"Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela"

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

OK, estou convencido:D pensava que já não havia linces em Portugal, mas parece que afinal ainda há:)

Eu sou caçador e como tal sei que em alguns locais a população de coelhos tem estado em recuperação:). Na reserva de caça onde sou socio não caçamos aos coelhos à 2 anos para estimular o crescimento da população, mas a doença hemorrágica viral ou a mixomatose pode dizimar uma população de coelhos em pouco tempo como já observei em reservas onde estive.
Alguma das populações de lince em Portugal ainda é viavel?:huh:. Ou é preferivel tentar capturar os poucos linces que restam e tentar reprodúzi-los em cativeiro?


Já vi coelhos com mixomatose e os danos são terríveis e mortais.
Contudo agora tem sido feito repovoamento em algumas áreas e vamos ver no que dá.
O Parque Natural da Guadiana, acho-o especialmente bom para o lince-ibérico, dada a disponibilidade de alimento ( vi imensas lebres,coelhos,perdizes e pombos ainda este ano) e habitat propício. :)
Eu acho que a única população viável talvez seja a de Monchique, que permanece estável e tem habitat alargado a outras regiões.
Mas claro, vários estudos carecem para confirmar isto. Algumas populações, acho que deveriam ser acompanhadas mais de perto, para se saber se a sua captura para reprodução em cativeiro é viável ou se deve apenas deixá-los à sua sorte ( sou contra isto,mas...).
Acho que deveriam ser utilizadas formas diferentes de monitorização e que deveria haver mais empenho.
Só de pensar na possibilidade da existência de uma população, aqui mesmo perto de Lisboa, na bacia do Rio Sado, custa-me a acreditar que pouco ou nenhum estudo concreto tenha sido feito, sobre isso, pois certos estudos argumentam que lá existem 10 linces, mas ninguém lança dados e medidas definitivos...
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Já vi coelhos com mixomatose e os danos são terríveis e mortais.
Contudo agora tem sido feito repovoamento em algumas áreas e vamos ver no que dá.
O Parque Natural da Guadiana, acho-o especialmente bom para o lince-ibérico, dada a disponibilidade de alimento ( vi imensas lebres,coelhos,perdizes e pombos ainda este ano) e habitat propício. :)
Eu acho que a única população viável talvez seja a de Monchique, que permanece estável e tem habitat alargado a outras regiões.
Mas claro, vários estudos carecem para confirmar isto. Algumas populações, acho que deveriam ser acompanhadas mais de perto, para se saber se a sua captura para reprodução em cativeiro é viável ou se deve apenas deixá-los à sua sorte ( sou contra isto,mas...).
Acho que deveriam ser utilizadas formas diferentes de monitorização e que deveria haver mais empenho.
Só de pensar na possibilidade da existência de uma população, aqui mesmo perto de Lisboa, na bacia do Rio Sado, custa-me a acreditar que pouco ou nenhum estudo concreto tenha sido feito, sobre isso, pois certos estudos argumentam que lá existem 10 linces, mas ninguém lança dados e medidas definitivos...

Em pesquisas que fiz na net, tambem já tinha tido conhecimento dessa possivel população e linces no vale do Sado.
A minha reserva fica perto do vale do Sado, fica no Sul do concelho de Montemor:hehe: e pelo menos lá têm coelhos com fartura, e para já bastente saudaveis e não vão ser caçados esta época de caça:D.
A zona de Mertola é provavelmente uma das zonas onde a população de coelhos e lebres é mais numerosa:).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Em pesquisas que fiz na net, tambem já tinha tido conhecimento dessa possivel população e linces no vale do Sado.
A minha reserva fica perto do vale do Sado, fica no Sul do concelho de Montemor:hehe: e pelo menos lá têm coelhos com fartura, e para já bastente saudaveis e não vão ser caçados esta época de caça:D.
A zona de Mertola é provavelmente uma das zonas onde a população de coelhos e lebres é mais numerosa:).

Curiosamente a zona do parque natural de Guadiana que visitei, foi perto de Mértola e posso confirmar isso na íntegra!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Já vi coelhos com mixomatose e os danos são terríveis e mortais.
Contudo agora tem sido feito repovoamento em algumas áreas e vamos ver no que dá.
O Parque Natural da Guadiana, acho-o especialmente bom para o lince-ibérico, dada a disponibilidade de alimento ( vi imensas lebres,coelhos,perdizes e pombos ainda este ano) e habitat propício. :)
Eu acho que a única população viável talvez seja a de Monchique, que permanece estável e tem habitat alargado a outras regiões.
Mas claro, vários estudos carecem para confirmar isto. Algumas populações, acho que deveriam ser acompanhadas mais de perto, para se saber se a sua captura para reprodução em cativeiro é viável ou se deve apenas deixá-los à sua sorte ( sou contra isto,mas...).
Acho que deveriam ser utilizadas formas diferentes de monitorização e que deveria haver mais empenho.
Só de pensar na possibilidade da existência de uma população, aqui mesmo perto de Lisboa, na bacia do Rio Sado, custa-me a acreditar que pouco ou nenhum estudo concreto tenha sido feito, sobre isso, pois certos estudos argumentam que lá existem 10 linces, mas ninguém lança dados e medidas definitivos...





Acerca dos coelhos eles conseguem posperar, mas tudo é devido á introdução de coelhos vacinados pelas associativas, contudo no sitio onde os vejo as piores das doenças é a tão falada, e como referida acima a miximatose, e a toxoplasmose. Os coelhos como alimento na cadeia alimentar são muito importantes não só para o lince mas para as aves de rapina no geral(já vi uma aguia de asa redonda a comer um coelho).


Devo salientar de que eu não gosto de caça, e uma das razões é o facto de não haver o civismo por parte dos caçadores, e dou o exemplo do não respeitar as distancias de quando estão a caçar para as residencias, entre outros factores, mas ai estou divergir do tema, mas nem tudo é negativo e o ponto que referi da vacinação dos coelhos e sua introduçã se deve às associativas.