de 50 mil pessoas foram afetadas pela passagem do Noel no país. O governo declarou estado de emergência para os próximos 30 dias e pediu ajuda internacional, principalmente com o envio de equipes de resgate e helicópteros.
Centenas de voluntários ajudam as equipes da defesa civil a enviar auxílio a comunidades isoladas pelas enchentes e pelos deslizamentos.
No Haiti, foram confirmadas oficialmente até agora 34 mortes. Uma pessoa morreu na Jamaica, no desmoronamento de uma casa por causa da tempestade. Nas Bahamas, um homem morreu afogado, depois de abandonar seu caminhão e ser levado pela correnteza. Navios de cruzeiro foram obrigados a adiar sua chegada ao arquipélago para o fim de semana.

O Globo Online
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O NOEL durante a noite intensificou-se para furacão Cat1 e apresentando uma estrutura bastante organizada. Dados da pressãoe vento recolhidos por um voo de reconhecimento justificam a elevação de categoria.

No entanto, nas últimas horas (como podem ver na animação em baixo) as águas mais frias estão a tornar a convecção menos profunda e o NOEL começará a perder as suas características tropicais durante o dia de hoje efectuando a transição para sistema extra-tropical. Apesar desse facto, o NOEL continua a ser perigoso, pois durante alguns dias manter-se-á como um potente ciclone extra-tropical com ventos até mais fortes do que teve até agora.

animfg4.gif


083526wsm1rg4.gif


INITIAL 02/0900Z 28.4N 75.2W 70 KT
12HR VT 02/1800Z 31.2N 73.6W 70 KT...BECOMING EXTRATROPICAL
24HR VT 03/0600Z 35.4N 71.2W 70 KT...EXTRATROPICAL
36HR VT 03/1800Z 40.0N 68.7W 75 KT...EXTRATROPICAL
48HR VT 04/0600Z 44.9N 65.0W 75 KT...EXTRATROPICAL INLAND
72HR VT 05/0600Z 56.0N 56.5W 65 KT...EXTRATROPICAL
96HR VT 06/0600Z 64.5N 50.0W 40 KT...EXTRATROPICAL INLAND
120HR VT 07/0600Z...DISSIPATED
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
O NOEL durante a noite intensificou-se para furacão Cat1 e apresentando uma estrutura bastante organizada. Dados da pressãoe vento recolhidos por um voo de reconhecimento justificam a elevação de categoria.

No entanto, nas últimas horas (como podem ver na animação em baixo) as águas mais frias estão a tornar a convecção menos profunda e o NOEL começará a perder as suas características tropicais durante o dia de hoje efectuando a transição para sistema extra-tropical. Apesar desse facto, o NOEL continua a ser perigoso, pois durante alguns dias manter-se-á como um potente ciclone extra-tropical com ventos até mais fortes do que teve até agora.

animfg4.gif


083526wsm1rg4.gif

Boas malta!!

A seguir com alguma atençao este evento bastante organizado, o NOEL, neste momento apesar de cat1 tende em perder força nas proximas horas, mas, tambem tende a reunir forças apos essas horas, pois a temp_agua__mar nessa zona estara na media dos 25/26Cº!! http://www.meteo.pt/resources/im/produtos/previsao/mar/mar_00_10_12_024.gif

Se assim seguir a trajectoria que eu acredito que siga por mais algum tempo de NE como esta para uma viragem a E acredito que ganhe um pouco de força mas no entanto nao como cat1 mas sim como TS se assim seguir como se ve a linha de agua quente...mas quem sabe estes bichos tem vida propria!!:thumbsup:

So sei que as aguas quentes andam por ai http://www.meteogalicia.es/galego/observacion/satelite/imaxes/SST_n.jpg

Isto tudo a minha opiniao!!:rolleyes:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O NOEL evolui rapidamente para ciclone extra-tropical com a convecção e a estrutura a colapsar no centro. Neste momento ainda é considerado um ciclone tropical porque um voo de reconhecimento ainda encontrou um warmcore bem definido aos 700hPa, mas a continuar assim a este ritmo, será inteiramente extra-tropical daqui a algumas horas. Contudo, como já foi dito, manter-se-á como um potente e perigoso ciclone extra-tropical, estando mesmo previsto um aumento da intensidade dos ventos e marés após a transição estar concluida.

