Malta, recebi um convite por parte da SIC para fazer uma reportagem acerca de meteorologia amadora. O que gostavam que eu frisasse nesta entrevista ?
Gostava que referisses o fórum e o quanto ele é importante para a formação/conhecimentos dos meteorologistas amadores. E como consegue juntar a maioria dos entusiastas nacionais e o trabalho que faz para a comunidade. Convém não esquecer a nossa casa.
Podes referir que foi recentemente instalada uma estação meteorológica amadora na Torre (S. Estrela) e que no dia 24 foram registados 150km/h numa rajada de vento. Tal como o trepkos disse, nunca esqueças a nossa casa, pois foi aqui que garnde parte de nós aprendeu e adquiriu novos conhecimentos sobre a meteorologia e climatologia. Tenta referir a questão dos mini-tornados, que continua a ser uma dor de cabeça quando isso é referido na comunicação social. Ou é tornado ou não é. Se toca no chão, é tornado, se não toca, é funnel-cloud! Se quiseres vê entrevistas anteriores para teres mais algumas ideias. Qualquer ideia que me surja eu posto. Boa sorte
Quando te contactaram foram muito gerais/vagos ou especificaram alguma coisa sobre algum tema em particular que queiram apresentar? (p.ex as estações que se tem em casa, stormchasing, etc.) Caso sim seria mais fácil para perceber onde querem ir com a entrevista, e onde poderás ser mais assertivo.
Querem que fale sobre a meteorologia amadora/ o gosto pela meteorologia e por fim um apanhado das previsões de fim de ano.
Já agora, tenta rectificar um erro constante por parte da comunicação social e não só,falo na expressão "...condições climatéricas...", está incorrecto, diz-se, por exemplo, "condições atmosféricas". Fica a sugestão.
Boas. Podes também referir a quantidade de meios amadores por nós conseguidos, a malha que já conseguimos estender por grande parte do nosso território com dados válidos, e quem sabe, ficar uma deixa para que o IPMA com orçamentos reduzidos possa e deva cada vez mais olhar para a nossa comunidade como uma mais-valia, e um grande apoio. Continuação de bom trabalho e boas festas para todos nós.
E já agora podia-se também falar nas falhas do radar e estações, talvez pedir ao IPMA a explicação para emitir alertas e fazer previsões para as capitais de distrito, e por vezes para determinadas estações como o caso de Viseu em que o IPMA faz uma previsão para a estação do Aeródromo.
Fala sobre mim, diz que eu adquiri a 1ª estação meteorológica aos 15 anos( Davis Vantage Vue), que sou fascinado por fenómenos severos como tornados, estou a brincar. Mas podes referir que existem membros do fórum que adquiriram a sua 1ª estação meteorológica aos 15 anos de idade e a partir daí tornaram-se cada vez mais apaixonados por meteorologia, etc. Fala sobre o Radar de Arouca e o da Madeira, que são investimentos fundamentais para alargar a cobertura do nosso território, inclusivé da ilha da madeira.
Como isto seria tudo mais fácil de existissem patrocinadores para as estações amadoras em vez de apenas o próprio bolso.
Fala sobre o acidente que se sucedeu com a tua estação há uns tempos, que o vento a levou e partiu tudo Aproveita e refere os detectores de trovoada de Tomar e Moita