1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Gastronomia & Vinhos & Restaurantes

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por ajrebelo 12 Nov 2010 às 14:57.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Re: As sete maravilhas da gastronomia

Concordo plenamente.

2. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa

Eu sinceramente acho que era impossível chegar a 7 vencedores com consenso, e nem digo generalizado, digo mesmo, consenso mínimo entre as pessoas.
    Ainda por cima, em categorias totalmente distintas, onde uma pessoa olha e parece que falta tudo e mais alguma coisa.

Ou seja, bom sinal! Sinal que a nossa gastronomia é fantástica, deliciosa, e variada, e que temos MUITO por onde escolher, e muito BOM!
    :)

Refeições, sejam carne, peixe, sopas, doces, dependem do gosto pessoal, e com tanta coisa a concurso, e tanto prato típico e delicioso que temos no nosso país, sejamos realistas, como raio se ia chegar a 7 coisas que toda a gente gosta? Utopia..
    De alguns gosto muito, outros não. Pegando no exemplo do Pastel de Belém, o actionman não gosta, eu adoro, babo-me todo. :D Mas concordo que não seja do mais elaborado, certamente haverá muitos outros doces, especialmente conventuais, mais "requintados", etc etc..

Mas pegando no que disse o Vince e muito bem, não é só ser o mais elaborado e complexo, mas sim, também tradicional, e talvez acima de tudo, ter acabado em ser alguns pratos ou doces que marcam o nosso país, que são imagem de marca do nosso país. O caso do Pastel de Nata para mim é o mais flagrante, e basta passar ali em Belém aos fins de semana para entender isso, com as filas intermináveis de turistas a comprá-los. ;)

De resto.. Cada um dos portugueses podia elaborar a sua lista pessoal das 7 maravilhas gastronómicas, ou até das 77, e todas seriam incrivelmente distintas, sejamos realistas!
    :)

3. raposo_744

raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Out 2008
    Local:
    venda nova ( Amadora )

As entrevistas que antecederam a gala foram interessantes
    A gala foi mediocre
    As 7 maravilhas foram votadas e eleitas pelos Portugueses

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. filipe cunha

filipe cunha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Dez 2009
    Local:
    Viana do Castelo - interior (160m)

Totalmente de acordo e o zé e a maria embarcam nas chamadas telefonicas, no bairrismo, e vai dando, até que a crise chegue mesmo, vai havendo destes entretimentos, enfim :(:(

5. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês

Boas

Cozido à Portuguesa

Pastel de Belém

Sardinha Assada

Bulhão pato ( o molho é que é uma maravilha e pode se fazer com varias coisas )

Caldo verde

Bacalhau ( e as suas 1001 maneiras de o fazer ) mas, bacalhau à lagareiro

leitão da Bairrada

Não vi o programa, não li nada, apenas vi uma ou outra reportagem por acaso até vi a da alheira, que eu adoro mesmo mas, não a escolhia para as 7 maravilhas.

Abraços

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    #21 Vince, 11 Jan 2012 às 11:28
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 04:01
  7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Para quem tiver cabo, no canal "24 Kitchen", há agora 3 séries portuguesas interessantes. Penso que passa em todas as redes de Cabo menos na Zon.

- Gosto de Portugal
    http://24kitchen.pt/series/gosto-de.../gosto-de-portugal---com-rodrigo-meneses/1151

- Papa-Quilómetros
    http://24kitchen.pt/series/papa-quilometros/videos/promos/papa-quilometros---estreia/1157

- Mercados da Minha Terra
    http://24kitchen.pt/series/mercados...-da-minha-terra---com-sebastiao-castilho/1150

Dos nossos vizinhos, também há uma série interessante, e esta na TV pública, mas também podem ver na Net: (para variar as coisas boas de TV em Portugal tem que ser em redes pagas....)

"Un país para cómerselo"
    http://www.rtve.es/television/un-pais-para-comerselo/itinerario/

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O programa de Anthony Bourdain em Lisboa

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=eUvalj-ia28"]Anthony Bourdain em "No Reservations" faz retrato sobre Lisboa - YouTube[/ame]

9. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Re: O Estado do País

Frederico todo disciplinado. Muito bem! Deveriamos seguir o seu exemplo e além disso, consumir apenas o que é produzido cá.

(voz em surdina) Tem vodka no congelador ao menos??

:rolleyes:

10. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto

Não... mas quando é necessário arranja-se num instante.

Devo dizer que não se muda de um dia para o outro, tenho mudado ao longo de 4 anos, experimentado diferentes alimentos, etc.

11. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf

Então o que comes? saladas/arroz/massa/feijões?
    Já experimentei mudar um bocado a dieta, mas não passo sem carne nem pão, tenho um metabolismo muito rápido, mesmo comendo imenso não fico saciado facilmente...

12. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Há variados estudos científicos recentes que defendem que o homem deu um salto evolutivo enorme quando começou a comer carne. Por exemplo:

Eating meat helped early humans reproduce, spread around the globe
    http://www.latimes.com/health/boostershots/la-heb-meat-eating-reproduction-20120420,0,2388092.story

Não que isso afecte a biologia actual ou em determinado momento de uma determinada pessoa claro, nada tenho contra vegans ou vegetarianos. Mas tudo indica que foi a partir dessa fase que se deu um grande salto na evolução humana, começámos a caçar para comer carne, a criar ferramentas cada vez mais complexas para caçar, etc,etc e com essa evolução chegámos à agricultura (Neolítico).
    Até aí o homem dependeu umas centenas de milhões de anos da caça. Os vegans nesses tempos estariam demasiado dependentes da sorte, a maioria não sobreviveria pois não havia agricultura. Provavelmente sobreviviam apenas os mais capazes na arte da caça e agriculta.

13. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:

Na verdade também tenho mudado os meus hábitos alimentares. Certamente o Frederico é bastante mais jovem do que eu (ilação por dizer que é estudante...) mas, apesar de gostar imenso de carne, cada vez tenho consumido menos. Todavia, nunca conseguiria ser assim radical. Adoro carnes grelhadas, peixes pequenos grelhados (robalos, douradas, sardinhas etc. - tudo comidinho com a ferramenta i.e. faca e garfo), saladas, legumes e leguminosas (al dente), bacalhau de todas as maneiras, batatas com casca e tudo isto regado de bom azeite português e nos vegetais umas gotas de vinagre balsâmico. :)
    Sou uma apoiante, posso dizer mesmo fã, da dieta mediterrânea (vinho tinto incluido!). Mas, muitas vezes vou ao buffet chinês da Latino Coelho buscar umas caixinhas de japonês (adoro sushi e afins, mesmo os aportuguesados) para comer no escritório. O preço é óptimo!

Sinto-me bem quando estou em forma (o que não acontece sempre) porque além de tudo consigo um melhor desempenho v.g. no ginásio - faz-me bem ao ego.

Bom, já se vê que tudo isto está intimamente relacionado com o Estado do País :rolleyes: pois temos de pensar nas coisas boas que cá há senão .... estamos perdidos.

14. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:

Carne e pão são alimentos que são absorvidos com uma enorme rapidez por isso Amando96 volta a ficar com fome, provavelmente, logo passado 2h30m. Quando à quantidade devo dizer que o estomago é um musculo e por isso deve ir habituando-o a menos quantidade. Mas bem, em beneficio da sanidade mental acho que devemos comer e beber de tudo um pouco, comedidamente e até por vezes em excesso (uns dias fome outros fartura) :)

15. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto

Vince desconhecia esse estudo. Sobre a alimentação do passado só me recordo de ouvir falar uma coisa na faculdade, que até há poucos milhares de anos o Homem poderia ingerir por dia cerca de 500 mg de vitamina C por dia, devido à elevada ingestão de produtos de origem vegetal. Isto não implica que se tomem suplementos, eu até sou contra o seu consumo, excepto em casos excepcionais e com orientação de um médico ou nutricionista.

A maioria dos estudos demonstra que em média os ovo-lacto-vegetarianos são mais saudáveis que os omnívoros e os vegan, os vegan são mais saudáveis que os omnívoros, e os ovo-lacto-vegetarianos que consomem peixe ocasionalmente são mais saudáveis que os omnívoros (pessoas que comem um pouco de tudo, incluindo carne). Por que isto sucede ainda não se sabe lá muito bem. Acrescento que o vegetarianismo ou lacto-vegeterianismo tem milhares de anos, e surge mito associado a grupos religiosos ou filosóficos de cariz esotérico, como os pitagóricos, essénios, sacerdotes do Egipto, monges budistas, etc.

Mas aqui vai um plano alimentar saudável.

Manhã

300 ml de kefir + salada de legumes + batido de cacau puro com maca (feito com água)

Meio da manhã

Água e frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs, sementes de abóbora)

Almoço

Salmão estufado com batata doce
    Legumes cozidos (brócolos, couve, cenoura)

Tarde

150gr de quinoa cozida
    frutas

Jantar (19h)

Lentilhas estufadas com arroz integral
    Salada de espinafres crus com coentros, tomate, pepino e pimentos

Esta plano alimentar dá cerca de 100 gr de proteínas, e ua quantidade mais que suficiente de antioxidantes

Partilhar esta Página