Incêndios 2006

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Pois é... vem uns dias de calor e ja se começam a ouvir umas sirenes de bombeiros. o problema é mmo o sol da meia-noite.

IncÊndio em vermoin - V. N. Famalicão
Data: 31 maio 2006
Hora de ínicio - 21horas (aproximadamente) :angry: :angry:





desculpem a qualidade da foto, era um bocadito longe pra minha machine


pode n parecer mas é a lua!!!!
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas "FireChaser"!:D
Felizmente não foi grande mas tb de noite é mesmo suspeito, mm há hora das novelas:lmao:
espero que sejam todos assim!

Bom esforço de registo Bruno;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Bruno Campos disse:
Pois é... vem uns dias de calor e ja se começam a ouvir umas sirenes de bombeiros. o problema é mmo o sol da meia-noite.

IncÊndio em vermoin - V. N. Famalicão
Data: 31 julho 2006
Hora de ínicio - 21horas (aproximadamente) :angry: :angry:

Imagino que a data seja 31 Maio :p
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
O nosso Marão está arder toda a vertente SW ardeu e continua arder, era o que eu temia há um par de anos para cá, estvam atingir o período crítico de vivência 18-20 anos:( :( :angry: :angry:
Foi tudo por causa de um parapente????:shocking: :shocking:
Que tipo?Como?Porquê?Quem?
Só se fala do incêndio e esqueceram a causa, que eu saiba só conheço dois tipos de parapente o verdadeiro e uns paraquedas com ignição temporizada ao choque no chão, que é extremamente fácil de fazer:mad: :angry:
pelas minhas contas já foram uns bons 5 a 10 mil ha:ill: :ill:
estou doente algumas das fotos de neve deste inverno já não se repetirão durante uns largos anos, independentemente da neve que caia:sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Seringador disse:
estou doente algumas das fotos de neve deste inverno já não se repetirão durante uns largos anos, independentemente da neve que caia:sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:

como eu te compreendo....enfim...:mad: :mad:
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
dj_alex disse:
como eu te compreendo....enfim...:mad: :mad:

ontem o céu estava nublado!!!:( :( Mas infelizmente era fumo. houve grandes incêndios... é verdadeiramente uma estupidez estas situações...

no incendio de Fragoso em barcelos, ao inicio da tarde vi uma coluna de fuma qd me dirigia pra praia (ia na A7). Qd vinha embora já todo o céu se encontrava coberto de fumo. Hoje de manha ainda n esta circunscrito

Apenas um incêndio está por circunscrever. O fogo lavra desde ontem à tarde na localidade de Fragoso, concelho de Barcelos. Já o incêndio na Serra do Marão, em Amarante, foi dado como circunscrito pouco antes das 6h00, com o apoio de três pelotões militares.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20060505_Incendio+em+Fragoso+continua+por+circunscrever.htm
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Seringador disse:
O nosso Marão está arder toda a vertente SW ardeu e continua arder, era o que eu temia há um par de anos para cá, estvam atingir o período crítico de vivência 18-20 anos:( :( :angry: :angry:
Foi tudo por causa de um parapente????:shocking: :shocking:
Que tipo?Como?Porquê?Quem?
Só se fala do incêndio e esqueceram a causa, que eu saiba só conheço dois tipos de parapente o verdadeiro e uns paraquedas com ignição temporizada ao choque no chão, que é extremamente fácil de fazer:mad: :angry:
pelas minhas contas já foram uns bons 5 a 10 mil ha:ill: :ill:
estou doente algumas das fotos de neve deste inverno já não se repetirão durante uns largos anos, independentemente da neve que caia:sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:


Parece que o piloto do parapente morreu na queda ou no incêndio!!!
"A queda de um parapente com motor na Serra do Marão causou hoje a morte do piloto e originou um incêndio de grandes proporções. Mais de 90 bombeiros combatem as chamas que obrigaram ao corte do Itinerário Principal 4 (IP-4), entre Pousada do Marão e Amarante. Há registo de outros três incêndios por circunscrever."
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20060604_Combate+as+chamas+na+Serra+do+Marao.htm
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Aqui fica a noticia do DN de hoje

queda de um asa-delta com motor, na freguesia de Ansiães, concelho de Amarante, provocou ontem a morte a um luxemburguês e um violento incêndio que, ao final do dia, continuava por circunscrever. Segundo os dados dos bombeiros, o fogo mobilizava dois aviões, 104 homens e 27 viaturas, de várias corporações. Ainda não havia casas em perigo, mas a situação, admitiam, era "muito complicada".

