Boas, Decidi colocar este tópico, pq se estiver bom tempo, (o que duvido) será um espectáculo de uma vida inteira, com um débito de 80 p/hora, isto pq a Europa será previlegiada este ano, pela passagem do cometa Tempel-Tuttle que tem um período orbitral de cerca 33 anos! O pico será 17-18 Novembro, sendo que a 19 provavelmente seja o mail alto, quando a terra atravessar o rasto do cometa e os seus detritos. O nome Leónidas vem da constelação Leo, de onde parecem surgir os meteoritos, e este ano a terra passará pela mesma trajectória de 1932, sendo que a Lua não vai ser obstáculo visto na altura estar de transição entre o quarto Minguante e Lua Nova, só falta os céus limpos e observar o fenómeno num lugar longe da urbanização, sotre para os nosos colegas do interior http://leonid.arc.nasa.gov/
Boas, espero que o estado tempo ajude, pq também tenho o 1º aniversário do meu segundo rebento nesse FDS! Eu também Zolae passei umas noites tanto com esta situação como das Perseidas (não sei se pronunciie correctamente ), vai ser um espectáculo e peras se não estiver nublado Para já não auguro boa coisa
Muitos parabéns ao papá babado! Olha o meu faz 3 anitos tb no final do mês! Quanto ás Leonidas e Perseidas (pronuciaste bem Seringador ) tb aprecio muito e claro basta fazer uns poucos de quilómetros para ter as condições ideais para as ver , este ano se estivesse céu limpo (coisa que não acredito! ) Iria tentar filmar e fotografar as raparigas. Aqui ficam dois liks sobre estas 2 chuvas de estrelas Perseidas - wilkipedia Leónidas - wikipedia
Até calha bem vou estar este fds em Grândola logo não sendo uma cidade como Setúbal devo ter uma melhor visualização! espero é não trazer uma gripe
Eu tive algumas abertas mas não deu para ver nada, espero que hoje possa ver melhor pois certamente irá haver acção.
Sendo mais preciso, o pico de actividade será a 19 de Nov. às 4h45. Mais dados no Portal do Astronomo... http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=690
Para quem não sabe onde fica a constelação Leão, que trace no seu a eliptica e procure ao longo da mesma, ou então um sempre útil mapa astronómico...