1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Galego é Português???

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Meteo Trás-os-Montes 25 Jun 2007 às 12:47.

1. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Olá amigos! Sendo eu raioto (raiano), ou seja sou de junto à fronteira, este tema não me é estranho! Galego? Português? "Lisboetês"? É verdade que Lisboa está a destruir o Português genuíno que é da região norte??? O Galego é Português!??? Sinceramente acho o galego mais próximo que o Brasuca! Assim sendo, seria! O que acham disto? Reparem nestas reportagens! Gostei da parte do "Lisboetês"...:lmao: :lmao: :lmao:

Galegos falam Galego Português no Parlamento Europeu! "O Português mais genuíno fala-se na Galiza em Finisterra"! E esta hein???

Vale a pena ver!

Collapse Signature Expand Signature
    #1 Meteo Trás-os-Montes, 25 Jun 2007 às 12:47
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  2. filipept

filipept
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Out 2006
    Local:
    Bico-Amares-Braga
    A galiza não acaba no Minho, estende-se até ao Mondego, assim como Portugal não acaba no Minho, estende-se até ás margens do Cantábrico, no que toca a língua paisagem e cultura.
    Esta é uma luta que começa a ganhar cada vez mais relevo na Galiza e com gente cada vez mais jovem a defende-la. O Galaico-Português perdeu muita importância principalmente no tempo de Franco (por isso toda uma geração não sabe o Galaico-Português, ou Português, pois nós aqui no Minho consideramos português o que eles falam) e ainda hoje é muito pressionada devido a certos fantasmas que existem em Espanha.
    A afinidade é enorme e existe cada vez mais uma maior cumplicidade entre o Norte de Portugal e a Galiza, uma cumplicidade que muitos pretendem ver mais explorada, ou seja passar para um patamar diferente de relacionamento.

P.S: Este assunto da Galiza faz parte da Politica Externa Portuguesa

3. Zoelae

Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Nov 2005
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
  4. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    É uma grande discussão as normas linguísticas na Galiza.

Pelo que sei existem três correntes:
    - A aprovada oficialmente (que para mim é horrível e compreende-se muito mal) pois utiliza muitos termos castelhanos misturados com o galego. Esta língua, nas sua base, foi criada em 1983!

- A falada pelas pessoas nos meios rurais (para a mim a mais fácil de entender. Ouvir um velhote de Castro Laboreiro e um outro galego parece que falam a mesma lingua, e falam!)

- E por fim reintegracionistas, que acham que os galegos e portugueses deviam passar a falar a mesma língua, a língua que esta na génese do galaico.português.

Eu entendo os defensores da língua galega pura pois esta não foi influenciada pelo castelhano. Como é sabido no tempo de Franco era proibido falar as línguas locais, sendo que o castelhano era imposto a todos os espanhóis e quem desafiasse esta regra seria perseguido.
    Infelizmente, esta perseguição, aliada ao mente imperialista de alguns espanhóis, actualmente em Espanha os falantes das línguas regionais principalmente os galegos e os bascos são vistos como parolos ou provincianos. A língua de elite e a evoluída é a castelhana.

Já agora fica aqui o Portal Galego da Língua
    . Vejam o quão parecido é com o português para não dizer que é praticamente igual....

5. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    O galego precisa de se ver livre de todos os castelhanismos que a poluem e rumar no sentido de se aproximar do galego rural, o original e que é praticamente o mesmo ao português falado nas zonas rurais do gerês, barroso, montesinho... Acho o galego castrapo horrível, mais parece que o galego tem raízes comuns com o castelhano e não com o português. O meu pai é galego e de galego só entende mesmo, não o sabe falar... É o que dá crescer numa zona urbana onde o próprio idioma nacional era perseguido em prol da homogeneização de Espanha em torno do castelhano :rolleyes:

6. MiguelMinhoto

MiguelMinhoto
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jan 2007
    Local:
    Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
    Como historiador apenas posso dizer, que pelo menos até aos inícios do século XV, no Norte de Portugal e na Galiza falava-se uma única língua, o chamado "Galaico-Português". A partir dessa data as duas línguas separaram-se e evoluíram sozinhas, embora sempre muito próximas.

7. Zoelae

Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Nov 2005
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    E o nosso português!?
    Detesto este mentalidade de português que se instaurou e que se tem acentuado nas últimas décadas de que os da "província" falam mal e que os da capital é que falam bem. Acho que todos os dialetos das várias regiões têm uma razão de ser, não surgiram por acaso, são resultado de uma evolução no tempo, como qualquer língua. É pena que reine esta uniformidade resultante da ignorância dos que se gabam de falar "bem" o português, assim estamos a perder esta diversidade que enriquece a cultura portuguesa. Na Espanha já não ocorre o mesmo.

#7 Zoelae, 26 Jun 2007 às 02:12
    Última edição: 27 Jun 2007 às 17:02

Partilhar esta Página