La Ninã 2016

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Antes de mais peço desculpa se aqui não é o sítio correcto para abrir este tópico, eu bem procurei ou tentei encaixar num já aberto. Aos moderadores, alterem ou mudem de sítio se assim o entenderem.

Relativamente ao tema, ontem a NOAA confirmaram oficialmente a chegada de La Ninã, apesar de fraca e possivelmente de curta duração. Sendo a sua influência mais sentida na América, é natural que se veja muito mais informação sobre o seu impacto lá, por exemplo:
http://www.weathernationtv.com/news/la-nina-officially-arrives-mean-winter/
mas para a Europa existe pouca ou nenhuma informação.
Eu gostaria de saber qual o impacto da La Ninã na Europa e em particular em Portugal?
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Antes de mais peço desculpa se aqui não é o sítio correcto para abrir este tópico, eu bem procurei ou tentei encaixar num já aberto. Aos moderadores, alterem ou mudem de sítio se assim o entenderem.

Relativamente ao tema, ontem a NOAA confirmaram oficialmente a chegada de La Ninã, apesar de fraca e possivelmente de curta duração. Sendo a sua influência mais sentida na América, é natural que se veja muito mais informação sobre o seu impacto lá, por exemplo:
http://www.weathernationtv.com/news/la-nina-officially-arrives-mean-winter/
mas para a Europa existe pouca ou nenhuma informação.
Eu gostaria de saber qual o impacto da La Ninã na Europa e em particular em Portugal?


Cientificamente, é mais ou menos consensual que, na Europa, não se verifica um efeito direto dos fenómenos " El Nino " e La Nina ".
No entanto, também se pensa que os mesmos fenómenos poderão ter influência indireta no clima da Europa conjugado com vários outros factores ( o clima da Europa é bastante complexo) .

Mas, se formos a ver o histórico do nosso clima, constata - se que uma boa parte dos anos em que tivemos padrões mais marcados ou extremos ( de todo o género) foram em anos em que ocorreram esses fenómenos.
Saudações.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Teya e Thomar