Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sempre ouvi falar em Terra Quente e Terra Fria, mas sinceramente nunca percebi bem isso. Tive sempre a ideia que em Trás os Montes faz sempre frio de inverno e calor de verão.

São regiões com microclimas bem distintos:
Terra Fria- Zonas altas e planálticas, expostas aos ventos de Nordeste e Leste, que tanto podem ser muito frios no inverno, como muito quentes no verão. Esta é a zona da castanha, da noz, do mirtilo e do centeio. É onde é dito o provérbio popular « nove meses de inverno, três de inferno». Claro que é exagerado este provérbio, mas espelha o rigor da região.
Terra Quente- Zonas baixas, abrigadas do vento, em que os solos xistosos absorvem o calor e irradiam-no para a atmosfera, fazendo com que a temperatura atinja valores «impensáveis» para esta região.
Nesta zona os invernos são muito mais suaves do que nas zonas altas ( o Pinhão registou (1961-1990) no mês mais frio do ano ( Janeiro) 8 graus positivos de média ( dia e noite) e nem sequer é de perto o local mais quente do vale do Douro. Por vezes o Vale do Douro tem «dias de verão» em pleno inverno.Esta é a zona da amêndoa, do figo, do vinho doce.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Terra Quente- Zonas baixas, abrigadas do vento, em que os solos xistosos absorvem o calor e irradiam-no para a atmosfera, fazendo com que a temperatura atinja valores «impensáveis» para esta região.
O recorde da Europa, foi registado em Riodades, no séc XIX, sendo de 50,5 graus registados à sombra. Curiosamente nem sequer é esta a região mais quente na região dos Vales do Douro, por exemplo a região de Alfândega da Fé é bem mais quente, mas não tem estação meteorológica. A zona das gravuras do Côa registaram uns não oficiais 52 graus.
Nesta zona os invernos são muito mais suaves do que nas zonas altas ( o Pinhão registou (1961-1990) no mês mais frio do ano ( Janeiro) 8 graus positivos de média ( dia e noite) e nem sequer é de perto o local mais quente do vale do Douro. Por vezes o Vale do Douro tem «dias de verão» em pleno inverno.Esta é a zona da amêndoa, do figo, do vinho doce.

Acreditas mesmo nessas temperaturas superiores a 50ºC? :eek:

São completamente impossiveis, só se forem ao sol... Por exemplo a temperatura mais alta registada num dos locais mais quente do planeta (Death Valley, California) foi de 53,9ºC. Essa é também a temperatura mais alta registada no planeta de forma fiável. É dificilíssimo ver temperaturas dessa ordem mesmo nos desertos do norte de África, imagina no vale do Douro. E se bem que de dia as máximas podem ser altas devido à baixa altitude e ao ser uma zona abrigada, isso proporciona ao mesmo tempo que as mínimas à noite sejam baixas devido à inversão térmica.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Acreditas mesmo nessas temperaturas superiores a 50ºC? :eek:

São completamente impossiveis, só se forem ao sol... Por exemplo a temperatura mais alta registada num dos locais mais quente do planeta (Death Valley, California) foi de 53,9ºC. Essa é também a temperatura mais alta registada no planeta de forma fiável. É dificilíssimo ver temperaturas dessa ordem mesmo nos desertos do norte de África, imagina no vale do Douro. E se bem que de dia as máximas podem ser altas devido à baixa altitude e ao ser uma zona abrigada, isso proporciona ao mesmo tempo que as mínimas à noite sejam baixas devido à inversão térmica.

Penso que, embora não tenha a certeza, oficialmente, a temperatura mais alta registada em todo o planeta foi algures na Líbia, por volta de 1990 e de 58,2 ºC.
A temperatura registada em Death Valley é a 2ª temperatura mais alta alguma vez registada no mundo inteiro oficialmente e a média das máximas do mês de Julho é de 46 ºC, salvo erro, de modo que essas temperaturas a rondar os 50 ºC no SO interior dos E.U.A. e ainda por cima em Death Valley, são vulgares.
Até sei que o Parque Natural de Death Valley (Vale da Morte, por alguma razão se chama) só abre até à Primavera para que ninguém morra durante a visita guiada. :lmao:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Penso que, embora não tenha a certeza, oficialmente, a temperatura mais alta registada em todo o planeta foi algures na Líbia, por volta de 1990 e de 58,2 ºC.
A temperatura registada em Death Valley é a 2ª temperatura mais alta alguma vez registada no mundo inteiro oficialmente e a média das máximas do mês de Julho é de 46 ºC, salvo erro, de modo que essas temperaturas a rondar os 50 ºC no SO interior dos E.U.A. e ainda por cima em Death Valley, são vulgares.
Até sei que o Parque Natural de Death Valley (Vale da Morte, por alguma razão se chama) só abre até à Primavera para que ninguém morra durante a visita guiada. :lmao:

