Influências da Lua e do Sol

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Sim Rog, exactamente, acho que já tinha referido isso..
Que até me parece maior a influência de uma maré semi-diurna atmosférica, do que propriamente da mensal com as fases da lua.. E mesmo esta é pequena.. Existe claramente um ciclo diurno na pressão, que se vê bem num dia estável, mas na verdade, será também essa influência basicamente desprezável no estado do tempo penso eu..

O link para o tópico das marés atmosféricas:

Marés Atmosféricas
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Clarificando o que disse é que acho que o tempo que tiveste ontem é temporário, só irá mudar para um padrão mais soalheiro e quente (Portugal continental) a partir da lua nova, de dia 28 em diante. E será mais quente ainda após a lua nova (Portugal Continental). Se a influência que verifico se aplica ao planeta inteiro ainda não sei, pelo menos no que vejo na Europa provoca alterações no padrão do tempo, a cada lua nova. Nuns sítios duma maneira, noutros doutra. E estou aberto aos meus possíveis erros também.

Mas estou a ver que a maioria da gente aqui além de céptica fica na sua teimosia céptica em vez de querer analisar as coisas.
Se calhar é uma perda de tempo eu estar aqui a transmitir algo que acho que verifiquei com base nos meus registos. Afinal não é a observação que prova a teoria, ou que leva à teoria, e não a teoria que se sobrepõe à realidade!

Não quero de maneira alguma ser insultuoso ou faltar à diplomacia, mas é uma pena ver como tanta gente ainda é tão conservadora ou fechada (aliás tem sido assim ao longo dos milénios). Tudo sabem porquê? Porque antigamente os povos seguiam os ciclos da natureza, hoje em dia, a maioria ignora-os.

O cepticismo científico, em minha opinião, volta a ser a prisão do pensamento livre, como em tempos foi o dogmatismo religioso.


Então mas o tempo soalheiro e quente não voltou hoje??? :rolleyes:
Continuamos a ir buscar coisas que nos convêm e esquecer outras que não.. Desculpa lá..

Mais uma vez, com isto, não quero dizer que não exista uma influência da Lua, senão nem tinha colocado aquele artigo no meu post há uns dias..
Mas uma coisa é acreditar que sim existe uma "maré" atmosférica causada pela posição da Lua, que de alguma forma pode ter uma ligeira influência na sua dinâmica, outra é continuar a ir por estes exemplos a meu ver "cegos" do tipo na localidade A hoje está nevoeiro no dia de mudança de Lua, ou o que deste agora para dia 28, quando hoje ou ontem aconteceu exactamente o que dizes para essa data daqui a uma semana!
Não faz sentido, é a história do exemplo dos horóscopos que dei há tempos...! :lmao:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Clarificando o que disse é que acho que o tempo que tiveste ontem é temporário, só irá mudar para um padrão mais soalheiro e quente (Portugal continental) a partir da lua nova, de dia 28 em diante. E será mais quente ainda após a lua nova (Portugal Continental). Se a influência que verifico se aplica ao planeta inteiro ainda não sei, pelo menos no que vejo na Europa provoca alterações no padrão do tempo, a cada lua nova. Nuns sítios duma maneira, noutros doutra. E estou aberto aos meus possíveis erros também.

Mas estou a ver que a maioria da gente aqui além de céptica fica na sua teimosia céptica em vez de querer analisar as coisas.
Se calhar é uma perda de tempo eu estar aqui a transmitir algo que acho que verifiquei com base nos meus registos. Afinal não é a observação que prova a teoria, ou que leva à teoria, e não a teoria que se sobrepõe à realidade!

Não quero de maneira alguma ser insultuoso ou faltar à diplomacia, mas é uma pena ver como tanta gente ainda é tão conservadora ou fechada (aliás tem sido assim ao longo dos milénios). Tudo sabem porquê? Porque antigamente os povos seguiam os ciclos da natureza, hoje em dia, a maioria ignora-os.

O cepticismo científico, em minha opinião, volta a ser a prisão do pensamento livre, como em tempos foi o dogmatismo religioso.

