1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Legislativas 2011

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Mário Barros 23 Mai 2011 às 20:18.

?

Em quem vão votar ? Legislativas 2011

Votação fechada 4 Jun 2011.
  1. BE

    2 voto(s)
    3.4%
  2. CDS/PP

    22 voto(s)
    37.3%
  3. CDU (PCP-PEV)

    5 voto(s)
    8.5%
  4. PS

    2 voto(s)
    3.4%
  5. PSD

    16 voto(s)
    27.1%
  6. Outros

    4 voto(s)
    6.8%
  7. Não voto

    3 voto(s)
    5.1%
  8. Em Branco

    4 voto(s)
    6.8%
  9. Nulo

    1 voto(s)
    1.7%
  1. filipept

    filipept
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    11 Out 2006
    Mensagens:
    492
    Local:
    Bico-Amares-Braga
    O que se está a passar em votações de vários fóruns é muito interessante, daria até para um trabalho de Ciência Política.

    Não tenho uma resposta para isso, no entanto posso deixar algumas ideias:
    Alguém que frequente um fórum, qualquer que ele seja, por si só está já disponível para descobrir e aprender, logo será sempre alguém mais informado e receptivo a nova informação.
    É, aqui uma opinião muito pessoal, alguém mais lúcido, com maior capacidade de análise, em especial pelo facto do foreiro perder o seu tempo a ler posts, analisar e muitas das vezes estudar uma resposta para colocar nesse mesmo fórum. Isto para dizer que desta forma fica mais atento ao essencial descartando muita informação sem valor. Sabe o que se discute, conhece as principais ideias políticas de cada partido, conhece a realidade do país.
    Penso ainda que sendo (fóruns) um espaço essencialmente frequentado por jovens com qualificações superiores (mas não só, atenção) também ajuda a justificar estes resultados. Pelo que li nos comentários dos vários fóruns, quem vota CDS, por exemplo, justifica claramente as politicas que o levou a fazer essa escolha.
    Acho que a ideia do "elevador social", que o partido apresenta, é muito bem recebida por um publico mais jovem e em inicio de carreira. Subir pelo mérito.
    Penso ainda que o facto de ter um grupo parlamentar com muita juventude (activa) também seja atractivo.
    A própria imagem do partido está renovada (por exemplo, a musica nos comícios é uma espécie de chillout e muito ao estilo anglo-saxónico)
    Uma outra justificação é o próprio líder, muito criticado mas também apreciado. Tem uma imagem de um homem moderno e activo que agrada a uma franja da população jovem (diria ainda que citadina). Vejam a sua escolha musical:



    Obviamente que estas percentagens das votações nos fóruns não se irão verificar no dia 5 (embora acredite que conseguirá uma excelente votação), mas penso que ajudará a justificar aquele que começa a ser o eleitorado do partido e desta forma a justificação para estas votações.

    Seria interessante fazer uma análise mais cientifica. Esta, feita mais acima, não o é, de todo.
     
    #46 filipept, 30 Mai 2011 às 23:44
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  2. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,271
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    A leitura que faço da sondagem (desta, mas de uma forma geral, uma vez que as outras sondagens parecem mostrar o mesmo padrão:

    - O PSD apresenta uma subida que desta vez (não obstante a inversão ocorrida em situaçoes semelhantes há uns dias) me parece já muito complicada de reduzir. Acho que o PSD está cada vez mais perto de vencer. A maioria será simples, a questão será ver até que ponto é "sólida.

    - Uma maioria de direita parece estar cada vez mais próxima, mas este e um dos aspectos que estará, quanto a mim, mais em dúvida até ao fim.

    - A queda do PS é muito significativa. Passa a estar abaixo daquilo que eram as primeiras sondagens pré-campanha. Dificilmente existe uma margem para recupração nesta fase.

    - O PP começa, quanto a mim a fixar-se em valores próximos dos finais. Como estava mais ou menos "previsto" por muitos analistas poderá ter um resultado surpreendente. MAs também acho que, mesmo que registe uma subida nos últimos dias, não chegará perto de valores que poderiam á partida ser avançados, rondando os 20%. No entanto acima de 13% como disse Portas durante a campanha, parece ser muito plausível.

    - Nota curiosa: Se repararem nas linhas de tendência, houve uma determinada altura (a altura do fôlego surpreendente do PS) em que a descida do PSD era idêntica à subida do CDS-PP, ou seja possível migração de eleitorado. Nesta altura as linhas acompanham-se e quase formam o somatório da queda do PS. Estará o PP a roubar eleitorado tipicamente socialista?