Como explicou ao DN Eugénio Sampaio, chefe dos Bombeiros de Amarante, a chamada de alerta foi recebida às 10.39, dando conta da queda do aparelho, numa ravina, junto a um viveiro de trutas, em Ansiães.

Os bombeiros e a equipa médica foram de imediato para o terreno. O aparelho foi detectado pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que aterrou nas imediações, mas as dificuldades de acesso ao local do acidente obrigaram as equipas a andar cerca de uma hora a pé. Quando chegaram ao local, o homem que conduzia o asa-delta - e que segundo os bombeiros tinha 53 anos - estava já morto, porque batera com a cabeça nos rochedos. Ainda se tentou a reanimação, mas sem sucesso.

Para os bombeiros, no entanto, a ocorrência estava longe de ter terminado. Por volta das 12.45, o asa-delta explodiu, provocando um incêndio de grandes dimensões, com duas frentes.

Com "o vento muito forte", as chamas acabaram por galgar o IP4, passando para a zona das Lameiras, "num terreno de mato e carqueja". Às 18.30, o incêndio permanecia por circunscrever, deixando os bombeiros sem mãos a medir. "Aquilo está mesmo muito mau", comentava Eusébio Sampaio.
Também por circunscrever, à hora de fecho desta edição, estava o incêndio na zona de Vale da Galega, no concelho de Águeda, que deflagrou no sábado. Ao final da tarde de ontem, e de acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, as operações no terreno estavam "a evoluir favoravelmente".

No entanto, permaneciam no local 145 bombeiros de 18 corporações, 28 viaturas e dois meios aéreos. A esta lista somava-se, ainda, a presença de seis viaturas e 30 homens da protecção civil municipal de Águeda. Ao final do dia, as chamas, que lavravam numa zona rural, já não ameaçavam casas, embora isso tenha chegado a acontecer.

Também ao fim da tarde, mas em Casmilo, no concelho de Condeixa-a-Nova, 14 viaturas e 55 bombeiros de cinco corporações combatiam ainda um incêndio florestal. Segundo o comando distrital de Coimbra, a situação era "mais calma", mas o fogo continuava não circunscrito.

DN
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Pois é pessoal, já começou a época de incêndios.
Apesar de não ser nada natural, é assim mesmo.
Não há nada a fazer agora, fala-se em prevenção, mas da forma como as florestas estão estruturadas, não há nada a fazer. Isto só é possível mudar alguma coisa, com a alteração das monoculturas, não só de eucaliptos, mas até de pinheiros bravos, coisa que não me parece que vá acontecer nos proximos tempos.
Assim todos os verões vai ser sempre a mesma coisa, é sempre muita garganta e pouca acção. Isto é, acção no sentido de alterar este estado de coisas, porque a acção dos bombeiros não vai acabar antes de Setembro, podem ter a certeza.:hehe:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bruno Campos disse:
ontem o céu estava nublado!!!:( :( Mas infelizmente era fumo. houve grandes incêndios... é verdadeiramente uma estupidez estas situações...

no incendio de Fragoso em barcelos, ao inicio da tarde vi uma coluna de fuma qd me dirigia pra praia (ia na A7). Qd vinha embora já todo o céu se encontrava coberto de fumo. Hoje de manha ainda n esta circunscrito

Apenas um incêndio está por circunscrever. O fogo lavra desde ontem à tarde na localidade de Fragoso, concelho de Barcelos. Já o incêndio na Serra do Marão, em Amarante, foi dado como circunscrito pouco antes das 6h00, com o apoio de três pelotões militares.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20060505_Incendio+em+Fragoso+continua+por+circunscrever.htm

Na imagem satelite da NASA é bem visível esse incêndio na zona de Barcelos:

Spain.2006156.aqua.1km.jpg
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bruno Campos disse:
Q bela imagem...
Já repararam como a Espanha está seca!!!!:(
Boas,

Depois de 48h do ínicio do incêndio só hoje de manhã é que vai estar um helicópetero ao dispor, enfim....:angry:

Até nem está muito quando comparada com o Fev. do Ano Passado mas, a continuar assim vai ter problemas!
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
E o comentário do ministro????? ouviram:angry: :angry:

"não são os meios aéreos que apagam os incêndios":angry:

Só faltava dizer que os meios aéros só prejudicam...