Última edição:
Não será mais provável nos Açores, cimo do Pico por exemplo?É possível que apareça no horizonte (ex-Madeira).
Estive ate agora a janela e o ceu está estrelado, mas nao me apercebi de aurora nenhuma. Notava-se talvez uma tonalidade vermelha para o lado Norte, mas nao sei se era impressao minha ou nao.
É a aurora.
WAITING FOR THE NEXT CME: A geomagnetic storm is underway, but it is relatively minor (G1/G2). Conditions won't intensify again until the next CME arrives. NOAA forecasters are currently predicting a return to extreme (G4/G5) storming on May 12th. We think May 13th is more likely when a CME from yesterday's X5.8-class flare is expected to arrive. Either way, stay tuned! CME impact alerts: SMS Text
Estou surpreendido que se tenha visto no Iucatão, mesmo o extremo norte da península está a 21ºN. As Canárias também estão bastante a sul (La Palma está à latitude de 28ºN), mas a aurora foi visível em altitudes bastante elevadas (Roque de los Muchachos está a 2300 metros de altitude), já no Iucatão é surpreendente tendo em conta que é uma zona pouco acima do nível médio das águas do mar.Já se percebeu qual foi a latitude mais a Sul no hemisfério Norte onde as auroras foram visíveis? Encontrei notícias de que foram visíveis nas ilhas Canárias:
![]()
Las auroras boreales captadas desde Canarias, en imágenes
www.eldiario.es
E no Iucatã, México:
![]()
Auroras boreales por primera vez en Yucatán - Tribuna Campeche
México vive un momento histórico debido a la tormenta geomagnética que dejó auroras boreales alrededor del mundo. A través de las redes sociales, diversos usuarios reportaron el avistamiento de Auroras Boreales en la costa yucateca y distintos puntos de la península. Este fenómeno ha sido...tribunacampeche.com