    - Notável estabilidade do eleitorado comunista. É engraçado ver a estabilidade nestas eleições até mesmo quando comparadas com as presidenciais. O eleitorado PCP é sem dúvida o mais estável na actualidade.

    -Preocupante os valores para o BE. Mesmo que recuperasse nas sondagens até ao nível inicial das mesmas, teriam um resultado francamente negativo. Possivelmente será um partido que internamente terá um reflexão pós eleitoral que levará a algumas mudanças... Isto meramente especulando.

    - Uma última nota para o eleitorado que afirma que vai votar em partidos pequenos. Mais que duplicou... Isto pode ser interessante. A eleição por círculos torna difícil a eleição de um deputado "surpresa". O extinto PSN conseguiu-o uma vez. Garcia Pereira anda tradicionalmente no "quase". Nunca se sabe...

    E pronto... esta é a minha pequena "brincadeira de análise", digamos assim. Boas reflexões a todos e boas escolhas. Acima de tudo participem na democracia. Não deixem os outro decidirem por vós :)
     
  3. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Em termos de ideologia, qual é a grande diferença entre o PSD e o PS ?
     
  4. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,325
    Local:
    Oeiras / Portel
    Parece que se está de facto a consolidar, mas será uma vitória pírrica (na minha opinião por diferença inferior à dada pela última sondagem) tendo em conta o descalabro da governação socialista. O CDS soube muito bem captar o eleitorado que habitualmente vota PS e que está descontente e vai acabar por rondar os 15%.

    Isso está garantido. Mesmo que o PS ganhe por 1 ou 2 %, devido às especificidades absurdas do método de Hondt, o PSD teria mais deputados que o PS. O CDS com 13% elege sempre mais deputados que o BE e a CDU somados, mesmo que ambos os partidos de esquerda tenham cerca de 8%. Para haver uma maioria de esquerda seria necessário um descalabro de PSD e/ou CDS e de todas as empresas de sondagens.

    Não só Garcia Pereira, também o MEP costuma ficar perto. JM Coelho na Madeira só precisa de 15% para ser eleito, obteve 40% nas presidenciais.
     
  5. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,325
    Local:
    Oeiras / Portel
    No Chupa-mos também o CDS está à frente. Tal como no fórum do Sporting. No do Benfica está em segundo, pouco atrás do PSD.
    Aqui em segundo. Aqui em primeiro.

    Encontrei ao todo 10 fóruns, incluindo este, onde as pessoas só podem votar uma vez. Ao todo 2251 respostas:

    PSD 511 23%
    CDS 499 22%
    PS 455 20%
    BE 150 7%
    CDU 125 6%
    OBN 345 15%
    Abst. 166 7%

    O eleitorado jovem e de classe alta vota CDS, ao contrário do que é senso comum. Na geração que viveu antes de 1974 ainda há algum estigma de votar à direita (acontece o inverso nos países do antigo bloco de leste).
     
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,644
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Eu já votei (na sondagem !!!) :D

    Claro que jamais me passaria pela cabeça :facepalm: votar nos partidos que negociaram com a troika (vira o disco e toca o mesmo …).

    Pronto, já sei que anda por aí muita gente da direita; se calhar ainda não leram o memorando de entendimento assinado com a troika ou ainda não sabem dar o devido valor quanto custa ganhar o vencimento no fim do mês. :D

    Só mais uma coisa: desde que me lembre já votei por todos os partidos ... Não tenho preferência por qualquer um deles, mas claro que detesto Sócrates.

    Em paz com todos, ok :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,922
    Local:
    Bragança (740 m)
    No fórum zwame (ex techzonept) o CDS também está na frente com quase 40% em 272 votos.
     
  8. Brunomc

    Brunomc
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Abr 2008
    Mensagens:
    1,975
    Local:
    Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
    Vou votar na CDU :D

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Tiagofsky

    Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    29 Jan 2006
    Mensagens:
    629
    Local:
    Porto
    Nota-se perfeitamente, como já foi referido acima em diversos posts dos nossos colegas, que a população informada e que participa activamente em comunidades, como fóruns, etc. demonstra de facto a sua noção do estado do país, e é uma população formada, informada e inteligente... Tenho uma grande fé que neste domingo vamos em massa às urnas, não só pelo direito/dever, mas porque é o nosso futuro que está em jogo. Nestas eleições, independentemente do partido em que votam, votem com a consciência que não podemos de forma alguma deixar que os que lá estão neste momento (especialmente o Sócrates) continuem a governar...Ele já teve duas hipóteses, e se o reelegem uma 3ª vez...enfim, e perdoem-me a expressão...já cheira a burrice...!Vamos lá dar um empurrão neste que é o nosso país e levá-lo para a frente, porque tenho a convicção que com um novo governo nos conseguimos desembrulhar deste novelo onde José Scrates nos enfiou...:angry:

    Já agora, aproveito para dizer que o som do Paulo Portas é uma mega malha...Aproveito e deixo o link da música da campanha dele...

