Furacão OTTO (Atlântico 2010 #AL17)

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Otto está rapidamente a perder a estrutura como ciclone tropical, tal como previsto para hoje.

rgbv.jpg


ottoy.gif



Tudo indica que o Otto pós-tropical passará então a Oeste e depois a norte dos Açores, conseguindo depois "libertar-se" do fluxo que o arrasta actualmente para norte e que o tem destruído como ciclone tropical, iniciando uma nova fase descendo para sudeste, passando eventualmente próximo do grupo oriental, onde depois nesses dias parece reorganizar-se como depressão não tropical, podendo ficar a oeste dos Açores (GFS) alguns dias ou rumando mais rápido para o Algarve ou norte de África passando a norte da Madeira (ECM).

O ECM tem daqui a uma semana o resto desta depressão não tropical a dissipar-se no sul de Portugal continental, enquanto o GFS ainda a tem bem estruturada a Oeste dos Açores/Norte da Madeira.

Ou seja, vamos ter os restos do Otto uma semana inteira para seguir, sendo difícil de perceber nesta altura o que realmente sobrará. Uma semana interessante a começar amanhã nos Açores.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
NHC emitiu agora o último aviso considerando que o Otto já não é um ciclone tropical, deixando de ter responsabilidades no sistema.
Espero que ao menos a NOAA mantenha o floater satélite nos próximos dias.


...OTTO NOW POST-TROPICAL...
EXPECTED TO MOVE NORTH OF THE AZORES ON MONDAY...





http://www.nhc.noaa.gov/text/refresh/MIATCPAT2+shtml/101432.shtml


62854401.gif



RECENT SATELLITE IMAGERY SHOWS THE DEVELOPMENT OF FRONTAL CLOUD
BANDS AND ALSO INDICATES THAT COOL DRY AIR HAS WRAPPED AROUND THE
SOUTHERN SEMICIRCLE OF OTTO AND INTO THE CENTER. THE REMAINING
CONVECTION IS NOW NORTH AND WEST OF THE CENTER AND AMSU TEMPERATURE
PROFILES SHOW THAT THE UPPER-LEVEL WARM CORE HAS WEAKENED. BASED ON
ALL OF THIS...OTTO IS NOW A POST-TROPICAL EXTRATROPICAL CYCLONE...
AND THIS WILL BE THE LAST NHC ADVISORY. THE INITIAL INTENSITY IS
HELD AT 55 KT...AND SLOW WEAKENING SHOULD BEGIN LATER TODAY AS OTTO
MOVES AWAY FROM THE BEST BAROCLINIC DYNAMICS. GRADUAL WEAKENING IS
EXPECTED TO CONTINUE FOR THE REST OF THE PERIOD. HOWEVER...IT IS
WORTH NOTING THAT THE GFS AND ECMWF STRENGTHEN OTTO A LITTLE AT THE
END OF THE PERIOD...SO THE OFFICIAL FORECAST COULD BE A LITTLE LOW
ON DAYS 4 AND 5
.

OTTO IS RACING TOWARD THE NORTHEAST AT 35 TO 40 KNOTS...EMBEDDED
WITHIN DEEP-LAYER SOUTHWESTERLY FLOW TO THE SOUTHEAST OF A LARGE
MID/UPPER-LEVEL TROUGH CENTERED BETWEEN 55W AND 60W. THE GLOBAL
MODELS ARE IN GENERALLY GOOD AGREEMENT IN SHOWING POST-TROPICAL OTTO
ESCAPING THE WESTERN ATLANTIC TROUGH AND TURNING EASTWARD AND THEN
SOUTHEASTWARD WITHIN 48 HOURS AS IT COMES UNDER THE INFLUENCE OF A
DEEP-LAYER LOW CENTERED OVER THE IBERIAN PENINSULA AND WESTERN
MEDITERRANEAN SEA. LATE IN THE PERIOD THE DEEP-LAYER LOW MOVES
EAST...LEAVING OTTO BEHIND TO MOVE SLOWLY EASTWARD OR NORTHEASTWARD
BY DAY 5. THE OFFICIAL FORECAST IS BASED ON A CONSENSUS OF THE GFS
...UKMET...ECMWF...AND CANADIAN GLOBAL MODELS.

FUTURE INFORMATION ON POST-TROPICAL OTTO CAN BE FOUND IN HIGH SEAS
FORECASTS ISSUED BY THE NATIONAL WEATHER SERVICE UNDER AWIPS HEADER
NFDHSFAT1 AND WMO HEADER FZNT01 KWBC...AND BY METEO-FRANCE UNDER WMO
HEADER FQNT50 LFPW.

FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INITIAL 10/1500Z 37.3N 41.1W 55 KT...POST-TROP/EXTRATROP
12HR VT 11/0000Z 40.0N 35.6W 50 KT...POST-TROP/EXTRATROP
24HR VT 11/1200Z 42.6N 29.7W 45 KT...POST-TROP/EXTRATROP
36HR VT 12/0000Z 43.0N 26.3W 45 KT...POST-TROP/EXTRATROP
48HR VT 12/1200Z 41.5N 24.1W 40 KT...POST-TROP/EXTRATROP
72HR VT 13/1200Z 37.0N 22.0W 35 KT...POST-TROP/EXTRATROP
96HR VT 14/1200Z 36.0N 20.5W 30 KT...POST-TROP/EXTRATROP
120HR VT 15/1200Z 37.0N 19.5W 30 KT...POST-TROP/EXTRATROP

$$
FORECASTER BRENNAN
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não...irá enfraquecer um pouco, sendo que um eventual fortalecimento deste sistema se daria apenas na hipotética aproximação à Madeira, conforme foram mostrando alguns modelos meteorológicos.
Mas para já é apenas uma HIPÓTESE e nada de concreto...;)

P.S.: bem vindo mortagua
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tempestade Otto a caminho dos Açores

A tempestade pós-tropical Otto deverá passar esta noite ao largo das Flores e do Corvo, antes de deixar a zona do arquipélago açoriano e se dirigir para a Madeira

O meteorologista Pedro Mata adiantou à Lusa que «devido à passagem perto das Flores e do Corvo da tempestade pós-tropical Otto» está previsto um novo agravamento do estado do tempo nas duas ilhas do grupo Ocidental, entre a madrugada e a manhã de segunda-feira.

Segundo Pedro Mata, do Instituto de Meteorologia em Ponta Delgada, para aquelas duas ilhas as previsões apontam para «ventos com rajadas que podem atingir entre os 110 a 120 quilómetros por hora, ondas de seis metros, precipitação por vezes forte e trovoada».

Uma previsão do National Hurricane Center dos Estados Unidos indica a passagem da tempestade pelo grupo Oriental do arquipélago açoriano. A Otto deverá depois seguir a direcção sudeste, dissipando-se a norte da Madeira.

Devido às más condições meteorológicas que se fazem sentir nos Açores, a SATA Air Açores cancelou várias ligações inter ilhas, afetando um total de 463 passageiros. Desde quinta-feira que estão retidos 223 passageiros com origem e destino para a ilha das Flores.

Lusa / SOL
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
EL CENTRO DE OTTO DEBERA PASAR AL NORTE DE LAS ISLAS AZORES LUNES O LUNES POR LA NOCHE. LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN CERCA A 65 MPH...100 KILOMETROS POR HORA...CON RAFAGAS MAS ALTAS. SE PRONOSTICA ALGUN DEBILITAMIENTO GRADUAL DURANTE LAS PROXIMAS 48 HORAS.
VIENTOS CON FUERZA DE TORMENTA TROPICAL SE EXTIENDEN HASTA 205 MILLAS...335 KILOMETROS DE SU CENTRO. LA PRESION MINIMA CENTRAL ESTIMADA ES DE 987 MILIBARAS...29.15 PULGADAS.

NHC
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
entao se chegar ao continente iram ser apenas restos... certo?
nao percebo muito :unsure: ... tenho apenas 14 anos mas intereso-me por isto! :D

cumps

Ainda é cedo para fazer esse tipo de suposições. Há uma pequena porta aberta no sentido deste sistema ganhar alguma actividade quando se aproximar do arquipélago da Madeira daqui a uns dias. Mas esse ainda é um campo um pouco vago pelo que mais importante é acompanhar agora o que se vai passar nos Açores. Só depois se verá o que poderá ou não acontecer.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Está um pouco mais perto das Flores mas duvido que se consiga salvar alguma coisa do «Otto». Está completamente desfeito. :rain:

vislw.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade Otto vai afectar Flores e Corvo – A tempestade tropical 'Otto' vai passar nas próximas horas a noroeste do Grupo Ocidental dos Açores, onde o vento deverá soprar com rajadas até 120 quilómetros por hora, alertou hoje o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros. O aviso emitido ao princípio da noite refere ainda que as ilhas das Flores e do Corvo, que integram o Grupo Ocidental, vão ser afectadas com chuva forte e trovoadas, podendo as ondas atingir seis metros de altura.
Segundo o Instituto de Meteorologia, a meio da tarde de hoje a tempestade tropical 'Otto' estava a 1000 quilómetros a oeste-sudoeste das Flores, deslocando-se para nordeste a cerca de 70 quilómetros por hora. A tempestade está, no entanto, a perder características e já pode ser considerada como sendo pós-tropical.
Para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), entre as 03:00 e as 09:00 de segunda-feira espera-se vento de sudoeste rodando para noroeste, com velocidade média de 65 a 74 quilómetros por hora e rajadas máximas de 110 a 120 quilómetros por hora. Ainda nestas duas ilhas, entre as 00:00 e as 09:00 de segunda-feira vai ocorrer chuva por vezes forte e trovoadas dispersas. Entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira, a agitação marítima nas Flores e no Corvo terá ondas de sudoeste, passando a noroeste, entre quatro e seis metros.