Boas irpsit,
Ao apresentares uma teoria nova, tens de estar preparado para que possa ser questionada e confrontada, este é o ciclo normal em ciência por algo novo.

Não estamos com isto a dizer que não tenhas razão, mas os dados que nos forneces apresentam algumas lacunas ou que não foram bem entendidas por nós.

Em ciência não deve existir dogmas, as teorias valem até ao momento que surjam outras que expliquem melhor algo.

O método cientifico é exigente, e não pode ser de outra forma. Hoje em dia todas as teorias antes de serem aceites, passam pelo processo de avaliação pelos pares, ou seja é revisto e analisado por outros cientistas para verificar se encontram algum erro de método ou de raciocínio.

Ao te questionarmos sobre alguns factos, estamos a tentar perceber o teu ponto de vista, pode ter te escapado alguma coisa.

Por exemplo, quando ocorre a Lua nova, durante esse dia a influência é verificada em todo o mundo, e não apenas na Europa. Outra questão que te coloquei, é relacionada com as duas marés por dia, que influências achas que tem no clima. Qual a tua sugestão sobre isso?

Te refugiares em afirmações que somos cépticos científicos não ajuda muito para a discussão, para aceitarmos a teoria, tens de mostrar que existem evidências claras, e isto mostra-se com provas com raciocínios claros.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mais um tópico para discussão: a pressão atmosférica em média é mais baixa nos últimos dias de Lua Nova e mais alta nos primeiros dias de Quarto minguante.

my.php
[/URL][/IMG]

my.php
[/URL][/IMG]

Os dados referem-se a estações do INAG situadas nas Albufeiras da Bravura (Barlavento algarvio) e do Alqueva. Há um menor número de registos, só desde 2002 e com lacunas, pelo que estão mais sujeitos ao erro do que aqueles que eu aqui coloquei para temperaturas e precipitação.
Não existem estações do INAG com dados da pressão atmosférica a norte do Tejo. Outros existem noutras localizações, como Pego do Altar próximo de Alcácer mas os dados não são fiáveis, uma vez que tem pressões na ordem dos 700 hPa durante mais de um mês.
Não sei se conhecem mais sites com dados meteorológicos, como os apresentados pelo INAG cuja exportação para EXCEL é fácil. Os do tutiempo.es são muito chatos de exportar, porque estão separados por mês.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não quero de maneira alguma ser insultuoso ou faltar à diplomacia, mas é uma pena ver como tanta gente ainda é tão conservadora ou fechada (aliás tem sido assim ao longo dos milénios).

Essa é boa ! Tens-te limitado a dizer coisas vagas. Não é assim que as coisas se fazem. Falta muito trabalhinho da tua parte. Apresenta dados sólidos e defende os resultados. Até agora só vi uma mão cheia de nada. Quando tiveres dados a gente está cá para os ver com atenção e discutir. Eu pelo menos estou.

Em meia hora fiz este gráfico.

fases.gif


Dados da temperatura média e precipitação na estação Lisboa Geofísico durante o ano 2008 cruzados com a lua nova e lua cheia. E isto não é nada, tem que ser algo muito mais abrangente com dezenas ou centenas de locais dispersos geograficamente e os dados tem que depois ser tratados e sistematizados. E além das fases também terias que entrar certamente com as distâncias da Lua à Terra, quem acredita em tanta influência da Lua não poderia ignorar a distância. Mas nem algo deste género tão simples apresentaste até agora.