Mas segundo a wikipédia que cita uma página filandesa, essa temperatura da Líbia (57,7ºC) não foi registada de maneira fiável.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Acreditas mesmo nessas temperaturas superiores a 50ºC? :eek:

São completamente impossiveis, só se forem ao sol... Por exemplo a temperatura mais alta registada num dos locais mais quente do planeta (Death Valley, California) foi de 53,9ºC. Essa é também a temperatura mais alta registada no planeta de forma fiável. É dificilíssimo ver temperaturas dessa ordem mesmo nos desertos do norte de África, imagina no vale do Douro. E se bem que de dia as máximas podem ser altas devido à baixa altitude e ao ser uma zona abrigada, isso proporciona ao mesmo tempo que as mínimas à noite sejam baixas devido à inversão térmica.

Acredito perfeitamente que jamais são impossíveis.
Ao sol no Vale do Douro atinge-se valores de 65 a 70 graus ou mais, nestas ocasiões.
O Vale da Morte, como já disse o
Daniel Vilão, tem médias de máximas de 46 (!) tem uma média de 38 a 39 graus para Julho ( isto entre mínima e máxima!), segundo a enciclopédia Petit Larousse e segundo o Instituto americano de Meteorologia.
Isto é um local bem mais quente do que fazes ideia.
O Vale do Douro tem todas as condições para ultrapassar os 50 graus o Vale do Tejo também ( no ponto que falei) e o Guadiana. Não vejo o que isto tem de estranho, quando as estações meteorológicas em Portugal estão espalhadas sem ter em conta os locais mais quentes e já registaram 47,4 na Amareleja.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Penso que, embora não tenha a certeza, oficialmente, a temperatura mais alta registada em todo o planeta foi algures na Líbia, por volta de 1990 e de 58,2 ºC.
A temperatura registada em Death Valley é a 2ª temperatura mais alta alguma vez registada no mundo inteiro oficialmente e a média das máximas do mês de Julho é de 46 ºC, salvo erro, de modo que essas temperaturas a rondar os 50 ºC no SO interior dos E.U.A. e ainda por cima em Death Valley, são vulgares.
Até sei que o Parque Natural de Death Valley (Vale da Morte, por alguma razão se chama) só abre até à Primavera para que ninguém morra durante a visita guiada. :lmao:

E esse local da Líbia tem uma média inferior no Verão, em relação às 3 zonas que falei. Os 58 graus são o registo que se tem, verdadeiro ou não, olhando para o Vale da Morte, percebe-se o potencial, que existe em certos sítios na Terra...
Eu acredito que quase ou mesmo 60 graus reais já foram atingidos em algum lugar no mundo.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Acredito perfeitamente que jamais são impossíveis.
Riodades tem um recorde medido à sombra, numa estação meteorológica de 50,5 graus à sombra. Este local nem sequer é o mais quente do vale do Douro...
Ao sol no Vale do Douro atinge-se valores de 65 a 70 graus ou mais, nestas ocasiões.
O Vale da Morte, como já disse o Manuel Vilão, tem médias de máximas de 46 (!) tem uma média de 38 a 39 graus para Julho ( isto entre mínima e máxima!), segundo a enciclopédia Petit Larousse e segundo o Instituto americano de Meteorologia.
Isto é um local bem mais quente do que fazes ideia.
O Vale do Douro tem todas as condições para ultrapassar os 50 graus ( porque já o fez e mais de uma vez), o Vale do Tejo também ( no ponto que falei) e o Guadiana também. Não vejo o que isto tem de estranho, quando as estações meteorológicas em Portugal estão espalhadas sem ter em conta os locais mais quentes e já registaram 50,5 em Riodades e 47,3 ou 48 na Amareleja ( isto último mais recente e fácil de lembrar).

