Eu senti de un guarda forestal que disera que viu un lince nas montanhas entre Leao, Asturias e Galicia, nos anos 80s. Ele disera que nao era gato montés, mais nao conhecia si fose lince ibérico o boreal.
O mais provável era que fosse um lince-ibérico da população que vivia no Norte da P. Ibérica. E os linces-ibéricos podem empreender longas jornadas. Veja-se o exemplo de Caribu, um lince ibérico macho que causou um embaraço em tanta gente, por vir até Portugal...
Em Montesinho, por exemplo, ainda há quem acredite que existam lá linces-ibéricos e o facto é que até não há muito tempo, existiam por lá vestígios de lince-ibérico, assim como na Sanabria. Acho complicado haver uma confusão com o boreal, neste caso...
Eu até gostaria de ser optimista com esse assunto, mas acho algo complicado.
Eu penso que podera existir a posibilidade pois mesmo acontece con o ibérico que agora descubriu en Montes de Toledo. E ainda mais sao moitos argumentos para acreditar que é posivel:
-O lince ibérico é dificil de olhar. Eu penso que en montanhas de Asturias, Leao o Galicia Oriental e ainda mais dificil.
-O ibérico mora en chanos como Donaña ou montanhas pequenas como Montes de Toledo, ainda asim e dificil olhar para el. Eses locais sao moito diferentes das montanhas do Norte que atinguen 2000 metros.
-O habitat do ibérico e "aberto", o monte mediterraneo, mesmo é "aberto" con matos, mais entre mato e mato nao ha vegetaçao nem grandes árvores.
As montanhas do Norte ten mais matos, mais "fechados" e áreas con árvores.
-As áreas do ibérico sao moito populadas, con grandes vilas, e moitas pesoas, mesmo fora de Doñana ha moitas vilas grandes, e grandes cidades como Sevilla, o Val do Guadalquivir e área moito poboada dende TARTESSOS.
-As áreas das montanhas do Noroeste sao as áreas con escasa poboaçao, mesmo as cidades fican longe, nas costas, sao áreas onde nao ha tantas estradas, e as estradas nao ten moitos carros.
Se en territorios chanos ou baixa montanha con habitat de "aberto" de matos e q.ilex, con tanta poboaçao, e tan turisticas ja é moito dificil olhar para o lince.........Que podemos dizer das montanhas de 2000 metros, cheias de urzes e bosques eurosiberianos, onde nao fica ninguen? Si é dificil olhar para o lince nos matos mediterraneos e devesas de q.ilex, mesmo con áreas con grandes vilas e estradas, ainda mais nas grandes montanhas "fechadas", sem estradas e onde nao fica ninguen.
Acredito e preciso una grande investigaçao para dizer sem duvida nenhuma que nao ha linces no Noroeste.
Eu respeito a tua opinião, mas acho muito improvável haver linces-boreais, actualmente, na P. Ibérica.
Claro que não é impossível, mas as probabilidades são muito baixas.
Dando um exemplo de Portugal, olhando para a Serra da Estrela, seria fácil pensar que daria um bom lugar para o lobo-ibérico, mas nem existe 1 alcateia conhecida nesta serra, tanto quanto saiba ( quem me dera estar enganado).
Na Serra da Gardunha, mesmo ao lado, ainda existem, mas não na Serra da Estrela.
No Gerês, seria fácil pensar em ursos e em tetrazes... Mas nem um, nem o outro, me parecem presentes... Muito provavelmente os ursos passam por Montesinho ( segundo Ramón Grande del Brío), mas não se conhecem lá populações estáveis ou fixas. Claro que pelo facto de ser território de passagem, já tem muita importância, mas nem isso tem sido reinvidicado cientificamente para a P. Ibérica, relativamente ao lince-boreal.
Nos Pirinéus não existem provas genéticas de linces-boreais.
Mas certamente não me oponho a pesquisas desse tipo...
Eu até admiro quem tem essas decisões de investigar casos de baixa probabilidade de ocorrência. Isso exige muita paciência.
Bom, mas de uma forma ou outra, o lince-boreal teria que ser reintroduzido.