Gamo em Portugal



Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
QUAL DELES? Junto ao elevador ? É que lá em cima juntoao mãe de água também tem, não sei é veado ou gamo ao corso.

Estava a falar do cercado do elevador. No da Mãe de Água não sei, nem sabia da existencia desse cercado. No fim de semana se puder passo por lá.
O cercado da mãe de água fica onde? perto do restaurante?
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Estava a falar do cercado do elevador. No da Mãe de Água não sei, nem sabia da existencia desse cercado. No fim de semana se puder passo por lá.
O cercado da mãe de água fica onde? perto do restaurante?

Se reparares a seguir ao Mãe de água em direção ao Sameiro do lado direito tem um cercado em que as vedações estão á face da estrada...presta bem atenção lá para dentro e pode ser que tenhas uma surpresa. Não sei o que são se são veados ou gamos ou cervos mas que tem lá isso tem. E eu que passo lá tantas vezes nunca prestei atenção até que um dia quando trabalhava lá no jazzbar espretei e verifiquei que tinha animais. :thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Se reparares a seguir ao Mãe de água em direção ao Sameiro do lado direito tem um cercado em que as vedações estão á face da estrada...presta bem atenção lá para dentro e pode ser que tenhas uma surpresa. Não sei o que são se são veados ou gamos ou cervos mas que tem lá isso tem. E eu que passo lá tantas vezes nunca prestei atenção até que um dia quando trabalhava lá no jazzbar espretei e verifiquei que tinha animais. :thumbsup:

Já sei onde é, obrigado. Quando puder irei passar por lá.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Ontem pela primeira vez avistei Gamos selvagens. Estava um 'bambi' no meio da estrada nacional 2, entre o Ciborro e o Cortiço no concelho de Montemor-o-novo, por volta da 1 e 30 da manhã.

Era apenas um animal que não conseguiu saltar a vedação e por lá andava. Estes animais não andam em grupo? É estranho um juvenil como aquele andar sozinho, ainda procurei ver se avistava o grupo que não deveria andar longe, mas nada.

Há uma foto de péssima qualidade, peço desde já desculpas mas era o que se arranjava na altura, ninguém esperava encontrar um animal destes na estrada.

 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
^^

Conseguiste distinguir facilmente entre um veado e um gamo?

Sinceramente os animais jovens parecem-me todos iguais.

Aqui só há veados em cativeiro, estão noutra zona do concelho, mas esses estão rodeados de vedações muito altas.

Os gamos têm um padrão único na pelagem e este tinha, não enganava. Não sei é se era macho ou fêmea, era muito pequeno e não tinha chifres.

Era um belo animal.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Aqui só há veados em cativeiro, estão noutra zona do concelho, mas esses estão rodeados de vedações muito altas.

Os gamos têm um padrão único na pelagem e este tinha, não enganava. Não sei é se era macho ou fêmea, era muito pequeno e não tinha chifres.

Era um belo animal.

Os gamos são mais pequenos que os veados, provavelmente este individuo é uma fêmea jovem ;)

Os gamos regra geram têm pelagem mais clara e possuem bastantes pintas brancas no dorso que os veados.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Atenção que as crias de veado também apresentam esse tipo de padrão!

E pelo tamanho, poderia ser uma cria deste ano, já bem desenvolvida e, assustada com o movimento do carro, pode ter-se afastado da progenitora.

No entanto, também não descarto a possibilidade de ser uma fêmea jovem de gamo.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Quanto ao facto de nessa zona só existirem veados em cercados, com a cerca muito alta, não quer dizer que não consigam fugir.

Basta conseguirem abrir um buraco, junto ao chão. Conheço situações deste género.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Já ouvi relatos de veados em liberdade nessa zona. Mas pelos vistos os gamos são mais comuns.

Pena não existirem em liberdade em mais lado nenhum. Pelo menos tenho ideia de só existirem casos em diferentes partes do Alentejo. A norte do Tejo não há nada, certo?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Já ouvi relatos de veados em liberdade nessa zona. Mas pelos vistos os gamos são mais comuns.

Pena não existirem em liberdade em mais lado nenhum. Pelo menos tenho ideia de só existirem casos em diferentes partes do Alentejo. A norte do Tejo não há nada, certo?

A Norte do Tejo há gamos na Tapada de Mafra pelo menos, desconheço a existência de mais núcleos populacionais embora não seja impossível terem sido introduzidos noutros locais a Norte do Tejoo. ;)