Instalação de uma Webcam

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Desde já obrigado pela vossa ajuda e sugestões! :thumbsup:

Agora a pergunta seguinte (já sei, estou a ser chato! :D). Aquilo vai ter de enviar as imagens para uma página, que página usar? Terei de registar algum domino ou coisa do género? Neste momento queria gastar zero! Depois se vir que quero evoluir logo se vê! ;)
 


lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Desde já obrigado pela vossa ajuda e sugestões! :thumbsup:

Agora a pergunta seguinte (já sei, estou a ser chato! :D). Aquilo vai ter de enviar as imagens para uma página, que página usar? Terei de registar algum domino ou coisa do género? Neste momento queria gastar zero! Depois se vir que quero evoluir logo se vê! ;)

Uma câmara por IP, também podes configurar o teu router em casa com o Dyndns e o pessoal em vez de ir a um site, vai direito a tua Webcam (tem de ter IP ou algo no teu PC em casa para tal, por exemplo o WebCam XP e fica como servidor da WebCam).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Como o lsalvador já disse, podes usar o WebcamXP como muitos usamos, abrir as portas necessárias no router (80 ou 8080), e depois registar por exemplo um domínio no-ip.org que é grátis, apenas para esconder o IP da tua rede.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Como o lsalvador já disse, podes usar o WebcamXP como muitos usamos, abrir as portas necessárias no router (80 ou 8080), e depois registar por exemplo um domínio no-ip.org que é grátis, apenas para esconder o IP da tua rede.

Obrigado pelas vossas dicas! ;)

Ainda ando aqui com uns problemas, mas depois quando eu os perceber chateio aqui a malta das webcams.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Desde o presente momento e por enquanto em fase de testes tenho pré-instalada e a funcionar em horário intermitente uma webcam desde Elvas com orientação a Norte.

Podem ver aqui a menina

http://meteoelvas.no-ip.info/


webcamelvassmall.jpg


Ainda não é nada definitivo, serviu até agora apenas para testar o como fazer para colocar as imagens online! Abrir portas no router, aprender a manter o IP privado, conhecer o software, etc.

Desde já agradeço comentários e dicas! :thumbsup:

E ao HotSpot, gostava de perguntar como colocas em sobreposição os dados da estação meteorológica? Isso é algo que deveras me interessou sempre, acho muito prático! ;)

O meu obrigado desde já! :)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Desde o presente momento e por enquanto em fase de testes tenho pré-instalada e a funcionar em horário intermitente uma webcam desde Elvas com orientação a Norte.

Podem ver aqui a menina

http://meteoelvas.no-ip.info/


webcamelvassmall.jpg


Ainda não é nada definitivo, serviu até agora apenas para testar o como fazer para colocar as imagens online! Abrir portas no router, aprender a manter o IP privado, conhecer o software, etc.

Desde já agradeço comentários e dicas! :thumbsup:

E ao HotSpot, gostava de perguntar como colocas em sobreposição os dados da estação meteorológica? Isso é algo que deveras me interessou sempre, acho muito prático! ;)

O meu obrigado desde já! :)

Parabéns :thumbsup: mais uma webcam ;) Boa montagem...
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Parabéns pela Webcam. Usaste o mesmo sistema de enclausura que eu uso. :D

Isso de sobrepor os dados da webcam tem muito que se lhe diga.

O que faz o script:

- O local onde está alojado o site (Linux) saca a última imagem da webcam (a cada minuto).
- Sobrepõe o logo do Meteomoita.
- Lê os últimos dados da base de dados (os mesmos que são apresentados no site).
- Sobrepõe os dados na Imagem.
- Fica disponível no site.

O software utilizado é o Imagemagick, Linux.

Existem outras formas de sobrepor dados numa imagem, mas para sobrepor directamente no LIVE do WebCamXP nunca encontrei nenhuma solução.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parabéns :thumbsup: mais uma webcam ;) Boa montagem...
Obrigado eu, isso vindo do grande spirit é uma honra! :D ;)


Parabéns pela Webcam. Usaste o mesmo sistema de enclausura que eu uso. :D

Isso de sobrepor os dados da webcam tem muito que se lhe diga.