O IM só reconhece os 47,3ºC da Amareleja em 01/08/2003 como a mais alta temperatura registada em Portugal, nunca sequer tinha ouvido falar de Riodades. A ser verdade esses valores, faria com que o vale do Douro fosse um dos locais mais quentes do planeta, a par com vários desertos espalhados pelo mundo. E sinceramente, custa-me a crer que no vale do Douro se registem temperaturas semelhantes às que se registam no vale da morte, onde a temperatura a 850 hPa é bem superior, a humidade é inferior, e fica localizado numa depressão com altitude de 86 m abaixo do nivel do mar.

Sabes-me dizer algo mais sobre esses 50,5ºC de Riodades?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

O IM só reconhece os 47,3ºC da Amareleja em 01/08/2003 como a mais alta temperatura registada em Portugal, nunca sequer tinha ouvido falar de Riodades. A ser verdade esses valores, faria com que o vale do Douro fosse um dos locais mais quentes do planeta, a par com vários desertos espalhados pelo mundo. E sinceramente, custa-me a crer que no vale do Douro se registem temperaturas semelhantes às que se registam no vale da morte, onde a temperatura a 850 hPa é bem superior, a humidade é inferior, e fica localizado numa depressão com altitude de 86 m abaixo do nivel do mar.

Sabes-me dizer algo mais sobre esses 50,5ºC de Riodades?

Mas onde eu disse que o Vale do Douro e o Vale da Morte eram semelhantes? Deves ter feito confusão.

Vou procurar notícias sobre esse registo em Riodades.
Cumps
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Mas onde eu disse que o Vale do Douro e o Vale da Morte eram semelhantes? Deves ter feito confusão.

Vou procurar notícias sobre esse registo em Riodades.
Cumps

Eu disse apenas que esses registos de que falas no vale do Douro se aproximam bastante do extremo absoluto do vale da morte, eu sei que o clima é completamente distinto.

http://www.dandantheweatherman.com/wortrivaug.html

Ver no dia 4 de Agosto de 1881

Poderá não ser do IM, mas foi o que se registou.

«50,5°C le 04/08/1881 à Los Riodades (Portugal) +50,0°C le 04/08/1881 à Séville (Espagne)». Em forums.infoclimat.fr/

Eu não lhe dou muita fiabilidade a esse registo, a ser verdade. Até me custa a acreditar que houvesse uma estação meteorológica numa pequena aldeia em 1881. Talvez tenha sido medido por uma estação não padrão.

O registo de Sevilha já foi desacreditado pelo INM de Espanha.

Já agora, uma vista geral de Riodades:
img1451gl3.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Eu disse apenas que esses registos de que falas no vale do Douro se aproximam bastante do extremo absoluto do vale da morte, eu sei que o clima é completamente distinto.



Eu não lhe dou muita fiabilidade a esse registo, a ser verdade. Até me custa a acreditar que houvesse uma estação meteorológica numa pequena aldeia em 1881. Talvez tenha sido medido por uma estação não padrão.

O registo de Sevilha já foi desacreditado pelo INM de Espanha.

Já agora, uma vista geral de Riodades:
img1451gl3.jpg

Posso também mais tarde colocar aqui um trabalho publicado pelo INM ( no «antigo» site) que fala sobre os locais mais quentes de Portugal, e pela média, dá para perceber perfeitamente, que esses mais de 50 graus são bem prováveis no nosso país.
Eu não sei quais são os máximos absolutos para o Vale da Morte. Mas sei que desde que tem estação meteorológica que já registou 56 ( +-, tou a dizer isto de cabeça). Sempre são alguns graus mais...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Tive a ver esse link ( http://www.rjb.csic.es/pdfs/Anales_4...4192314259f922)a ler o estudo e tem também algumas falhas, embora esteja melhor do que muita coisa que por vezes se vê):

Portugal continental não tem só um clima mediterrâneo do Tipo CsB mas também dp tipo CsA. Eu diria até que a maior parte do território está no CsA.
Não sabia que daquelas estações meteorológicas ( todas em Portugal continental) houvesse alguma que chegasse a 19 de média anual ( pois dizia lá que os valores de estação para estação, oscilaram entre os 13 e os 19 de média anual). Tendo em conta que nenhuma delas fica nas zonas mais quentes do país, fiquei confuso... Nas zonas mais quentes de Portugal continental a média anual andará nos 20 ou mais ( pouco mais) será? Ainda está por saber.