1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Irlanda versus Islândia - quem se saiu melhor após a crise financeira de 2008

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Aristocrata 6 Nov 2013 às 19:24.

  1. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,226
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Porque muito se tem discutido sobre a validade da política a ser seguida no pós-crise de 2008, deixo aqui um texto, uma análise, bastante completa, parecendo-me isenta, sobre o que realmente aconteceu à Irlanda e à Islândia.


    Retirado daqui

    Foram duas realidades muito diferentes, ainda que num contexto parecido.
    É um bom exercício para quem pede para sair da união monetária, para usar uma moeda própria e tentar sair da crise. Ou então para quem defende a pés juntos a solução encontrada pela Irlanda.
    Nenhuma das opções é em si perfeita, tendo erros e virtudes ou vantagens e desvantagens.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Lousano

    Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    12 Out 2008
    Mensagens:
    3,635
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    A Islândia já deverá ter ultrapassado a crise, a Irlanda ainda está longe disso.

    Em relação ao poder de compra, a Islândia terá muitos mais anos a recuperar o poder de compra perdido em relação à Irlanda.
     
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Grande artigo, obrigado pela partilha, não conhecia. Os gráficos do PIB nominal vs. real são de antologia, está lá quase tudo explicado.

    Estão ambos na m****, e ainda vão ficar uns anos, tal como nós. E é complicado comparar países assim, a Islândia é tipo a nossa Madeira. Mas houve muitas mistificações sobre o "milagre" islandês por parte da extrema-esquerda. Por um lado eu até prefiro um ajustamento radical e mais rápido como o islandês, que foi doloroso apesar das falsidades que durante anos andaram a dizer por aí. Por outro lado acho que a longo prazo, a Islândia tramou-se um bocado. Se tivesse que apostar dinheiro em adivinhar quem estará melhor daqui a 5/10 anos, apostaria na Irlanda, sem qualquer pestanejar. Repara que os tipos são rijos, eles na Irlanda não têm SCUTs nem moinhos de vento para pagar, foram até o país intervencionado que mais resistiu à troika, pelas boas razões, lutou frontalmente contra um aumento de impostos das empresas que a parte europeia da troika lhes queria impôr.
     
  4. Lousano

    Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    12 Out 2008
    Mensagens:
    3,635
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Para juntar uns dados a estes países, seguem uns gráficos que são os possíveis em virtude a especificidade de cada país, mas eles traduzem o mesmo, que o mercado de trabalho continua fraco, bem como no caso da Islândia reflecte que existe mais oportunidades de emprego, mas menos horas trabalhadas e que deixou de atrair trabalhadores temporários estrangeiros.

    [​IMG]



    [​IMG]



    [​IMG]
    Legenda: Registo no instituto islandês de desemprego
     
    Aristocrata gostou disto.

Partilhar esta Página