1-6.jpg


3-2.jpg


2-8.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O NHC acabou de emitir o último aviso sobre o NOEL, passando agora a responsabilidade para os serviços de Meteorologia (não tropical) dos EUA e do Canadá. Apesar de já não ser considerado um ciclone tropical, continuaremos aqui a seguir o Noel.

noel.jpg


HURRICANE NOEL ADVISORY NUMBER 25
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL162007
500 PM EDT FRI NOV 02 2007

...NOEL BECOMING A STRONG EXTRATROPICAL CYCLONE...

A GALE WARNING REMAINS IN EFFECT FOR BERMUDA.

INTERESTS ALONG THE U. S. EAST COAST FROM NORTH CAROLINA NORTHWARD
SHOULD CONSULT STATEMENTS AND WARNINGS ISSUED BY THEIR LOCAL NWS
FORECAST OFFICE. INTERESTS IN THE CANADIAN MARITIMES SHOULD
CONSULT PRODUCTS ISSUED BY THE CANADIAN HURRICANE CENTER OF
ENVIRONMENT CANADA.

FOR STORM INFORMATION SPECIFIC TO YOUR AREA...INCLUDING POSSIBLE
INLAND WATCHES AND WARNINGS...PLEASE MONITOR PRODUCTS ISSUED
BY YOUR LOCAL WEATHER OFFICE.

AT 500 PM EDT...2100Z...THE CENTER OF HURRICANE NOEL WAS LOCATED
NEAR LATITUDE 31.4 NORTH...LONGITUDE 72.4 WEST OR ABOUT 450 MILES...
725 KM...WEST OF BERMUDA AND ABOUT 320 MILES...510 KM...
SOUTHEAST OF CAPE HATTERAS NORTH CAROLINA.

NOEL IS MOVING TOWARD THE NORTHEAST NEAR 20 MPH...32 KM/HR...AND
IT IS EXPECTED TO ACCELERATE TOWARD THE NORTH-NORTHEAST DURING THE
NEXT 24 HOURS.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 80 MPH...130 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. NOEL IS TRANSITIONING TO A STRONG EXTRATROPICAL CYCLONE.
LITTLE CHANGE IN STRENGTH IS FORECAST DURING THE NEXT 24 HOURS.

HURRICANE FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 70 MILES...110 KM...FROM
THE CENTER...AND TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 345
MILES...555 KM. THE CYCLONE IS EXPECTED TO INCREASE IN SIZE DURING
THE NEXT 24 HOURS.

THE MINIMUM CENTRAL PRESSURE ESTIMATED FROM RECONNAISSANCE DATA WAS
980 MB...28.94 INCHES.


NOEL IS EXPECTED TO PRODUCE RAINFALL AMOUNTS OF 2 TO 4 INCHES...WITH
ISOLATED MAXIMUM TOTALS TO 6 INCHES ACROSS EASTERN NEW ENGLAND.

REPEATING THE 500 PM EDT POSITION...31.4 N...72.4 W. MOVEMENT
TOWARD...NORTHEAST NEAR 20 MPH. MAXIMUM SUSTAINED WINDS...80 MPH.
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...980 MB.

THIS IS THE LAST PUBLIC ADVISORY ISSUED BY THE NATIONAL HURRICANE
CENTER ON THIS SYSTEM.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O agora ciclone extratropical NOEL continua com aspecto imponente e a gerar ventos muito intensos, que nalguns de forma localizada poderão equivaler à categoria 2. Os alertas são incessantes, sobretudo para não se menorizar o facto de já não ser um ciclone tropical.

noel-2.jpg


AREA FORECAST DISCUSSION
NATIONAL WEATHER SERVICE TAUNTON MA
948 AM EDT SAT NOV 3 2007

**THE POWERFUL AND POTENTIALLY DESTRUCTIVE REMNANTS OF HURRICANE
NOEL WILL AFFECT SOUTHERN NEW ENGLAND TODAY INTO THIS EVENING**