O que faz o script:

- O local onde está alojado o site (Linux) saca a última imagem da webcam (a cada minuto).
- Sobrepõe o logo do Meteomoita.
- Lê os últimos dados da base de dados (os mesmos que são apresentados no site).
- Sobrepõe os dados na Imagem.
- Fica disponível no site.

O software utilizado é o Imagemagick, Linux.

Existem outras formas de sobrepor dados numa imagem, mas para sobrepor directamente no LIVE do WebCamXP nunca encontrei nenhuma solução.

Obrigado também pela força! :thumbsup:
Agora tens é de me passares a "receita" do script! :D

Eu já vi coisas parecidas em outras webcams na net! Por isso não és caso único. Mas é verdade que a tua é a mais completa! ;)
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Parabens actiomen! Bom trabalho! :thumbsup:

-----

Eu também tenho uma montagem desse género com uma webcam USB, mas tenho uma duvida e pode ser que alguém me possa ajudar, eu uso o site ustream para ter algumas vezes estação online, mas o que eu queria era que em vez de vídeo fossem imagens actualizadas de x em x tempo, será que há alguma hipótese de o fazer em outro site ou programa?
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Parabens actiomen! Bom trabalho! :thumbsup:

-----

Eu também tenho uma montagem desse género com uma webcam USB, mas tenho uma duvida e pode ser que alguém me possa ajudar, eu uso o site ustream para ter algumas vezes estação online, mas o que eu queria era que em vez de vídeo fossem imagens actualizadas de x em x tempo, será que há alguma hipótese de o fazer em outro site ou programa?

O que tu queres é o mais simples, usa o webcamxp, mesmo a versão free dá para isso. :thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parabens actiomen! Bom trabalho! :thumbsup:

-----

Eu também tenho uma montagem desse género com uma webcam USB, mas tenho uma duvida e pode ser que alguém me possa ajudar, eu uso o site ustream para ter algumas vezes estação online, mas o que eu queria era que em vez de vídeo fossem imagens actualizadas de x em x tempo, será que há alguma hipótese de o fazer em outro site ou programa?

Obrigado! :thumbsup:

Por acaso nem me lembrei do ustream. Tenho de explorar esse sistema, será melhor? Mais fluidez na imagem em directo e menos recursos no PC?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Parabéns pela Webcam. Usaste o mesmo sistema de enclausura que eu uso. :D

Isso de sobrepor os dados da webcam tem muito que se lhe diga.

O que faz o script:

- O local onde está alojado o site (Linux) saca a última imagem da webcam (a cada minuto).
- Sobrepõe o logo do Meteomoita.
- Lê os últimos dados da base de dados (os mesmos que são apresentados no site).
- Sobrepõe os dados na Imagem.
- Fica disponível no site.

O software utilizado é o Imagemagick, Linux.

Existem outras formas de sobrepor dados numa imagem, mas para sobrepor directamente no LIVE do WebCamXP nunca encontrei nenhuma solução.

O Imagemagick só pode ser usado no Linux? Eu também gostaria de colocar os dados na imagem da webcam, sempre pensei que isso fosse uma "opção adicional" dos softwares das estações meteorológicas. Tenho software windows.

O que devo fazer para colocar os dados na imagem da webcam usando o Imagemagick? Hotspot é necessário deixares o PC sempre ligado com o software a correr? Ou podes desligar o PC caso tenhas uma webcam por IP (que é o meu caso)?

:unsure:
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
O que tu queres é o mais simples, usa o webcamxp, mesmo a versão free dá para isso. :thumbsup:

Pois eu já instalei esse programa no outro dia, mas confesso que não entendi o funcionamento dele, cheguei a pensar até que fosse apenas para cameras IP.

--------

Obrigado! :thumbsup:

Por acaso nem me lembrei do ustream. Tenho de explorar esse sistema, será melhor? Mais fluidez na imagem em directo e menos recursos no PC?

Eu uso esse porque era o que conhecia e é fácil de usar e deu para por no site como podes ver... http://meteocernache.webnode.com//.