Gaivotas no interior

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Local
Barragem de santa luzia -600m
Já não é novidade nenhuma, mas de qualquer forma partilho um vídeo que fiz ao bando de gaivotas que aparentemente fez uma “excursão” pela sona centro durante o dia de ontem sendo avistadas na Covilhã e registadas por mim na barragem de Santa Luzia, o bando era composto por centenas de gaivotas que formavam uma nuvem.

https://www.youtube.com/watch?v=Genbtduzi0U

Espero que gostem do meu registo deste fenómeno.

É um fenómeno interessante, do qual eu não tinha conhecimento...

Aqui pelo nordeste penso que não haverá registos...

Qual será a rota?? A bacia do Tejo? Ou a Bacia do Guadiana, via Alqueva?:unsure:

Aqui pela minha zona,costumam passar muitas vezes grandes bandos aqui pelo meu bairro que fica na sul da cidade,vão em direção há barragem Marechal Carmona na Idanha-a-Nova,estas costumam vir pelo Tejo acima :).

Não serão antes, garças brancas boieiras? Que também lhes chamam "carraceiros" por andarem às vezes em cima das ovelhas (ex. na Lardosa)?

Garças boieiras, costumam passar o meu bairro também ao fim do dia. Dantes aninhavam-se em frente ao Jumbo, quando havia pinhal junto à Marluno.

Aspeto em voo: http://verdes-ecos.blogspot.pt/2013_10_01_archive.html

Não serão antes, garças brancas boieiras? Que também lhes chamam "carraceiros" por andarem às vezes em cima das ovelhas (ex. na Lardosa)?

Garças boieiras, costumam passar o meu bairro também ao fim do dia. Dantes aninhavam-se em frente ao Jumbo, quando havia pinhal junto à Marluno.

Aspeto em voo: http://verdes-ecos.blogspot.pt/2013_10_01_archive.html

Já leva bastante tempo que não dou conta de passarem por aqui,gaivoitas eram de certeza,a passarem ainda uma boa altura,os carreceiros conheço bem e as Garças na barragem da Talagueira(onde há 40 e muitos anos atrás era a praia da rapaziada nova da cidade,nessa altura,até pescaria lá se fazia,antes do 25 de Abril,aquilo era particular e tinha guarda florestal,muita vez tive bater há sola a fugir do guarda a pé pelo campo a fora,mas havia dias que eramos hás dezenas...velhos tempos) :).

Gaivotas no Interior não penso que seja assim tão raro quanto isso, lembro-me de já há alguns anos atrás ter visto algumas na Albufeira da barragem do Alvito em pleno Alentejo.

Comecei a avistar gaivotas em Braga há uns 2/3 anos e a primeira vez que as vi pensei que estava a ver mal ou a confundi-las com outros pássaros. Mas a verdade é que nos últimos tempos tenho visto mais gaivotas por aqui, embora poucas.
Não sei qual poderá ser o motivo de as gaivotas se aventurarem para o interior. Apesar de Braga não estar assim tão longe do litoral, a verdade é que penso ser um acontecimento recente.

Há Já há algumas décadas que se vão observando comunidades de gaivotas a invernar em vários locais do interior da península. Por exemplo em Madrid ou Salamanca. Aqui por Bragança parece que também foram observadas algumas por estes dias. Desta vez não cheguei a ver nenhuma gaivota, mas já avistei algumas em anos anteriores.

Há Já há algumas décadas que se vão observando comunidades de gaivotas a invernar em vários locais do interior da península. Por exemplo em Madrid ou Salamanca. Aqui por Bragança parece que também foram observadas algumas por estes dias. Desta vez não cheguei a ver nenhuma gaivota, mas já avistei algumas em anos anteriores.

Provavelmente sobem pelo vale do Rio Douro e depois dispersam pelas albufeiras e aterros sanitários da região.

Mas por acaso de desde que fui para Bragança nunca avistei nenhuma gaivota na região.