THE POWERFUL EXTRATROPICAL REMNANTS OF HURRICANE NOEL CONTINUE TO
MOVE NORTHWARD OFF THE MID ATLANTIC COAST EARLY THIS MORNING. AT
13Z...CENTER OF STORM IS APPROXIMATELY 150-170 MILES SOUTH OF BUOY
44004. GFS NOT CAPTURING THE INTENSITY OF THIS STORM AND IS NOT DEEP
ENOUGH. THE NAM IS INITIALIZING THE CENTRAL PRESSURE MUCH BETTER WITH
975 MB AT 12Z...ALTHOUGH IT IS NOT KNOWN HOW DEEP THE STORM IS RIGHT
NOW DUE TO LACK OF BUOY DATA.

THE NASTIEST AND MOST DANGEROUS PART OF THE STORM WILL OCCUR LATE
THIS AFTERNOON INTO THE EARLY EVENING HOURS.

WE WILL FOLLOW THE NAM TRACK/TIMING BUT STORM WILL LIKELY END UP
SEVERAL MB DEEPER THAN NAM FORECAST. NAM SHOWING VERY IMPRESSIVE
TROPOPAUSE FOLD DOWN TO 900 MB AT 00Z SO THIS STORM WILL LIKELY END
UP CLOSER TO 960 MB THIS EVENING. NAM SHOWING 85 KTS DOWN TO 925
MB...MUCH OF WHICH COULD MIX DOWN OVER THE CAPE/ISLANDS AROUND 00Z
IF THIS TROP FOLD IS REALIZED. THIS WOULD PRODUCE WIND GUSTS TO 90
MPH.

NO CHANGES WILL BE MADE TO EARLY MORNING FORECAST WHICH HAS A GOOD
HANDLE ON THIS EVENT. THE ONE ASPECT OF THIS STORM WE ARE BECOMING
MORE CONCERNED ABOUT IS THE POTENTIAL FOR MORE SIGNIFICANT COASTAL
FLOODING ALONG CAPE COD NORTH FACING BEACHES AND NANTUCKET.
SEE
TIDES SECTION BELOW.

RAINFALL WILL BECOME VERY HEAVY THIS AFTERNOON INTO THIS EVENING
ACROSS SE MA AND CAPE/ISLANDS. CROSS SECTIONS SHOWING TREMENDOUS
FRONTOGENESIS WITH STRONG INSTABILITY SIGNAL ABOVE WHICH WILL
SUPPORT VERY HEAVY CONVECTIVE RAINFALL
. THINK NAM FORECAST TO 4-5+"
OVER CAPE/ISLANDS LOOKS REASONABLE WITH 2-3" BACK TO BOS-PVD
CORRIDOR.

THE HIGH WIND WARNINGS REMAIN IN EFFECT FOR EASTERN MASSACHUSETTS
AND RHODE ISLAND. THE HIGHEST WINDS ARE EXPECTED TO OCCUR LATER THIS
AFTERNOON INTO THE EVENING HOURS. THE HIGHEST AND MOST DAMAGING WIND
GUSTS ARE STILL EXPECTED TO OCCUR OVER THE CAPE AND ISLANDS LATER
THIS AFTERNOON AND EVENING WHERE GUSTS IN EXCESS OF HURRICANE FORCE
ARE EXPECTED. STRUCTURAL DAMAGE IS LIKELY TO OCCUR AS A
RESULT...ALONG WITH WIDESPREAD POWER OUTAGES. ELSEWHERE IN THE HIGH
WIND WARNING...WIND GUSTS OF 60-65 MPH ARE EXPECTED AND THIS WILL
CAUSE NUMEROUS DOWNED TREES AND POWER OUTAGES.

THE WIND ADVISORY REMAINS IN EFFECT FOR THE NEXT TIER OF ZONES TO
THE WEST OF THE HIGH WIND WARNING...AND THIS INCLUDES NORTHEAST CT
NORTHWARD THROUGH THE WORCESTER HILLS...AND INTO SOUTHEAST NH. WIND
GUSTS AROUND 50 MPH WILL BE POSSIBLE...ESPECIALLY LATE THIS
AFTERNOON AND EVENING.

