Bom dia. Precisava do valor da insolação de Lisboa em Fevereiro de 2010. Em número de horas e em percentagem. Onde o posso encontrar?
Olá! Na página 8 do Boletim Climatológico Mensal - Fevereiro 2010 (Portugal Continental), é divulgado o seguinte mapa, no que diz respeito ao número de horas de insolação:
Percentagem em relação ao nº de horas total de sol? Nesse caso basta fazeres a razão entre o nº de horas efectivas com sol e o numero de horas total do período compreendido entre o nascer e o por do sol para esse mês. Multiplicando por 100 terás a percentagem (caso seja o que pretendes). Mapas com percentagem não sei se se encontrarão... EDIT: Dados astronómicos (nomeadamente comprimento do dia) aqui: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=dados2010#
Sim, é isso que eu pretendo. No entanto eu necessito saber o valor exacto para o numero maximo de horas de sol, e o valor exacto do numero efectivo de horas de sol. No grafico nao nos são dados valores exactos.
O número de horas de sol foram de exactos 112,2 horas. Mas desconheço qual a percentagem em relação ao normal.
Ah, pensei que quisesses o número médio de horas para Fevereiro. O número máximo de horas é de aproximadamente 309h.
Muito obrigada. É que assim eu obtenho um indíce de insolação de 112.2/309 = 0.36. Parece bem? Já agora... onde foi buscar esses dados? Para eu colocar no trabalho a fonte...