     
    #55 Tiagofsky, 1 Jun 2011 às 17:22
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  10. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,692
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    E pensar que a primeira vez que exerci o meu dever de votar, foi para levar José Sócrates à vitória.
    Em 2009 não contou com o meu apoio.
    Agora então, é que nem pensar.

    Não sou de partidos, voto em consciência.
    Chega de um parlapiê bonitinho. Aquilo que está para trás pesa muito mais que as palavras bonitas, promessas e ante-visões dantescas do futuro, caso chegue ao poder o partido X ou Y.

    Quanto à falta de experiência, se há coisa que enquanto jovem detesto ouvir, é casos de jovens que estão no desemprego por alegada falta de experiência.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Tiagofsky

    Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    29 Jan 2006
    Mensagens:
    629
    Local:
    Porto
    É verdade André...e rídiculo ao mesmo tempo, uma vez que ninguém nasce ensinado, nem chega ao mundo do trabalho com experiência....:unsure:
     
  12. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,040
    Local:
    Madeira - Funchal
    Tiagofsky

    Brutal obrigado pela dica da música já estava a procura dessa música. :thumbsup:

    Deixo a long version e limpinha como manda a regra :)

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #58 Knyght, 1 Jun 2011 às 21:13
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  13. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    André, eu também fiz o mesmo. Também acho engraçado quando gritam que os outros não têm experiência. Eu sinceramente acho que a decisão do voto não está entre a incompetência demonstrada no desgoverno destes últimos 6 anos, e a suposta falta de experiência em quem ainda não conhecemos bem, estou a falar do moço passos coelho. Afinal de contas, quando o sócras foi para 1o ministro o que é que sabíamos da experiência dele? Era apenas um moço de recados, um secretário do ambiente. Mais tarde soubemos daquele fumo que ninguém quer fazer demonstrar, da polémica do freeport e do negócio obscuro da estação de compostagem em alcaria (Fundão/Covilhã), das licenças de construção na Guarda, da casa da mãe em Lisboa e da sua licenciatura tirada ao Domingo. Portanto de experiência estamos falados quanto ao sócras! Que a justiça não funciona já nós sabemos.

    Mas bolas, não apontem o dedo ao jovem passos coelho, terá defeitos certamente e muitos, mas também elegemos o sócras sem o conhecer!

    Para mim, e desde já não quero postar mais opiniões acerca de política até às eleições, só tenho a dizer 2 coisas:
    1-O programa de governo já está delineado pela troika e ai daquele que não cumprir pois não vai receber guito nenhum!
    2-Não há margem de manobra para mais promessas, pois nem tempo nem dinheiro ou recursos, o futuro governo terá para prometer o que não pode! Quer dizer.. Prometer pode prometer, cumprir é que é só para quem acredite, os tontos..
    3-Para mim tanto se me dá quem ganhe, pois quem ganhar as eleições sairá ao fim de 4 anos completamente desgraçado na popularidade pela negativa! Que ninguém tenha dúvidas, que à próxima eleição 2015 terão metade. Ou seja para mim se for o PS até é justo que tomem conta dos restos, embora pior para Portugal, é a minha opinião. Se for PSD, acredito que seja melhor a fazer cumprir o acordo do PS/TRÓIKA, mas depois vai sofrer nas próximas eleições.
    4-O próximo governo será maioritário por decisão do presidente da república. Seja lá como for, os que forem elegidos vão ter de mudar a constituição em Junho para que se possa despedir à vontade de acordo com o tratado assinado pelo PS/TRÓIKA (rescisão de contracto por inadaptacão). Portanto vai haver muita luta política, e por isso terá de haver maioria no parlamento para aprovar o que nenhum de nós portugueses deseja!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Lousano

    Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    12 Out 2008
    Mensagens:
    3,635
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Na minha opinião a diferença é que muitas pessoas querem uma mudança de rumo económico;social;político - para isso testam votos nos partidos que são mais desconhecidos para eles próprios (os pequenos partidos). Além disso quem está mais propício a mudanças na intenção de voto são os jovens (os grandes utilizadores da internet) e que ainda não são fidelizados a um partido político.
     

Partilhar esta Página