Já não é novidade nenhuma, mas de qualquer forma partilho um vídeo que fiz ao bando de gaivotas que aparentemente fez uma “excursão” pela sona centro durante o dia de ontem sendo avistadas na Covilhã e registadas por mim na barragem de Santa Luzia, o bando era composto por centenas de gaivotas que formavam uma nuvem. https://www.youtube.com/watch?v=Genbtduzi0U Espero que gostem do meu registo deste fenómeno.
É um fenómeno interessante, do qual eu não tinha conhecimento... Aqui pelo nordeste penso que não haverá registos... Qual será a rota?? A bacia do Tejo? Ou a Bacia do Guadiana, via Alqueva?
Aqui pela minha zona,costumam passar muitas vezes grandes bandos aqui pelo meu bairro que fica na sul da cidade,vão em direção há barragem Marechal Carmona na Idanha-a-Nova,estas costumam vir pelo Tejo acima .
Não serão antes, garças brancas boieiras? Que também lhes chamam "carraceiros" por andarem às vezes em cima das ovelhas (ex. na Lardosa)? Garças boieiras, costumam passar o meu bairro também ao fim do dia. Dantes aninhavam-se em frente ao Jumbo, quando havia pinhal junto à Marluno. Aspeto em voo: http://verdes-ecos.blogspot.pt/2013_10_01_archive.html
Já leva bastante tempo que não dou conta de passarem por aqui,gaivoitas eram de certeza,a passarem ainda uma boa altura,os carreceiros conheço bem e as Garças na barragem da Talagueira(onde há 40 e muitos anos atrás era a praia da rapaziada nova da cidade,nessa altura,até pescaria lá se fazia,antes do 25 de Abril,aquilo era particular e tinha guarda florestal,muita vez tive bater há sola a fugir do guarda a pé pelo campo a fora,mas havia dias que eramos hás dezenas...velhos tempos) .
Gaivotas no Interior não penso que seja assim tão raro quanto isso, lembro-me de já há alguns anos atrás ter visto algumas na Albufeira da barragem do Alvito em pleno Alentejo.
Ver gaivotas no interior não é só por si um fenómeno, o que diferencia este acontecimento dos outros, é o número de gaivotas que neste caso eram às centenas.
Comecei a avistar gaivotas em Braga há uns 2/3 anos e a primeira vez que as vi pensei que estava a ver mal ou a confundi-las com outros pássaros. Mas a verdade é que nos últimos tempos tenho visto mais gaivotas por aqui, embora poucas. Não sei qual poderá ser o motivo de as gaivotas se aventurarem para o interior. Apesar de Braga não estar assim tão longe do litoral, a verdade é que penso ser um acontecimento recente.
Há Já há algumas décadas que se vão observando comunidades de gaivotas a invernar em vários locais do interior da península. Por exemplo em Madrid ou Salamanca. Aqui por Bragança parece que também foram observadas algumas por estes dias. Desta vez não cheguei a ver nenhuma gaivota, mas já avistei algumas em anos anteriores.
Provavelmente sobem pelo vale do Rio Douro e depois dispersam pelas albufeiras e aterros sanitários da região. Mas por acaso de desde que fui para Bragança nunca avistei nenhuma gaivota na região.