THIS IS A POTENTIALLY DAMAGING NOREASTER. THIS STORM SHOULD BE TAKEN AS SERIOUSLY AS A HURRICANE ON THE CAPE AND ISLANDS.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Efeitos da tempestade "Noel" já podem ser sentidos no Canadá

Toronto (Canadá), 3 nov - A costa da província de Nova Escócia, no atlântico canadense, começou a sentir hoje os efeitos da tempestade "Noel", com seqüências de fortes ventos e ondas de até 10 metros. O Instituto Meteorológico do Canadá assinalou que na noite de sábado para domingo espera-se que a província receba ventos de até 140 km/h e ondas que podem chegar aos 12 metros, embora tenha explicado que os efeitos não serão tão extremos como os sofridos em 2003 com a chegada do furacão "Juan".
Na ocasião, milhares de casas ficaram sem eletricidade e dezenas de milhares de árvores foram derrubadas pelos ventos. O "Juan" também deixou alguns pontos da província sem eletricidade por até duas semanas.
O Instituto Meteorológico do Canadá advertiu que embora o "Noel" seja menos poderoso que o "Juan", a tempestade é muito maior e nas próximas horas até 70 milímetros de chuva podem atingir as províncias de Nova Escócia, Nova Brunswick e a Ilha do Príncipe Eduardo. O "Noel", que foi rebaixado de furacão a tempestade, matou 134 pessoas em sua passagem pelo Caribe. A maior parte das mortes foi registrada na República Dominicana e Haiti.

Último Segundo
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Enfraquecido, Noel deixa 100 mil sem energia eléctrica no Canadá

Cerca de 100 mil clientes da companhia de energia elétrica de Nova Scotia, no Canadá, estavam sem energia elétrica neste domingo, devido a ventos fortes remanescentes do furacão Noel. O Noel, que passou pela costa atlântica dos Estados Unidos e atingiu o Canadá no sábado, foi o mais letal furacão da temporada de 2007.
A tempestade deixou mais de 120 mortos e milhares de desabrigados no Caribe, principalmente na República Dominicana e no Haiti. Além disso, cortou a eletricidade de cerca de 25 mil pessoas na região da Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA.
Com rajadas de vento de mais de 100 km/h no sábado, o Noel trouxe chuva forte à costa canadense. Não houve registro de mortes até agora na área.
Segundo a previsão, o tempo deve melhorar ainda neste domingo, e os ventos vão diminuir na Nova Scotia, província com quase milhão de habitantes. As autoridades pediram às pessoas que fiquem longe de fiação elétrica que foi derrubada.

O Globo Online
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Fica assim provado que a categoria de um furacão não é tudo....
Aquilo que parecia uma modesta tempestade tropical provocou grandes inundações com elevados prejuízos de bens materiais e vidas.
Também falta saber até que ponto as autoridades não subestimaram a tempestade por ser na altura isso mesmo, uma tempestade e não furacão...
Esta visto também a grande perigosidade que acarreta qualquer perturbação seja tropical ou não quando de alguma manei se torna estacionária. No ano passado cá em Portugal podemos verificar isso mesmo com algumas depressões que avançaram muito lentamente.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fica assim provado que a categoria de um furacão não é tudo....
Aquilo que parecia uma modesta tempestade tropical provocou grandes inundações com elevados prejuízos de bens materiais e vidas.
Também falta saber até que ponto as autoridades não subestimaram a tempestade por ser na altura isso mesmo, uma tempestade e não furacão...
Esta visto também a grande perigosidade que acarreta qualquer perturbação seja tropical ou não quando de alguma manei se torna estacionária. No ano passado cá em Portugal podemos verificar isso mesmo com algumas depressões que avançaram muito lentamente.


Muito oportuna observação Minho ! O NOEL, enquanto "mera" tempestade tropical tornou-se mais mortífera do que os dois Categoria 5 deste ano. E foi uma tempestade em finais de Outubro, quando a climatologia normalmente já deixa a Republica Dominicana à margem destes eventos, precisamente o país onde provocou mais vitimas.