Tenho a mente muito aberta a todo o tipo de teorias. Mas bolas, quero é ver alguma coisa minimamente sólida para as analisar. De contrário estamos todos a perder tempo.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente irpsit, parece que me estás a acusar de "obstrução" à Ciência, e mente fechada?
Bom, que me lembre, o meu trabalho é lidar dia após dia com séries meteorológicas, e EXPERIMENTAR teorias/formulações que expliquem o porquê das observações, portanto acho piada se com os posts que coloquei aqui, em que simplesmente questiono, e em que até em vários casos já deixei bem explícito que não nego totalmente a tal influência da Lua, acusares de mente fechada e conservadora, em relação ao avanço da Ciência..
Mas tudo bem.. :rolleyes:

E uma coisa é eu não negar o que não sei, não negar absolutamente um fenómeno que desconheço, e ao qual deixo uma margem sempre para quando vir estudos como deve de ser me informar e acreditar ou não.. Outra coisa é conversa como a que se tem visto aqui..
E já que falas em Ciência.. Então como disse o Vince, siga-se um bom processo cientifico e rigoroso para comprovar uma teoria..
Aí sim, eu bato palmas..
Até lá.. É pura conversa que por mais que possa ser verdade, nada tem provado!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Realmente irpsit, parece que me estás a acusar de "obstrução" à Ciência, e mente fechada?
Bom, que me lembre, o meu trabalho é lidar dia após dia com séries meteorológicas, e EXPERIMENTAR teorias/formulações que expliquem o porquê das observações, portanto acho piada se com os posts que coloquei aqui, em que simplesmente questiono, e em que até em vários casos já deixei bem explícito que não nego totalmente a tal influência da Lua, acusares de mente fechada e conservadora, em relação ao avanço da Ciência..
Mas tudo bem.. :rolleyes:

E uma coisa é eu não negar o que não sei, não negar absolutamente um fenómeno que desconheço, e ao qual deixo uma margem sempre para quando vir estudos como deve de ser me informar e acreditar ou não.. Outra coisa é conversa como a que se tem visto aqui..
E já que falas em Ciência.. Então como disse o Vince, siga-se um bom processo cientifico e rigoroso para comprovar uma teoria..
Aí sim, eu bato palmas..
Até lá.. É pura conversa que por mais que possa ser verdade, nada tem provado!




Não entrei nesta discussão da lua, pois acho descabido o tema da lua influenciar tremodinamicas de fluidos ao nivel da atmosfera da terra, por isso assino o que o Rozzo escreveu:)!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá a todos
É interessante que a última vez que ouvi alguém falar da influência da Lua na Terra quanto ao estado do tempo, calculo ter sido há já muitos anos e tal assunto era muitas vezes abordado por agricultores e até pescadores.
Confesso que nessa época a visão que tinha da meteorologia era tão limitada que algo como isto simplesmente me despertava a atenção, o que logicamente me levava a todo o custo procurar respostas. Recordo que seleccionava períodos específicos de tempo sempre relacionando-os respectivamente com as diferentes fases da Lua e quanto a resultados, apenas alguns períodos por mim seleccionados mostraram ser coincidentes com as previsões de tais pessoas. O que é um facto é que já nessa época (cerca de 20 anos) as populações muitas vezes se queixavam do tempo como não sendo “normal” para cada época nesses anos, o que talvez contribuísse para que muitos dos registos que obtive, culminassem em resultados pouco fiáveis, pensei!
Desde então, talvez por coincidência, não voltei a ouvir falar de tal influência, o que é curioso!
Hoje, sinceramente, não entendo onde possa estar a provável relação entre as fases da Lua e as condições meteorológicas, pelo simples facto de no caso por exemplo de uma das suas fases abranger vastas regiões e no entanto, o estado do tempo nas mesmas, não raro, ser tão diversificado.
É no mínimo um pouco estranho! Mas claro, estou receptivo a dados concretos que eventualmente desconheça. :unsure:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.
Parece que afinal o nosso estimado colega irpsit sempre tinha razão...;)
Segundo ele teríamos dias bem quentes entre 3 e 8 de maio.
Hoje, dia 01 de Maio, temos nova fase da lua - quarto crescente - e parece que temos uma mudança do panorama sentido esta última semana - lua nova.
Iremos ter uma subida progressiva das temperaturas e, com isso, é de esperar condições de instabilidade para o início da lua cheia - talvez umas trovoadas e uma descida da temperatura nessa fase da lua.
Vá...não é uma previsão mas andará lá perto. :angry:
Eu por acaso já suspeitava disto há uns meses. Porquê? bem, eu li o ALMANAQUE...:confused:
Segundo as previsões do "lunário perpétuo" incluidas neste almanaque (o "Almanaque das missões") na fase de quarto crescente teríamos sol intenso.
Por acaso não marquei férias nesta altura porque estou de licença parental senão era certeiro!:lol::lol:
Para quem duvide de "alguns acertos" destas previsões consulte o mesmo e dirija-se à página relativa a janeiro - nas semanas coincidentes com a vaga de frio no início do mês e na abundância de água do final do mês irão ler "tempo revolto" - não mais é do que um tempo "meteorológico" fora do normal. Não encontro estas referências a este tempo revolto noutras fases lunares de lá para cá...:huh::huh:
Desculpem mas há coisas que me fazem pensar por mais pontos de interrogação que ponham no ar.
Eu não tenho uma resposta a isto (infelizmente) mas gostaria de ter. talvez um dia...:rolleyes:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece que afinal o nosso estimado colega irpsit sempre tinha razão...;)

