Boas! Fui acompanhando os modelos e tudo indicava que os dias 25 e 26 de agosto seriam bastante instáveis, principalmente no interior Norte e Centro. Aguardei ansiosamente por este dia, tanto que meti alarme para as 6h30 (não sou uma pessoa, digamos, madrugadora ) de dia 25 para presenciar tudo o que a natureza estaria disposta a mostrar-me. Portanto, despertei às 6h30 e ainda meio a dormir peguei no telemóvel e dirigi-me ao radar do IPMA. Este mostrava uma célula, com direção sul-norte, em Castro Daire. Esqueci-me de tirar screenshots ao radar, portanto fica uma animação das imagens de satélite: Legenda: Círculo azul - Local aproximado de onde foram feitos os registos. Corri para a varanda e deparei-me com estes cenários: GOPR6480 by tiago_lco, no Flickr GOPR6485 by tiago_lco, no Flickr _DSC0633 by tiago_lco, no Flickr _DSC0634 by tiago_lco, no Flickr _DSC0635 by tiago_lco, no Flickr _DSC0636 by tiago_lco, no Flickr Parecia uma barata tonta: ora sacava da GoPro para tirar fotografias e fazer umas filmagens, ora pegava na Nikon, ora lembrava-me de tirar fotos com o telemóvel para fazer o nowcasting aqui no fórum. Com muita pena, a célula dissipou-se. Ainda fiquei mais uns minutos à espera de ver um raiozito ou outro mas sem sucesso. Voltei para a cama mas foi por pouco tempo. Mal sabia eu que o dia estava só a começar. (Continuação)
Tal como afirmei no post anterior, mal sabia eu que o dia estava só a começar. Por volta das 8h20 comecei a ouvir trovões. Outra célula se tinha formado na serra de Montemuro, tendo passado ligeiramente de raspão pela minha casa de férias: Vou novamente a correr para a varanda e vejo o primeiro raio, que caiu relativamente perto. Tirei um frame do vídeo que gravei com a GoPro: Lightning 1 by tiago_lco, no Flickr E seguiram-se os restantes raios e trovões: Lightning 2 by tiago_lco, no Flickr Lightning 4 by tiago_lco, no Flickr Lightning 3 by tiago_lco, no Flickr Lightning 5 by tiago_lco, no Flickr Lightning 6 by tiago_lco, no Flickr Lightning 7 by tiago_lco, no Flickr Lightning 8 by tiago_lco, no Flickr Lightning 9 by tiago_lco, no Flickr Lightning 10 by tiago_lco, no Flickr Foto da estrutura: GOPR6491 by tiago_lco, no Flickr Estava tão contente por esta altura, com tantos raios captados. Mas ainda não acabou... (Continua...)
A célula acabou por seguir o seu rumo para norte. Entre o final da manhã e o meio da tarde novas células (pouco relevantes) se formaram nas redondezas. Proporcionaram bonitos cenários: GOPR6503 by tiago_lco, no Flickr _DSC0640 by tiago_lco, no Flickr _DSC0641 by tiago_lco, no Flickr GOPR6535 by tiago_lco, no Flickr _DSC0643 by tiago_lco, no Flickr GOPR6537 by tiago_lco, no Flickr A partir das 18h30 o panorama voltou a ficar mais interessante a sul. Novas células se tinham formado a SE: GOPR6539 by tiago_lco, no Flickr Imagem de satélite: Novamente, foram vistos muitos raios e trovões. (Continua...)
Tal como mencionado no post anterior, muitos raios foram visíveis. Ficam os mais interessantes: Lightning14 by tiago_lco, no Flickr Lightning15 by tiago_lco, no Flickr Lightning16 by tiago_lco, no Flickr Lightning17 by tiago_lco, no Flickr Lightning18 by tiago_lco, no Flickr Lightning20 by tiago_lco, no Flickr Lightning21 by tiago_lco, no Flickr Lightning22 by tiago_lco, no Flickr Lightning26 by tiago_lco, no Flickr Lightning28 by tiago_lco, no Flickr Mais fotos aqui. Após a passagem das células, o céu ficou assim: GOPR6548 by tiago_lco, no Flickr GOPR6549 by tiago_lco, no Flickr _DSC0646 by tiago_lco, no Flickr Como tinha referido no seguimento interior Norte, fiz muitos registos. Quando tiver tempo faço uma compilação de todos os vídeos e timelapses.
Bom, mais vale tarde que nunca. Este últimos meses têm sido complicados e só ontem tive cabeça e tempo para editar, mas aqui fica. Se puderem vejam com a resolução máxima :