Lobo Ibérico

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto

Sim Duero, o centro de recuperação do lince do Algarve foi uma imposição da UE, como contrapartida pela construção da Barragem do Odelouca, a qual inundará uma área que até há pouco tempo atrás terá servido de habitat para esta espécie. O vale do Odelouca é uma zona com uma densidade populacional baixíssima, e seria um excelente local para trabalhar na recuperação desta espécie. Em Portugal nunca houve vontade e iniciativa política em relação à reintrodução do lince-ibérico.
 


Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Acho que ainda não vi este artigo por aqui:

Grupo Lobo - Preservar uma espécie em vias de extinção

Sobre este animal recaem mitos ancestrais temores e histórias predatórias, de noites de ataques sorrateiros aos rebanhos, de uivos invernais. É mesmo visto, por vezes, como «demoníaco». Ainda assim, o lobo constitui uma espécie que, se não for preservada, corre o risco de caminhar para a extinção, não só no mundo como também em Portugal, onde existem apenas cerca de 300 indivíduos. O Grupo Lobo é uma associação criada para «trabalhar este animal», promovendo medidas de preservação da espécie que atenuem o conflito 'Homem-Lobo' e que «garante as condições do ecossistema onde o animal vive», como nos conta o presidente da instituição, Francisco Petrucci-Fonseca.

Ana Clara | sexta-feira, 6 de Agosto de 2010

O Grupo Lobo nasceu em 1985 na sequência da «vontade colectiva» de um conjunto de pessoas que «estavam preocupadas com a situação do lobo» no país.

«Nessa medida, desde então trabalhamos, em conjunto, o lobo ibérico (Canis lupus signatus) como é conhecido em Portugal», afirma Petrucci-Fonseca, presidente do Grupo.

Com cerca de 1300 sócios, esta organização não governamental (ONG) realiza o seu trabalho com o apoio de particulares e instituições públicas ou privadas, como é o caso dos sócios do Grupo Lobo, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Fundação Bernd Thies (Suíça).

O presidente do Grupo refere que actualmente a distribuição do lobo em Portugal abrange a zona Norte (serra Amarela, Parque Nacional da Peneda-Gerês, Chaves, Marão, Valpaços, Parque Natural de Montesinho e que vai até Miranda do Douro).

A sul da linha do rio Douro existe também um núcleo, mais reduzido, de 25 a 30 animais, que se passeia desde a Serra da Arada, entre o distrito de Aveiro e de Viseu e que abrange ainda as zonas de Cinfães e Trancoso.

«De vez em quando surgem alguns indivíduos na zona fronteiriça do Sabugal, que podem estar a migrar da região do sul do Douro ou que chegam da parte espanhola», informa, lembrando que este é um grupo que «está isolado da restante população lupina ibérica».


Sobre as condições existentes nestas regiões para a sobrevivência do animal, Francisco Petrucci-Fonseca adianta: «a zona fronteiriça no norte do país tem bons índices, não só em relação à qualidade do ar como no que respeita a condições de habitat para albergar a população lupina». Estas condições dizem respeito a áreas sossegadas, floresta nativa que pode albergar populações das presas silvestres do lobo (como o corço, o javali e o veado).

Com uma população total de 300 indivíduos - 250 no norte fronteiriço e a restante isolada mais a sul - um dos principais problemas advém dos prejuízos causados pelo lobo aos pastores e populações do Interior. Apesar de os processos não serem tão céleres quanto se deseja, de acordo com a lei, o Estado assegura sempre o pagamento dos estragos causados.

«Essa é uma das áreas de intervenção do nosso Grupo, desde acções de divulgação junto das escolas e populações bem como investigação científica», realça o presidente do Grupo Lobo. Com a população escolar, o Grupo faz sessões de divulgação, há ainda uma exposição itinerante e está a ser finalizado um pacote pedagógico centrado no lobo.

Centro de Recuperação
Há ainda o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, organismo que integra o Grupo Lobo, e que desenvolve acções de «divulgação ambiental bem como aplicação de medidas práticas de conservação».

Situado no concelho de Mafra, este Centro alberga dez lobos que não podem viver em liberdade, visto que já foram criados em cativeiro, conta Francisco.

