Lince-Ibérico (Lynx pardinus)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
No espaço de 3 ou 4 meses dois animais cuja raça está em perigo de extinção foram mortalmente atropelados portando 1 no Alentejo outro na Maia. Certo tens toda a razão era uma auto estrada cuja velocidade mínima é de 50km/h e a máxima de 120km/h e o animal não tem noção e é atropelado. Mas a verdade é que em algumas regiões há malta que anda a abrir como se fossem os donos disto tudo. Eu sei bem do que estou a falar e é óbvio que não se pode atribuir todas as mortes de animais nas estradas a todos os condutores e se vires o meu primeiro parágrafo verás que foi o que eu disse. Por alguma razão será que Portugal rebenta a escala da UE quando se trata de sinistralidade.. tens os condutores que tens hoje em dia e a quantidade anormal de escolas de condução por metro quadrado também por alguma razão. Teve azar desta vez o animal..

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk

Que se conduz mal em Portugal e de forma inconsciente é verdade e concordo, só acho que é um pouco forçado associar isso ao simples facto de terem morrido dois linces atropelados nos últimos meses.
Penso que a solução para minimizar os problemas de atropelamentos a animais (não só de linces) poderia ser a criação de locais onde os animais pudessem atravessar em segurança, como ecodutos.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Que se conduz mal em Portugal e de forma inconsciente é verdade e concordo, só acho que é um pouco forçado associar isso ao simples facto de terem morrido dois linces atropelados nos últimos meses.
Penso que a solução para minimizar os problemas de atropelamentos a animais (não só de linces) poderia ser a criação de locais onde os animais pudessem atravessar em segurança, como ecodutos.

Sim, o objectivo era apenas fazer ver que existem pessoas hoje em dia que se virem um animal a atravessar uma estrada é como se ele nem ali estivesse, mas claro que nesta situação específica seria sempre muito complicado evitar o acidente tendo em conta a estrada que é. Quanto à situação da febre hemorrágica foi um factor determinante na altura para causar a "quase" extinção dos Linces mas confesso não fazer a mínima ideia que essa doença persistia ainda entre as populações de coelhos e lebres e sendo assim muita coisa faz sentido. Concordo com a vossa opinião e estou inteiramente de acordo em que se deviam procurar alternativas para os animais atravessarem estas vias, e de facto os ecodutos que estão a ser implementados em alguns Países são uma ideia inovadora. Uma sugestão provavelmente difícil de implementar tendo em conta os KM's de estrada existentes seria colocar uma espécie de redes laterais ou algo que pudesse impedir a passagem dos animais para as respectivas faixas de rodagem.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
...
Quantas placas de sinalização sobre linces já viste nas estradas portuguesas? Só existem na zona vale do Guadiana, que é onde é suposto os linces andarem...
Achas que se devia por placas com aviso de lince na Maia por haver um lince num raio de 500km?

MSantos, mesmo na zona de Mértola, só a estrada N122 a seguir a Mértola para Beja é que tem um e só um sinal com o lince, mas o limite de velocidade continua a ser de 90 km/h, tirando algumas curvas mais apertadas onde tens 70 ou 50 km/h.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Mais uma triste noticia. :(

Lince nascida em Silves encontrada morta em armadilha na Andaluzia

Melisandre, uma fêmea de lince-ibérico (Lynx pardinus) nascida há dois anos no Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI), em Silves, foi encontrada morta numa armadilha na Andaluzia, foi hoje revelado.
Este lince foi encontrado preso num laço, uma armadilha ilegal, numa reserva de caça no município de Jimena (Jaén, Andaluzia), segundo um comunicado do programa LIFE+ Iberlince.
O animal foi descoberto pelos técnicos do Iberlince “graças ao seguimento contínuo dos sinais emitidos pela coleira transmissora que trazia quando ficou preso no laço que lhe causou a morte”. Melisandre tinha sido reintroduzida na natureza em Guarrizas (Jaén) em Fevereiro de 2016.
Depois de terem encontrado o lince, os técnicos alertaram os agentes de Ambiente da Junta da Andaluzia e o Serviço de Protecção da Natureza da Guardia Civil. Estes estão a varrer a zona à procura de outras armadilhas ilegais.
O corpo de Melisandre foi enviado para o Centro de Análises e Diagnóstico da Andaluzia, com sede em Málaga, onde será realizada uma necropsia e as análises necessárias para determinar com todas as certezas a causa da morte.
Os responsáveis pelo Iberlince salientam que “na zona onde Melisandre se tinha estabelecido – entre os municípios de Jimena, Bedmar e Albanchez – já tinham aparecido dois quebra-ossos mortos por veneno. Por isso foi feita uma reunião com os directores das reservas de caça da região para os informar da presença de linces-ibéricos e pedir a sua colaboração.”
Melisandre era um dos mais de 170 linces-ibéricos reintroduzidos na natureza desde 2009, no âmbito de um dos maiores projectos de conservação da natureza na Europa. O grande objectivo é recuperar a distribuição histórica de uma espécie que se estima viver na Península Ibérica há, pelo menos, 27.000 anos.
Mas se hoje o número de linces na natureza subiu para 440, segundo os números provisórios do censo ibérico referente a 2016, a verdade é que o regresso do lince-ibérico está longe de ser uma garantia. A escassez de alimento – por causa da febre hemorrágica viral que atinge as populações de coelho-bravo, a sua presa preferida – alia-se aos atropelamentos, envenenamentos e armadilhas para dificultar o trabalho pela conservação da espécie.
Ainda assim, o lince-ibérico é uma espécie classificada desde 22 de Junho de 2015 como Em Perigo de extinção, depois de anos na categoria mais elevada atribuída pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Criticamente em Perigo.
Em 2017 serão reintroduzidos na natureza um total de 40 linces, oito dos quais no Vale do Guadiana (Mértola), quatro machos e quatro fêmeas. Estas reintroduções vão começar em Janeiro ou Fevereiro. Além disso, serão estudadas novas zonas de reintrodução, uma na Extremadura espanhola e outra em Granada.

