Investigadores criam supermadeira

Tópico em 'Ciência Geral, Tecnologia e Energia' iniciado por luismeteo3 18 Fev 2018 às 19:16.

  1. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    12,556
    Local:
    Fatima
    Investigadores criam supermadeira tão resistente que pode substituir o aço
    Patrícia Gaspar
    18:28
    Produto apresenta 12 vezes mais resistência que a madeira comum e pode ser usado em automóveis, aviões, edifícios ou em qualquer aplicação em que se use aço.


    Uma madeira mais resistente do que a natural e mais forte do que ligas de titânio é a última invenção de dois engenheiros da Universidade de Maryland, nos EUA.

    Em entrevista à BBC, Liangbing Hu, professor-associado de Ciência e Engenharia de Materiais da universidade e líder da equipe que desenvolveu o projeto, considerou a supermadeira é “uma solução promissora na busca por materiais sustentáveis e de alto rendimento”, adiantando que o produto final apresenta 12 vezes mais resistência que a madeira comum e pode ser usado em automóveis, aviões, edifícios ou em qualquer aplicação em que se use aço.

    A supermadeira é fabricada em duas etapas: a primeira consiste num tratamento químico para a extração parcial da molécula chamada lignina, um dos polímeros mais comuns do planeta e o elemento que confere à madeira a sua rigidez.

    Depois, a madeira é comprimida a um calor de 100ºC, o que “espreme” as fibras de celulose e reduz a grossura do produto final em cerca de 80%. Esta compressão destrói eventuais defeitos na madeira, como buracos ou nós. Mas o mais importante é que suas fibras ficam tão próximas entre si que formam fortes elos de hidrogénio.

    A lignina é retirada para evitar que fiquem espaços vazios entre as fibras, explica Hu. Mas essa remoção é apenas parcial porque “se comprimíssemos a madeira depois de extrair a lignina totalmente, a estrutura inteira do material colapsaria”.
    http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...o-resistente-que-pode-substituir-o-aco-270938
     
    Zulo gostou disto.

Partilhar esta Página