«Se eles fossem libertados aproximavam-se das pessoas e seriam abatidos imediatamente. Aproveitamos estes animais não só para os recuperar, mas também para os dar a conhecer às pessoas e desmistificar a ideia negativa que as pessoas ainda têm sobre este animal», realça.

Recorde-se que, em Portugal, foi a partir da década de 70 do século passado que se verifica um decréscimo significativo quer do efectivo populacional quer da área de distribuição da espécie em Portugal, sobretudo na faixa litoral. Com a sucessiva diminuição registada até 1970, o problema da extinção foi-se agravando até aos dias de hoje.

Actualmente, a população lupina não se distribui de forma contínua, como já foi dito, mas a fragmentação das zonas onde o animal vive está também a levar ao seu desaparecimento.

Por essa razão, o presidente do Grupo Lobo diz que apesar de a população a norte do rio Douro estar estável, «a verdade é que a construção de diversas infra-estruturas - como estradas, parques eólicos, barragens, etc. - podem alterar a forma como o animal lida com esta mudança».

«Não sabemos o que pode acontecer com essa população. Se eles se habituarem a esta construção, isso será óptimo. Mas a regressão ou aumento na dimensão de área está condicionada por isso mesmo. O nosso trabalho também passa por isso, ajudar o lobo nesse trabalho».

Por fim, alerta: «o lobo é um animal que precisa ser compreendido e ajudado na relação com o ser humano. O nosso trabalho passa por isso. Queremos que tanto humanos como lobos possam viver em conjunto».
http://www.cafeportugal.net/pages/i...et/pages/dossier_artigo.aspx?id=2492&did=2492
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Grande foto:

20070418klpcnaecl_481.Ies.SCO.jpg
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
II Congresso Luso-Espanhol sobre o Lobo Ibérico (2005)

Este pdf tem alguns (pequenos) textos interessantes sobre os diferentes estudos que foram apresentados durante este congresso. Posteriormente podemos discutir algumas das conclusões.

http://www.loboiberico.com/loboiber...rgas/resumenes_congreso_luso-hispano_2005.pdf

Era bom é todos estes estudos estarem disponiveis on-line, mas parece que alguns cientistas portugueses preferem manter top-secret os seus artigos e trabalhos em vez de partilhar os seus conhecimentos e descobertas com toda a gente :(
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Dando uma vista de olhos num forum de caça, até fiquei mal disposto ao ler as opiniões de alguns caçadores portugueses sobre o lobo.

O tópico (com o título "Outra vez esta praga") começa com uma conversa sobre uma hipotética reintrodução de lobos na Serra da Cabreira. O velho mito dos ambientalistas que andam a soltar lobos pelas serras, continua vivo. Depois da queixa inicial, seguem-se as opiniões dos restantes caçadores:

Avaliem bem a situação e se eles causarem prejuízos, armadilhas com eles mas não digam nada a ninguém ( não devia ter dito isto).

tenham calma amigos afinal é mais uma espéçei que voçes ficam aí na vossa reserva quando em janeiro fizérem as batidas ás raposas talves eu digo talves ai os soçios da vossa reserva se enganam na cor das raposas que entrem nas portas o calado vence sempre amigos boa sorte e bons tiros.

É isso mesmo. Pela calada se faz muita coisa.
Ou melhor dito; há muita maneira de matar pulgas

Claro que também aparecem vários caçadores a defender os lobos. Mas ao ler estes comentários, até dá medo pensar que esta gente anda por aí com armas nas mãos :mad:

http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net/noticias-f22/outra-vez-esta-praga-t1983.htm
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Até a mim me dá medo ler estes comentários e mais sou caçador...:(:mad::angry:

Mas felizmente nesse fórum também à bons caçadores, atenção que bons caçadores não são os que matam muito são os que respeitam natureza.;)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Sim, explorei mais um pouco o forum em questão, e fiquei com ideia que muitos dos participantes têm preocupações iguais às que vemos aqui neste forum.

Mas aquele tópico em particular deixou-me mesmo incomodado. Pensava que hoje em dia os lobos já não despertavam este tipo de ódio, ou então só aos pastores (que são cada vez menos).

Qual é o problema daqueles caçadores? Que os lobos comam alguns coelhos ou corços? Não sabem que um local com predadores ajuda a manutenção de populações de presas mais saudáveis e fortes?
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Parece-me um mapa demasiado optimista para a situação actual.

