Caros amigos, agradecia que me esclarecessem a seguinte dúvida: Qual a ISO mais baixa alguma vez atingida em Portugal? A ISO zero de vez em quando cá aparece, embora cada vez com menor frequência ... A ISO -5º, recordo-me dela naquele célebre 14 Jan 1987, quando nevou no Porto ... nesse dia a ISO -10º chegou ao norte da Galiza ... Mas, e em Portugal, alguma vez a ISO -10º entrou no nosso território ... Já não falo na ISO -15º, claro ... Vamos lá fazer trabalho de investigação, e tentarmos responder a esta questão, Ok?
Dez-04 8 Dez-03 6 Dez-02 5 Dez-01 5 Dez-83 4 Dez-56 4 Dez-77 2 Dias com a Iso 0 no nosso território. Ainda em Dezembro passado tivemos a -5 em cima de nós, analisem e verifiquem aquilo que se tem vindo a passar em Portugal e Espanha. Cada vez mais a iso 0 é uma presença
Outro dia com ISO -10ºC foi em 2 de Fevereiro de 1954, nesse dia nevou em Lisboa: Por muitas mais vezes só atingiu a Espanha, mas bastante perto de nós. A ISO -5ºC apareceu inúmeras vezes e é completamente normal que nos atinja. Em anos anteriores aos que aparecem no arquivo do wetterzentrale, também de certeza fomos atingidos por ISOs menores a -10ºC, especialmente no inicio do século. Janeiro de 1945 também é um forte candidato a ISOs baixas.
Boas, Bem a de Janeiro de 1987 foi excelente Fora os dia já mencionados houve outros, raros mas de salientar http://www.wetterzentrale.de/archive/ra/1987/Rrea00119870114.gif Em 16 Feb. de 1979 a iso 10 atingiu O Norte de Espanha http://www.wetterzentrale.de/archive/ra/1979/Rrea00119790215.gif ´ Esta também é potentíssima em 1956, foi um Fevereiro de sonho...
Para além do dia que o Fil já postou aqui lhes deixo mais um dia fresquinho, com a ISO -10 a entrar no nosso território nacional.
Eu até sería mais arrojado, não haverá uma entrada da ISO -15?? Olhem que não sei, entre todos havemos de a encontrar!
No meio disto tudo sinto um grande alívio ver que esses monstros de frio entraram sempre em Fevereiro
Que gozo dá ver estes mapas tão lindos com essas ISO's negativas a entrarem no nosso país ... e é como diz o Minho, o mês de Fevereiro predomina ... será que este ano ainda vamos todos tremer de emoção e ... aguardemos com expectativa! Já agora, aproveito e reformulo este tópico para: EM BUSCA DA ISO -15º EM PORTUGAL: Ficção ou Realidade ? Vamos lá ver quem é o primeiro membro a apresentar aqui uma prova testemunhal dessa entrada quase imaginária ...
O wetterzentrale só tem mapas desde 1948, por isso não temos nada que testemunhe uma -15 a entrar no nosso país. O mais perto foi mesmo a de 11 de Fevereiro de 1956.
E eu acredito que ela tenha entrado! o mapa é referente às 00h, mas ou talvez antes ou depois, da referida hora, ela poderá ter entrado .