Fonte: DN
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade tropical passa ao lado dos Açores

O mau tempo acabou por não afectar o grupo ocidental do arquipélago dos Açores com a intensidade que se previa. As previsões apontavam para uma tempestade tropical para esta madrugada, mas a trovoada, vento e chuva intensa passaram ao lado das ilhas das Flores e do Corvo. João Fernandes, do Instituto de Meteorologia de Ponta Delgada, explica o que aconteceu e refere que o mau tempo não deverá afectar sequer Portugal continental:

ANTENA 1
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece-me que não seriam de esperar trovoadas fortes dado que a convecção estava confinada a norte do centro, e passando este sempre a noroeste/norte ainda a muitos quilómetros, devido ao ar frio e seco que há vários dias ia ingerindo pelo lado leste e envolvendo todo o semi-circulo sul do sistema.
....

O centro do pós-tropical Otto está agora sensivelmente 470km a norte do grupo central. Nas últimas horas nada de muito especial a destacar, houve uma METAR das 09:00 utc nas Flores com rajada de 94.5 km/h, desde aí tem vindo a diminuir. No grupo central o vento nas últimas horas tem vindo a aumentar, mas nada de especial.

otto.gif



O remanescente do Otto continua ainda a deslocar-se para ENE, mas nas próximas horas será Este, e depois começará então a descer muito lentamente de latitude para sudeste e depois sul, passando amanhã à meia noite ligeiramente a leste do grupo oriental, ainda com algum vento mas à partida nada de especial para o que estão habituados nos Açores. Quanto a precipitação, como a parte mais activa aparece nos modelos (à partida moderada diga-se) também a norte do centro, em princípio não deverá haver problemas de maior para o grupo oriental.

Em relação ao que se passa a seguir, quando iniciar a descida de latitude tem alguma hipótese de se regenerar um pouco, os modelos mantém a depressão mais alguns dias, mas já não tão pronunciada como algumas vezes sugeriam nos últimos dias. O ECM acaba por dissipar os restos pela Madeira ou antes, o GFS aguenta um sistema fraco na Madeira enfraquecendo ainda mais até a sul do continente.

De qualquer forma nestas situações, há sempre a possibilidade de algo mais consistente, alguma regeneração, do que os modelos mostram agora. Já vi isso várias vezes no passado, ainda recentemente a pós-Julia depois de começar a descer ficou novamente sob vigilância do NHC.


GFS

gfs.gif


ECM

ecmo.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O centro do pós-tropical Otto está agora sensivelmente 450km a norte do grupo central. Nas últimas horas nada de muito especial a destacar, houve uma METAR das 09:00 utc nas Flores com rajada de 94.5 km/h, desde aí tem vindo a diminuir. No grupo central o vento nas últimas horas tem vindo a aumentar, mas nada de especial.

Nos dados das synops, a OGIMET, aponta uma rajada de 104,5km/h nas Flores, até às 6h utc.

Entretanto saiu esta noticia no Destak:

Tempestade 'Otto' passou sem provocar danos nas Flores e no Corvo
11 | 10 | 2010 11.05H

As Flores e Corvo vão continuar durante a manhã sob ventos fortes, apesar de a tempestade pós-tropical ‘Otto’ estar a perder intensidade e a afastar-se destas duas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores, revelou fonte do Instituto de Meteorologia.

O meteorologista Pedro Mata adiantou à agência Lusa que às 07:00 horas (08:00 de Lisboa) foi registada nas Flores uma rajada de vento que atingiu 107 quilómetros por hora, quando o núcleo da tempestade se encontrava mais próximo desta ilha.

Uma fonte dos Bombeiros de Santa Cruz referiu, por seu lado, que, até ao princípio da manhã, a passagem da tempestade 'Otto' pelas Flores apenas tinha provocado a queda de uma árvore.

Na vizinha ilha do Corvo, os bombeiros não registaram qualquer incidente provocado pela passagem desta tempestade.

Gráficos horários de intensidade média do vento no Corvo e nas Flores:

semttulo2j.png


semttulo4jm.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sem grandes novidades as saídas das 12z, amanhã à noite a passar a oeste do Grupo oriental dos Açores, na 5ªfeira na Madeira, no GFS um pouco mais forte nesse arquipélago (1006mb), mas à partida nada de especial, no ECM quase em dissipação (1010mb). De qualquer forma, como referi anteriormente, nestes sistemas por vezes há surpresas, pelo que convém estar atento.

22419994.gif



O pós-tropical Otto deverá estar já a "sentir" o fluxo sudeste nos níveis médios e altos da atmosfera provocados pelo flanco oeste da enorme zona de baixas pressões que se formou em altura rodeando toda a península ibérica, o que o forçará a descer de latitude.

Às 18z

ottog.jpg



A animação do dia:

 
Estado
Fechado para novas mensagens.