http://www.wilder.pt/historias/lince-nascida-em-silves-encontrada-morta-em-armadilha-na-andaluzia/
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
MSantos, mesmo na zona de Mértola, só a estrada N122 a seguir a Mértola para Beja é que tem um e só um sinal com o lince, mas o limite de velocidade continua a ser de 90 km/h, tirando algumas curvas mais apertadas onde tens 70 ou 50 km/h.

No ano passado reduziram a velocidade para 70 km/h entre Mertola e o cruzamento onde se vira para Castro Verde, devem ser uns 10 km e tem la o sinal. O que deveria ser feito e caro, e o que se fez entre Mazagon e Matalascanas, as passagens para linces por cima ou por baixo da estrada...

Quanto aos acidentes, infelizmente, teremos de conviver com eles nos proximos anos. Os animais deslocam se muito provavelmente porque nao ha ja muitos locais com forte densidade de coelho para se fixarem.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Um milhão de euros para ter mais coelhos à mesa dos linces

Urge aumentar as populações desta espécie cinegética nas serras da Malcata e de S. Mamede e na área de Moura/Barrancos para assegurar a sobrevivência do maior felino da Península Ibérica.

Os concelhos de Castelo de Vide, do Sabugal e de Penamacor, com a supervisão da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), vão instalar uma rede de parques de criação de coelhos-bravos com o objectivo de, posteriormente, os libertar nos locais onde vai ser introduzido o maior felino da Península Ibérica. É assegurada, desta forma, a alimentação do lince-ibérico nas serras da Malcata, de São Mamede e na área de Moura/Barrancos.

http://www.vercapas.com/noticias/um...er-mais-coelhos-a-mesa-dos-linces/821566.html
 
  • Gosto
Reactions: belem e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quercus pede ao Governo que volte a interditar a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata
Faz um ano a entrada em vigor da Portaria que permite a caça na Malcata

zona_de_caca_com_tiros.jpg


Faz hoje um ano que entrou em vigor a Portaria n.º 19/2016 de 8 de fevereiro que revogou a proibição da caça na Serra da Malcata. A Quercus reforça que é totalmente contra, e considera que esta portaria é um atentado à biodiversidade e à fauna, uma vez que este local se tratava de um refúgio para espécies ameaçadas.

A Quercus lembra que a Reserva Natural Parcial da Serra da Malcata (RNSM) tem uma superfície de 16.348 hectares e o seu símbolo é o Lince-ibérico (Lynx pardinus), o felino mais ameaçado do mundo, de comportamento esquivo, que apenas subsiste na Península Ibérica. Além do Lince, alberga ainda cerca de 218 outras espécies de vertebrados.

A RNSM foi criada pelo Decreto-Lei n.º 294/81 de 16 de Outubro e resultou do reconhecimento da “existência no seu território de valores botânicos e faunísticos de incontestável interesse” e que tornam esta Reserva Natural num ecossistema distinto e particularmente importante de defender.

http://quercus.pt/comunicados/2017/...a-caca-na-reserva-natural-da-serra-da-malcata
 
  • Gosto
Reactions: belem e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
COMEÇOU HOJE A ÉPOCA DE 2017 DE LIBERTAÇÕES DE LINCES EM PORTUGAL

O macho Noudar e a fêmea Niassa foram libertados nesta manhã nos campos do Vale do Guadiana e dão, assim, início à terceira época de reintroduções de lince-ibérico em Portugal. Vão juntar-se e reforçar o núcleo de 12 linces que já têm território naquela região do Alentejo.