Sabes o que são as ondas de Rossby? O nosso tempo é muito comandado por elas. Estas ondas tem um padrão relativamente regular numa escala global, por exemplo, em média, há de 3 a 6 ondas planetárias em simultâneo. Além das planetárias, há ondulações de espectro mais curto mais irregulares numa escala local. O que estão a fazer é uma coisa bastante conhecida, por erro, distracção, desconhecimento ou mesmo por manipulação deliberada, estão a colocar em cima de um padrão que é o do tempo um padrão regular, das fases lunares, padrão que obviamente num dado local acerta umas vezes para falhar outras tantas ou mais, e dessas não falam, o homem tem esse defeito de só reparar nas coisas quando vê coincidências e nem se lembrar de todas as outras, seja intencional ou inconscientemente. Eu admito perfeitamente alguma influência lunar no tempo a nível global, mas essa influência a existir estará extremamente diluída em todos os outros factores e está muito longe, mas mesmo muito longe, do tipo de associações ou previsões como as que referem. Antes fosse assim, seria tudo tão simples na previsão do tempo ! Bastava comprar o «Almanaque Borda de Água» ou o «Almanaque Seringador» !

Desculpem insistir, mas na minha humilde opinião, estão a tentar inventar uma roda que já foi inventada há muitas décadas.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se acham que estou a colocar em causa o pensamento científico estão redondamente enganados.:disgust:
Nem por sombras isso ocorre na minha ideia...o desenvolvimento científico apraz-me. Sem ele estaríamos na idade da pedra. Sem mais.
Agora o que eu relato aqui não é observação científica - é uma observação empírica apenas. Mas é de facto uma observação.:unsure:
No dia a dia todos nós olhamos em redor, observamos determinados factos, sem no entanto ter uma resposta do porquê disso acontecer - por muito que estudemos sobre isso não chegamos a nenhuma conclusão ou porque não a encontramos ou porque ela ainda não existe. São estas respostas que encontramos que são a nossa mola impulsionadora para a descoberta do nosso mundo, para a nossa evolução e compreensão do que nos rodeia.
Quando aqui relato o que observo tenho sempre em mente que poderá haver no fórum quem tenha de certa forma uma resposta a algumas dúvidas.
Ainda não tive resposta às minhas dúvidas. Porquê? Talvez porque não haja uma resposta ou porque esta resposta ninguém aqui a tenha. Não faço nem farei um juízo pelo facto de aqui no meteopt ninguém me dar esta resposta. Este é um espaço de troca de opiniões, de conhecimentos, de experiências e pontos de vista. E ainda bem que assim é...:thumbsup:

Perdoem-me só este aparte: para a lua cheia que se avizinha o tal "almanaque" dá-nos "vento ou trovões". Será que acerta?:rolleyes:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Amigos, o padrão (este padrão) tenho-o seguido há alguns anos.

