Jovem desaparecida nas águas do rio Teixeira (S.Pedro Sul)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Praticar Canyoning e Escalada num dia como ontem quando havia alertas de mau tempo e num rio selvagem com rápidos?

Espero que a encontrem, pode ser que se tenha conseguido agarrar a alguma coisa.

S. Pedro do Sul: Desporto radical acaba mal
Bombeiros procuram desaparecida no rio

Susana Raquel Fonseca, de 28 anos, residente na zona de Lisboa, foi ontem ‘engolida’ pelas águas do rio Teixeira, em Carregal de Manhouce, São Pedro do Sul, quando, com mais uma dezena de companheiros, praticava canyoning. Apesar da grande operação de busca montada pelos bombeiros da região, a jovem continuava desaparecida à hora de fecho desta edição.

O acidente ocorreu por volta das 15h00, mas por dificuldades de comunicação os bombeiros só foram alertados duas horas depois. O grupo estava a descer o rio a pé e com auxílio de cordas quando o leito subiu abruptamente e levou quatro jovens. Três foram resgatados pelos companheiros, mas Susana teve menos sorte e desapareceu no rio, numa zona de difíceis acessos e de vegetação cerrada.

João Cunha, comandante dos Bombeiros de São Pedro do Sul, explicou ao Correio da Manhã que o caudal do rio “subiu de repente e levou a jovem”, que não teve tempo para se aperceber do perigo. O comandante explica a subida das águas com o facto de “terem aberto as comportas de alguma mini-hídrica”, adiantou. O mau tempo prejudicou as buscas, efectuadas por 68 bombeiros de sete corporações da região, auxiliados por um helicóptero e 23 veículos.

As buscas prosseguiram noite adentro, debaixo de uma chuva intensa e de um nevoeiro cerrado, situação que terá estado na origem de um acidente com um dos bombeiros, que sofreu uma fractura num joelho resultante de uma queda e teve de ser evacuado do local para o Hospital de Viseu.

O grupo, que praticava escalada numa parede rochosa da margem do rio, incluía a apresentadora de televisão e actriz Cláudia Semedo, conhecida pelas suas participações no programas da SIC ‘Êxtase’ e ‘Contacto’ ou no filme ‘O Crime do Padre Amaro’. Tal como os restantes elementos do grupo, Cláudia escapou sem ferimentos à subida repentina das águas do rio Teixeira.

Esta zona é muito procurada como destino de turismo de aventura. O Teixeira é um rio conhecido pelo seu estado selvagem, com várias zonas de fortes rápidos no seu curso. A par do Rio de Frades, perto de Arouca, é o destino mais procurado em Portugal para este tipo de desportos radicais.

PORMENORES

APRESENTADORA

Cláudia Semedo, actriz e apresentadora, integrava o grupo de jovens. Cláudia apresentou programas da SIC como ‘Êxtase’ e ‘Contacto’ e participou no filme ‘O Crime do Padre Amaro’.

CANYONING

O canyoning consiste na descida de ribeiros utilizando técnicas de progressão como a natação nas piscinas naturais, o rappel em cascatas e descida em escorregas naturais.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=246710&idselect=10&idCanal=10&p=200

Jovem desaparecida nas águas do rio Teixeira

Uma jovem de 29 anos desapareceu, pelas 15.30 horas de ontem, nas águas do Rio Teixeira, junto à Quinta de S. Francisco, em Cercal, próximo de Manhouce do Carregal, São Pedro do Sul. À hora do fecho desta edição, as buscas, que envolveram 68 homens e 23 viaturas de sete corporações e ainda um helicóptero do INEM - que chegou a voar, mas desistiu devido ao nevoeiro -, desenrolavam-se perto da Barragem do Cercal e nas margens do rio, cujo caudal, engrossado pelas chuvas que caíram durante todo o dia, não permitiu o mergulho. Sem êxito.

Ao final do dia de ontem, seguiu ainda para o local uma equipa de resgate de grande ângulo especializada neste tipo de salvamentos, e deveria iniciar buscas por Susana Raquel Fonseca, engenheira residente em Lisboa, mesmo durante a noite e madrugada de hoje, dependendo das condições atmosféricas.

Os especialistas não atribuem, porém, grandes hipóteses de sobrevivência à vítima em função do declive acentuado das margens, que limita as possibilidades de a jovem se ter agarrado, e das baixas temperaturas associadas ao mau tempo. Condições que provocaram outra vítima, aliás - o bombeiro Marco Silva, de São Pedro do Sul, cuja queda resultou na fractura de uma perna. Em tais condições, foram já colocadas redes na Barragem do Cercal, a jusante do local onde ocorreu o desaparecimento.

Segundo elementos das equipas de busca, Susana Fonseca, que faria parte de um grupo de 12 pessoas de Lisboa, que incluía alguns profissionais da SIC, estava a praticar "canyoning" nas escarpas do rio Teixeira. Surpreendida pela subida repentina do caudal, terá ficado retida, com mais três colegas, numa rocha no meio do rio. Os companheiros conseguiram resgatar as três colegas, mas Susana Fonseca acabaria por cair à água. Sem hipóteses de resgate. Os bombeiros terão sido contactados cerca das 17.15 horas e dirigiram-se para o local, tendo encaminhado os demais elementos do grupo para o parque de campismo de Merojala, em Urrô, Arouca. As buscas serão retomadas pelas sete horas de hoje.
http://jn.sapo.pt/2007/06/17/ultima/jovem_desaparecida_aguas_rio_teixeir.html
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Confirma-se o pior....

Jovem desaparecida desde ontem no rio Teixeira encontrada sem vida

A jovem de 29 anos desaparecida desde ontem à tarde no rio Teixeira foi hoje encontrada sem vida, já no rio Vouga.

O corpo foi encontrado poucos minutos antes das 13h00 e foi localizado por via aérea, informou a RTP.

A jovem desapareceu a meio da tarde de ontem quando praticava "canyoning", um desporto que alia escalada em quedas de água a natação e mergulho em piscinas naturais.

O rio Teixeira, afluente do Vouga, corre pelos concelhos de São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vale de Cambra e é famoso junto dos adeptos daquela modalidade.

As características do local, conhecido pelo seu estado selvagem, a sua beleza paisagística e os fortes rápidos que se estendem ao longo do seu curso, dificultaram as buscas das autoridades.

As recentes chuvas, anormais para a época do ano, levaram a uma subida significativa do caudal do rio Teixeira.

Segundo o CDOS, a jovem desaparecida encontrava-se integrada num grupo de oito pessoas. Os restantes sete elementos do grupo encontram-se bem.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296936