Podem existir várias interpretações de mais quente e mais frio... Podemos falar de mínimas/máximas absolutas, médias de máximas ou mínimas, médias anuais...Dezembros mais frios ou mais quentes num certo ano ou num certo período de tempo... Ou Agostos ou Janeiros...
O IPMA, já há uns bons anos, publicou um artigo sobre os locais de Portugal continental com as temperaturas máximas médias mais altas nos meses de Junho, Julho e Agosto, no período 1960-1990.
Acho que para chegar a tais estimativas, utilizaram medições em abrigos meteorológicos, mas também interpolações.
Fizeram também uma análise exaustiva a diversos fatores locais e consequentemente conseguiram criar mapas com grande detalhe.
Penso que sobressaíram algumas regiões no Alto Douro, uma sei que fica perto de Cerejais. Uma outra, penso que fica na foz do Sabor.
Outra região, onde obtiveram valores muito altos, fica relativamente perto do Rio Tejo, mas bem no interior (não muito longe do Rosmaninhal).
A terceira região, onde obtiveram valores muito altos, mas já notoriamente abaixo das mencionadas acima, foi no Vale do Guadiana, a alguns kms a leste de Beja.
No entanto, é o Vale do Guadiana, a região mais extensa e contínua em Portugal que tem os verões muito quentes. Isto porque no Alto Douro e no Tejo interior, o contraste entre as zonas circundantes e os locais mais quentes, é muito maior (especialmente no Alto Douro).
Neste estudo, também publicaram uma versão com as mínimas (dos meses mais quentes para o período de 1960-1990).
Claro que novas descobertas, poderão contradizer de forma significativa ou confirmar satisfatoriamente o que foi publicado neste estudo, assim como até indicar outros locais como candidatos... Mas até agora, nada mais foi publicado sobre o tema, pelo menos de que eu tenha conhecimento.
Como o mapa apresenta estimativas, também para alguns locais com estações, deu para verificar que os valores apresentados, são realistas ou até ligeiramente abaixo (pelo menos nos casos, em que foi possível comparar).
Penso que o IPMA ainda tem esse estudo, mas para o obter é preciso pagar.
Qual o local mais quente em médias anuais, não sei, mas provavelmente o Tejo Interior e o Vale do Guadiana, devem ter os locais mais quentes...
Mas claro que se as ilhas forem incluídas na equação, a Madeira, deverá ter as maiores médias anuais.
Quanto aos locais mais frios, seria muito interessante, se alguém apresentasse algum estudo, mas penso que em termos de média anual, deverão ser muito provavelmente, os pontos mais altos (zonas mais altas da Serra da Estrela, da Serra de Montesinho, da Peneda-Gerês, etc...).
Se incluirmos as ilhas, não sei que ordem de temperaturas são registadas no alto do Pico dos Açores (a única zona em Portugal, classificada com Clima de Tundra, por Koppen-Geiger).
Mas que chove muito por lá, disso parece não haver dúvidas.