Só falta agora saber, qual será a explicação científica para isto?
Sinceramente não faço ideia.
Para mim é um espanto seguir estes ciclos.
Mas não é por não saber o mecanismo que não deixo de os seguir.

O anticiclone formou-se na Península Ibérica, enquanto aqui na Europa Central, o tempo mudou para chuvoso e frio, completamente em contraste com Abril. A melhor forma de verem este padrão é terem um registo do tempo e verem a mudança ao longo dos meses.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Amigos, o padrão (este padrão) tenho-o seguido há alguns anos.

Só falta agora saber, qual será a explicação científica para isto?
Sinceramente não faço ideia.
Para mim é um espanto seguir estes ciclos.
Mas não é por não saber o mecanismo que não deixo de os seguir.

O anticiclone formou-se na Península Ibérica, enquanto aqui na Europa Central, o tempo mudou para chuvoso e frio, completamente em contraste com Abril. A melhor forma de verem este padrão é terem um registo do tempo e verem a mudança ao longo dos meses.

Podia usar muitos tipos de imagens mas por exemplo serve esta referente ao mês de Abril porque estava agora à mão:

z500nh30danim.gif


Iso porque aquilo que tu chamas padrões da Lua para mim são as ondulações da atmosfera associados à mudança do tempo, e quando metes as fases lunares em cima obtens coincidências tal como obtens divergências . Se olhares para a imagem vês que em cada dado momento tens todo o tipo de situações no hemisfério que em nada tem a ver com um calendário lunar. Compreende uma coisa, se tu num determinado local tens o tempo em mudança a coincidir com uma fase lunar, isso significa que existe SEMPRE um outro local que não está em mudança dada a natureza ondulatório do estado do tempo. Penso que é fácil para qualquer pessoa compreender porquê a não ser que alguém se ache privilegiado e que tenha a influência da Lua só para ele num dado local. O gráfico que coloquei há dias para Lisboa mostra isso mesmo. Se calhar se meteres a saída de números pares ou ímpares no euromilhões obtens as mesmas coincidências :)

Eu pessoalmente se quisesse estudar a influência da Lua iria procurá-la próxima do equador, nas marés ou por exemplo na convecção tropical, relaciona-la talvez com a oscilação Madden-Julian. Mas mesmo aí, tenho sérias dúvidas de encontraria o que quer que seja, como referi, na minha opinião a influência deve ser mínima e deve ser extraordinariamente difícil isola-la dos restantes factores.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá
Aliando o pouco conhecimento que tenho até à data sobre este assunto, que não é mais do que um conjunto de relatos de vivências bem como algumas experiências efectuadas há vários anos atrás e do que já aqui foi dito, parece-me bastante razoável a ideia de que toda esta convergência de factores no que toca à influência das fases lunares e a sua relação com as condições meteorológicas num dado local, não passam de resultados com base em elementos puramente circunstanciais.
De que outro modo se explicaria a coexistência de resultados coincidentes com os não coincidentes?
Se existem suficientes excepções a uma alegada regra, escolher as excepções ou a regra é sempre uma opção de escolha!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se existem suficientes excepções a uma alegada regra, escolher as excepções ou a regra é sempre uma opção de escolha!
Considero que o que dizes é verdade - há sempre uma opção de escolha. Mas a opção que tomamos é sempre de acordo com aquilo que vivenciamos. Sem isso como chegaríamos ao processo intuitivo que nos leva ao processo científico?
Ainda ninguém me deu provas do contrário ao que tenho referido. Tenho visto várias respostas às minhas dúvidas e de outros mas não são elas também um resultado de uma opção de escolha? Não são elas dadas com base em circunstâncias observacionais de outras pessoas?
Eu não tenho dados concretos científicos para apresentar mas tenho dúvidas baseadas no meu empirismo. Estes resultados coincidentes vão a par dos resultados não coincidentes que outros por aqui vão dando a conhecer.
Quais serão mais válidos? Os meus ou os dos outros? Quer se queira quer não sem provas irrefutáveis em contrário o meu ponto de vista permanece intacto - diferente de imutável pois tenho a mente aberta...;)