Principalmente a mancha a cinzento claro "área de presença regular do lobo". Provavelmente uma boa parte desta área devia ser substituída por uma zona a tracejado (área de presença irregular do lobo), nomeadamente a zona entre a Guarda e a fronteira espanhola.


Curiosamente a zona tracejada a sul do Douro é exactamente a área onde neste momento já existem corços, e a tal área à direita da Guarda (a cinzento) é a zona onde ainda não deve ocorrer esta espécie. Parece que os lobos e os corços andam desencontrados a sul do Douro :lol:. É uma sorte para os corços e um azar para os lobos :lol:
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Parece-me um mapa demasiado optimista para a situação actual.

Principalmente a mancha a cinzento claro "área de presença regular do lobo". Provavelmente uma boa parte desta área devia ser substituída por uma zona a tracejado (área de presença irregular do lobo), nomeadamente a zona entre a Guarda e a fronteira espanhola.


Curiosamente a zona tracejada a sul do Douro é exactamente a área onde neste momento já existem corços, e a tal área à direita da Guarda (a cinzento) é a zona onde ainda não deve ocorrer esta espécie. Parece que os lobos e os corços andam desencontrados a sul do Douro :lol:. É uma sorte para os corços e um azar para os lobos :lol:


Pelo que sei ocorreu no ano passado ( se é que não foi já este ano) um ataque de lobo a um rebanho de ovelhas na zona da Serra das Mesas, concelho do Sabugal.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Acredito que sim, mas pelo que se sabe essa presença é neste momento irregular. Não me parece que existam alcateias estáveis na zona, mas sim um ou outro lobo que possa passar por lá ocasionalmente.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
^^

Sim, explorei mais um pouco o forum em questão, e fiquei com ideia que muitos dos participantes têm preocupações iguais às que vemos aqui neste forum.

Mas aquele tópico em particular deixou-me mesmo incomodado. Pensava que hoje em dia os lobos já não despertavam este tipo de ódio, ou então só aos pastores (que são cada vez menos).

Qual é o problema daqueles caçadores? Que os lobos comam alguns coelhos ou corços? Não sabem que um local com predadores ajuda a manutenção de populações de presas mais saudáveis e fortes?

Não sabem que um local com predadores ajuda a manutenção de populações de presas mais saudáveis e fortes?

Así es. El ciervo había desaparecido en Sanabria hacía décadas, pero en los 60s se reintrodujo de nuevo. Eran ciervos originarios del Sur de España, de Andalucía y reintroducidos en Sanabria, donde hay una gran población de lobos.

Hoy los ciervos cazados en Sanabria son mas grandes, fuertes y con mas puntos en su cornamenta que los ciervos cazados en la localidad de origen. Todo ello gracias al lobo, que realiza un gran trabajo de selección natural.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Pois é, muitos não devem saber.

Aí está uma acção importante que o ICNB ou grupos ambientais podiam fazer. Em vez de simplesmente dizerem aos caçadores que o lobo é importante para o equilíbrio ambiental e bla bla bla, deviam pegar em estudos concretos que provem a importância dos predadores naturais para a saúde das populações de espécies de caça.

Eles próprios querem caçar animais com melhores troféus (no caso da caça maior), e a qualidade desses troféus está muito ligada à saúde das populações. Como disseste, os veados da Sanabria são mais fortes e têm troféus (os chifres) mais invejáveis que os da Andaluzia.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
^^

Pois é, muitos não devem saber.

Aí está uma acção importante que o ICNB ou grupos ambientais podiam fazer. Em vez de simplesmente dizerem aos caçadores que o lobo é importante para o equilíbrio ambiental e bla bla bla, deviam pegar em estudos concretos que provem a importância dos predadores naturais para a saúde das populações de espécies de caça.

Eles próprios querem caçar animais com melhores troféus (no caso da caça maior), e a qualidade desses troféus está muito ligada à saúde das populações. Como disseste, os veados da Sanabria são mais fortes e têm troféus (os chifres) mais invejáveis que os da Andaluzia.

Também concordo, muitos caçadores ignoram o efeito positivo que os predadores naturais podem ter sobre as espécies cinegéticas...