Noudar e Niassa fazem parte do esforço conservacionista que quer recuperar a distribuição histórica de uma espécie que se estima viver na Península Ibérica há, pelo menos, 27.000 anos. Nasceram os dois no ano passado nas instalações do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro em Silves, estrutura onde nasceram e sobreviveram 10 linces em 2016, e não tiveram contacto directo com humanos. Têm um comportamento selvagem.

Até hoje foram reintroduzidos 17 animais no Vale do Guadiana. Destes, 12 já têm territórios estabilizados na área do Sítio Rede Natura 2000 Guadiana. São eles Macela, Jacarandá, Mel, Luso, Katmandu, Mesquita, Lagunilla, Mistral, Malva, Liberdade, Mirandilla e Moreira. Estes indivíduos são monitorizados por uma equipa no terreno através de seguimento rádio e GSM ou de foto-armadilhagem.

http://www.wilder.pt/historias/comecou-hoje-a-epoca-de-2017-de-libertacoes-de-linces-em-portugal/
 
  • Gosto
Reactions: belem e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
LINCES NAIRA E NOCTULO LIBERTADOS HOJE NO VALE DO GUADIANA

O núcleo populacional de linces-ibéricos no Vale do Guadiana conta a partir de hoje com mais dois animais. Naira e Noctulo têm cerca de um ano de idade e foram libertados numa propriedade alentejana, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A fêmea Naira e o macho Noctulo nasceram na Primavera do ano passado no Centro de Reprodução em Cativeiro de Zarza de Granadilla, na Extremadura (Espanha). Hoje foram reintroduzidos na zona do Vale do Guadiana, na segunda solta de linces de 2017 em Portugal.

Esta época de libertações em solos lusos arrancou na passada sexta-feira, dia 17, com a fêmea Niassa e o macho Noudar.


http://www.wilder.pt/historias/linces-naira-e-noctulo-libertados-hoje-no-vale-do-guadiana/
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
LINCE-IBÉRICO ATROPELADO EM ESTRADA DA ANDALUZIA

O cadáver de uma fêmea de lince-ibérico (Lynx pardinus) foi encontrado na estrada A-301 na região de Guarrizas, em Jaén (Andaluzia), informou na semana passada o projecto de conservação da espécie, Iberlince.

O animal foi encontrado pelas equipas de manutenção de estradas da Consejería de Fomento y Vivienda a 6 de Abril. “Trata-se de uma fêmea de lince com um ano de idade e sem rádio-transmissor”, segundo um comunicado do projecto LIFE Iberlince.

O cadáver do lince foi levado para o Centro de Análise e Diagnóstico da Fauna Silvestre da Junta de Andaluzia. Os técnicos já confirmaram na análise preliminar que se tratou de um atropelamento. Ainda assim, será realizada uma necrópsia completa.

Já a 31 de Março tinha sido encontrado um cadáver de um lince macho, com rádio-transmissor, na região de Ciudad Real (Castela-La Mancha), possivelmente atropelado.

Durante o ano passado foram encontrados 15 linces mortos por atropelamento (13 na Andaluzia, um em Castela-La Mancha e um em Portugal), segundo os resultados definitivos do censo à espécie relativo a 2016.

Parece que os atropelamentos do lince-ibérico, nunca mais tem um fim á vista...
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Datos definitivos del censo de 2016 de lince ibérico (Lynx pardinus): 483 ejemplares.

Por zonas:

- La más destacada sigue siendo SIERRA MORENA (GUADALMELLATO-CARDEÑA-ANDÚJAR-GUARRIZAS) con 323 ejemplares. Evolución:

Año........... 2010..... 2011..... 2012..... 2013..... 2014..... 2015..... 2016
Total........... 198...... 224........ 225........ 238....... 247...... 285....... 323


- La población total de Andalucía alcanza los 397 ejemplares. Evolución:

Año.. 2002... 2003... 2004... 2005... 2006... 2007... 2008... 2009... 2010... 2011... 2012... 2013... 2014... 2015... 2016
Total... 94...... 100..... 121..... 133..... 177..... 167...... 213..... 233..... 276..... 310..... 313...... 331..... 327..... 361..... 397


- Resto de Iberia: 86 ejemplares, de los que 19 están en el Vale do Guadiana
f05e98f16ed7e090a5d652fc03deb316o.jpg


El mapa de distribución conocida que ofrecen junto al censo es el siguiente:
0002a04a660ab8886d02739d17779763o.jpg

Fuente: Life+IBERLINCE. Recuperación de la distribución histórica del Lince ibérico (Lynx pardinus) en España y Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)

En mi opinión el mapa minimiza la extensión real conocida del área de presencia de las distintas poblaciones, fundamentalmente en la zona de Córdoba (faltan "manchitas" de presencia en la imagen de territorios ya conocidos y comprobados).